Os nossos amigos

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

( Trolling ) UM MONSTRO OCEANICO......


Boas Pessoal….




Para variar, lá fomos nós uma vez mais aos Pungos e talvez dar com algum Pargo ou Mero nos mares de Angola….
Já algum tempo atrás, numa das minhas conversas com o Filipe, ele disse-me que gostava de ver um Pungo mesmo gigante, daqueles que apenas surge nos nossos sonhos…:-) ao que eu lhe respondi, que provavelmente seria muito difícil mas não impossível, pois devido à quantidade de arrastões e autênticos massacres feitos durante muitos anos seguidos pelos pescadores desta zona onde moramos, a quantidade de pescado grande e mais concretamente os fundos, impossibilitariam tal captura vir acontecer….pelo menos foi o que eu pensava!!!

O mais triste, é que as leis não se aplicam neste país, deixando os arrastões destruírem o fundo do mar a seu belo prazer.
Agora já sei porque é que é tão difícil encontrar um bocado de pedra no fundo, mesmo a 20 milhas da costa, pois como a pedra é de calcário, assim que eles começam arrastar, facilmente destroem qualquer tipo de formação rochosa que exista, tornando o fundo do mar liso…..e a sonda não engana….LISO como se de um fundo de areia fosse!!!!...enfim uma tristeza. Mesmo assim, acredito que ainda existam muitas prateleiras que aos olhos da sonda nos pareça que não existe vida alguma naquele fundo. Com o tempo, tenho a certeza que vamos conseguir desvendar alguns mistérios deste mar e tirar algumas elações deste fundo…:-)

Mas voltando à pesca..:-) Como não podia deixar de ser, lá fui eu, o Pedro, e o pai do Pedro o Sr. Luís..:-) em busca deles, carregados de esperança e boa disposição..hahaha.
A época deles está mesmo o terminar, o que por um lado nos deixa tristes, mas ao mesmo tempo, com o fim deles, chega a ânsia dos pelágicos e do verão Angolano…:-) com o seu pôr-do-sol simplesmente magnífico e deslumbrante…:-)

Chegando ao pesqueiro, colocámos as 6 canas, sendo que duas delas vão  nas nossas mãos, nas minhas e nas do Pedro..:-) não há nada como ter a cana na mão e sentir aquele primeiro embate de um Pungo ou Pargo..hahaha….até parece que o nosso coração pára por breves momentos…hahaha…ainda por cima, porque eu estava ao Trolling com a minha nova cana de jigging e o meu saltiga 6500 expedition..hahaha….posso dizer que rezei N vezes para ouvir o meu saltiga a gritar..hahaha.
Foi passado 20 minutos que  uma das outra 4 canas verga fazendo disparar o drag!!!......ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…..Lindo peixe..hehehe…eu coloquei a minha cana no caneiro e agarrei de imediato na cana do peixe, pronto para o combate….entretanto o Pedro e o Sr. Luís retiraram as outras amostras dentro de água, e quando terminaram, já eu tinha o peixe por debaixo do barco, pronto para subir…10 a 15 minutos e o primeiro pungo a subir a bordo..hehehe..um já cá canta, e pelos nosso cálculos, peixe para 30 quilos..:-)….amostras outra vez para dentro de água depois das comemorações e vai de dar a volta para passarmos no mesmo sitio, e assim que voltámos a passar num dos picos que marcava na zona, uma vez mais um dos drag dispara….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….zZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….desta vez era o Sr. Luís a tirar o peixe..:-) eu e o Pedro a tirar o resto das amostras dentro de água enquanto o Sr. Luís combatia o Pungo..:-)

Parecia irmão gémeo do primeiro..hahaha…e em menos de nada, estava o 2 Pungo a bordo..hehehe..dois já cá cantam, a festa continuava e reinava, pois mesmo que não apanhássemos mais nada, a pesca estava feita, com dois belos troféus…:-)
Mas como não há duas sem três..hahahaha..o melhor estava guardado para o fim, quando passado meia hora, com a amostra do Pedro a bater no topo de um dos picos, sem nada que o fizesse prever, a cana que ele tinha nas mãos, vergou de uma maneira violenta fazendo disparar à velocidade da luz o drag….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
ZZZZZZ
ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..este não paráva!!!!!ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzz…rapidamente o Pedro via a linha do seu carreto a desaparecer enquanto eu e o Luís  tirávamos o resto das amostras dentro de água.

O Pedro ainda apertou mais o drag, mas ele não podia apertar muito mais com o peixe do que estava,  pois além da cana dele ser normal e estar no limite, a linha também não dava para mais..hahaha…Isto só podia ser um Pargo daqueles, mas se fosse um Pungo, tinha que ser um grande exemplar!!!..o peixe simplesmente não se rendia, nem cedia por nada….
Foi ao fim de mais de meia hora que ele começou a ceder, mas tal eram as cabeçadas que o Pedro quase perdia o equilíbrio, pois de um momento para o outro, estava em tensão, como no momento a seguir, vinha para trás, como se o peixe se tivesse soltado..hahahaha…mas não, estava lá e bem ferrado!!!!..:-) o tempo foi passando e o nervosismo instaurava-se no barco, pois só ao fim de 50 minutos é que ele começou a vir ao de cimo, o Pedro sempre com muito cuidado para nada correr mal, e nós à espera para lhe dar-mos com o bicheiro…ahahahaha.

Foi quando vislumbrámos pela primeira vez o peixe!!!!!..era um Pungo gigante, um monstro autentico!!!..assim que chegou à tona de água deu duas sapatadas que nos molhou a todos..hahahaha…que potencia meus amigos, este seria sem sombra de duvida um peixe de uma vida!!!...só visto!!!.
Ainda demorou mais 10 minutos até voltar ao de cima de água, e nós sem perdermos tempo, fisgamo-lo com o bicheiro e aguentámos o seu peso, pois seria preciso dois ou mais para o tirar da água…hahahaha. O pedro pousou de imediato a cana para nos ajudar, e foi com a ajuda dos 3 que o conseguimos puxar para dentro do barco!!!...Ufaaa….hehehehe…grande festa e grande trabalho do Pedro com o peixe, pois teve a calma e seriedade para finalizar a captura. Para ele os meus parabéns, pois bem merece pela dedicação que tem tido aos pungos…:-)


A pesca estava feita, porque depois disto não se pode pedir mais ao mar…:-)
Estava na altura de voltar para trás e tentar pesar este Sr. Pungo finalizando com as já habituais comemorações…:-)

Meu grande amigo Filipe, hoje posso te mostrar o exemplar que tu me falaste e que querias ver, peixe este que foi pesado, mas que acabou por avariar a balança..hahaha…de qualquer forma, não vou falar de pesos, mas podem ter uma noção deste peixe comparando com os outros dois belos peixes, mas que ao lado deste parecem rabetas..hahahaha
E foi assim que correu o nosso dia de pesca..:-) pode ser que no próximo inverno sejamos capazes e tenhamos a sorte de ultrapassar esta fasquia que ficou como um marco para qualquer pescador desta zona…hehehehe.

                    Um grande abraço para todos e até breve..:-)

                                          Luís Malabar

29 comentários:

Cláudio Morais disse...

:O :O :O

Daaaaaasssss, que grande besta :O

Muitos parabéns, não consigo imaginar a luta que essa besta deu...! Imagina se não houvessem arrastões, como estariam essas águas carregadas de dinossauros...!

Abraço!

João Santana disse...

Esses peixes africanos, são monstros, não são peixes, eheheheheh, certamente que pesa mais do que eu esse peixe, e eu não sou pequeno,eheheheh, força ai Luís nessas pescas de peso pesado, abraço.

Unknown disse...

grande monstro , quanto pesava ?

Unknown disse...

ganda bicho quanto pesava ?

Os Pescas disse...

Amigo, belo exemplar. Já me estou a ver borda fora agarrado a um bicho desses. Estou certo que pesa mais que eu, ehehehe.

Realmente é uma pena as gentes locais não saberem preservar a bela maravilha que tem ao seu dispor, fazer o quê?

Vai daqui um grande abraço amigo.

Nuno

Entrespots disse...

Imagino a adrenalina Luis,deve dar um pica brutal, parabéns por o trex trex pungosauro, abraço amigo

Armando Sousa disse...

Grande Luis,

Vocês apanharam o comboio para Luanda...ca ganda bichooooo!!!!!

O relato está uma delicia mas tenho a certeza que não não é possivel imaginar o que isso foi, esse peixe devia realmente ser como um comboio, é preciso ter pinta e saber para lidar com um peixe desses...muita adrenalina e muita diversão!!!

Um grande abraço.

André Matos disse...

Só uma duvida um pungo é o mesmo que uma corvina ? Oo Grande bicho mesmo , record de elevada fasquia

Dani disse...

vá la vai amigo Luis,
isso é um mutante do oceano.. ehehe
força ai nessas pescas de peso pesado.. :)

um grande abraço

Francisco Belo disse...

Que peixes fantabulásticos Luis...
Por muito que se tente imaginar, só estando a bordo com voçês se consegue sentir a força e o tamanho de um animal desses.
Abraço

José Cunha disse...

Mais tarde ou mais relatavas a captura dum “monstro”, cá está ela!!!
Imagino a adrenalina e a ansiedade…simplesmente brutal. :)

Forte abraço.

Os Pescas disse...



Boas Morais..:-) Obrigado amigo, dou pessoalmente ao Pedro, tal como já lhos dei na altura, pois ele teve a habilidade e a calma para o tirar, principalmente porque o material que ele tinha, era o mais leve que estava no barco...hahaha. Se os arrastões não tivessem feito estes estragos todos, nem quero pensar!!!..hahaha.

Um grande abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Boas João..:-) É sem sombra de duvida um monstro amigo, mas espero no próximo Inverno conseguirmos bater este novo record..:-)Acho que vai ser quase impossível pois pensava que já não existiam peixes deste porte!!.
Um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Pedro, o peso certo nunca vamos saber ao certo, pois a balança berrou...hahaha. De qualquer forma um dos dois mais pequenos pesou 31 ou 30 se bem me lembro. Acho que já dá para ter uma ideia..:-)

Um abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Nuno, obrigado amigo, e é realmente triste a destruição que fizeram aqui!.
Para teres uma noção, disseram-me que quando havia pedra, os capatões eram aos pontapés, sem contar com os outros peixe!!..agora olha!!

Um grande abraço amigo

Luís malabar

Os Pescas disse...


Boas Filipe, obrigado amigo, e fico feliz por gostares..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Armando, obrigado amigo e espero dentro em breve começar a mostrar-vos filmagens sobre a pesca aqui..:-)

Um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas André, o Pungo e a corvina são da mesma família, só que o Pungo atinge os 120 quilos, ao contrário da nossa corvina que só atinge no máximo 70 quilos, se não estou em erro..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Daniel..:-) Obrigado amigo por gostares..:-)

Um abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Francisco..:-) Tens razão amigo, por melhor que eu tente descrever o que se passa no momento de pesca, nunca será o mesmo que estar lá.
Mas dentro em breve, espero eu, vão poder ver as filmagens..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas José..:-) Obrigado amigo e apesar de este peixe ser um monstro, todos os outros peixes deram um gozo enorme capturar..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Manuel Oliveira disse...

Boas Luís,
Que belo peixe, que maneira mais espectacular de acabar a época com um ET, desses...:)
Isso quase dá para entrar duas pernas nossas pelo peixe a dentro! :)
Agora venham as novas espécies que trazem novas e fortes emoções...:)

Forte Abraço dos Algarves

Os Pescas disse...


Boas Manuel.:-)..hahaha..é verdade amigo. Agora que os Pungos acabaram, venham os próximos..hehehehe.

Um grande abração

Luís Malabar

Inácio disse...

Boas amigo Malabar ;)

Epah, isso é sempre a subir a parada??? Qualquer dia ainda aparecem aqui com uma foto de uma baleia!eheh
Os meus sinceros parabéns a todos!Magnifico exemplar!

Grande Abraço!

Os Pescas disse...

Boas Luisinhoo :-D !!
Que grande monstro que vocês foram engatar... Parabéns por mais um relato fantástico!
Agora é sempre a subir a parada... Hehehe!

Um grande Abraço Amigo

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Isso é uma rabeta aí da zona, nada de mais, agora quero um peixe à homem e rápido. lololol
Parabéns aos dois, pelas capturas que fazem. É delicioso ver...
Filipe.

Os Pescas disse...


Boas Inácio..:-) já pensei nisso..hahahaha...mas acho melhor não..hehehe
Obrigado amigo e um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Miguelito..hehehehe..obrigado amigo, prometo que o próximo vai ter uma tonelada..hahahaha.

Um abração

Luís malabar

Os Pescas disse...


Boas grande Filipe..:-) como eu gostava que estes fossem os mais pequenos..hahahaha.
Ainda bem que gosta mano..:-)

Aquele abraço

Luís malabar