Os nossos amigos

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Pesca na Noruega

Boas a todos.

Para alguns não é novidade mas para outros que nem sabem quem sou é de certeza...



Fui mais um que tive que vir tentar uma vida melhor para fora do meu querido país. O destino foi Oslo, Noruega.

Já cá estou desde Abril deste ano, e desde essa data só tinha conseguido pescar numa "escapadela" que dei até Portugal para ir ver a família, e aproveitei não tanto para pescar, mas sim poder estar com um grande amigo, ele sabe quem é. Mas pronto, de Abril até agora tinha sido "só" essa pesca. E ponho só entre aspas porque não foi só além da pescaria que até foi boa, consegui sentir o nosso mar, levar com salpicos, o vento e acima de tudo estar com ele. O Filipe.

Foi nessa minha escapadela em Portugal, que resolvi trazer material de pesca, porque aqui os preços são um absurdo. Como vinha pescar para águas desconhecidas, lá andei a pesquisar na net, e então optei por adquirir material de spinning, tipo de pesca que nunca tinha praticado. Já tinha aqui o material comigo, mas o trabalho não me dava oportunidade de ir até ao mar. Até à pouco tempo que lá consegui ir, mais dois colegas do trabalho em que um deles só ia fazer companhia e o outro pouco percebe de pesca...

O destino da pesca é uma pequena peninsula, Bigdoy, que é relativamente perto de onde moro, 20 minutos de autocarro.
Cheguei lá e começo andar pelas rochas/praia e lá escolho o local onde íamos começar e depois iamos andando a experimentar os pesqueiros.  Começo a montar o material, e para amostra de estreia, quer neste tipo de pesca, quer da cana, Shimano Nasci 9'' MH, escolhi uma amostra que comprei por aqui, da Kinetic, Magic Minnow Maxi Gobi.
E começam os lançamentos, lançar para aqui, lançar para ali. Neste dia estava convencido da grade pois era a minha estreia no mundo dos plásticos, mas de tanto já ter lido sobre este tipo de pesca, e também por falar com o Filipe sobre spinning já tinha umas noções. Então começo a tentar perceber como trabalhava a amostra, qual a velocidade melhor para recolher, etc.

Num dos lançamentos, lá vou eu a recolher lentamente, e sempre a lembrar-me do que sabia, e uma das coisas que me ficou na memória, de alguns relatos que li de pescas ao robalo, é que devemos trabalhar a amostra sempre até ao final porque por vezes estão bem perto, e assim foi. Nos últimos 4 metros uma truta do mar ataca a amostra. Faço a ferragem, mas vejo logo que era peixe pequeno, e tiro-a facilmente para fora. Era pequena sim, mas deu-me uma alegria enorme, por vários factores. Estava feita a minha estreia no spinning. Já tinha estreado a cana, não era grade. E acima de tudo senti que podia manter o bichinho da pesca activo neste país longincuo.
Lá continuou a pesca, lançamento atrás de lançamento. E por muitas vezes nesta pesca pensei nos meus amigos de pesca, e um em especial. Pensava muitas vezes ai se ele estivesse aqui. Ou melhor ai se estivéssemos numa praia a olhar para os starlights, a beber um cafézinho e a por a conversa em dia. Mas o destino assim o quis e por agora aqui vou ficar, mas amigos destes ficam para sempre.
Voltando à pesca, já tinha corrido muitos pesqueiros e nem mais um toque. Foi então que resolvo começar a andar para trás para uma pedra que tinha visto quando tinha chegado mas para lá chegar tinha que molhar os pés, mas como a maré já tinha vazado um pouco fui tentar e lá conseguimos ir para a pedra que era bem mais avançada do que o resto dos pesqueiros que tinha passado. O sol já se começava a pôr e eu sempre a lançar. Até que pimba, toque e ferro, já era maiorzinho mas não sabia o que era, pois deu luta ao inicio e depois vinha a nadar lateralmente enquanto recolhia. Ainda pensei, querem ver que tive a sorte de ferrar um robalo, pois durante os meses de Agosto e Setembro eles andam por cá. Mas não era, era sim uma cavala já grandinha que não resistiu à MaxiGobi. Olhei para todo contente e disse-lhe hoje és o meu jantar. E assim foi.
Entretanto o meu colega que ia só fazer companhia começa a apanhar uns burriés para o petisco que serviu para acompanhar a cavala.
Pelo meio da pescaria ainda experimentei outras amostras, uma delas que trouxe de Portugal, a blackminnow tamanho 120 12gr. Trabalha bem a amostra muito realista, mas não deu nenhum peixinho.
Com o sol já quase escondido atrás do horizonte dei o dia por terminado. Soube bem. Foi bom voltar a pescar. Mas sabem? Não é a mesma coisa...

Até breve.
Abraços




Material:
Cana: Shimano Nasci 9'' MH
Carreto: Shimano Nexave 4000FC
Linha: PowerPro 0.19 vermelha
Terminal: Sufix 100% 0.40
Amostras: Kinetic MaxiGobi 18gr, More Silda22gr, BlackMinow 120 12gr


Guilherme ( Guilhas)

10 comentários:

Anónimo disse...

Grande Guilherme, tás feito um Viking. Cavalinha, bem bom, tens de estudar melhor isso porque ainda tiras uns peixinhos á antiga, os gajos aí pescam assim para não sujar as mãos eheheh.

Um abraço
João (1)

Os Pescas disse...

Boas Guilherme!!
Eláhh.. Agora é que ninguem te para ao spinning! Grande Campeão! As fotos estão um espetáculo! Um grande abraço e tudo a correr da melhor forma possível! :D

Miguel Candeias

Guilhas disse...

Então João está tudo bem?
Sim ainda tenho muito que aprender das pescas aqui. Mas para a primeira pesca foi muito bom não ter sido grade.
Grande abraço

Guilhas disse...

Boas Miguel. Estás bom?
A pesca foi fraquinha de peixe mas muito gratificante pela sensação.
Obrigado pela força.

Grande Abraço
Guilherme

Os Pescas disse...

Meu grande amigo, nem sei te dizer o orgulho que tenho em te ter aqui... Estou sempre contigo e a torcer por ti. Continua a fazer o que te apaixona, vai te dar forças para seguir em frente. Um abraço de alguém que sente muito a tua falta.
Filipe.

Os Pescas disse...

Vai daqui um abraço, tudo a correr pelo melhor.

O local é qualquer coisa de muito fixe, belas fotos.

Fica bem

Nuno

Os Pescas disse...


Grande Guilherme..:-) Desejo-te a maior das felicidades amigo e já viste como é fácil passar do surfcasting para o spinning...hahahahaha..Um grande abraço e até breve meu amigo

Luís Malabar

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

Boas Guilherme

Já que por aí andas dedica-te aos bacalhaus :)

Que tudo te corra pelo melhor por aí...

Um abraço

Pedro PJPescador disse...

Benvindo ao mundo do plastico...que seja o 1 de mts e bons exemplares!
Espero que esteja td a correr bem.
Um abraco
Pedro PJPescador

Don form disse...

Boa tarde,
Tenho um aluno que é pescador e que anda à procura de trabalho ai na noruega, mas não sabe endereços das empresas para poder enviar cartas/curriculos.
Não sei se também conheces por ai isso, mas morando ai não deve ser dificil de encontrar... Poderias deixar ai alguns endereços de empresas de pesca de alto mar ai da noruega?
Ou então podes enviar directamente email para formdon@gmail.com
Tks e continuação de boas pescarias