Os nossos amigos

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

( Trolling/Chumbadinha) Eficácia quebrada em dia de bons exemplares

Boas,

Mais uma aventura a bordo do Scookie. Mais uma madrugada perdida, mais uma pescaria para partilhar...



A semana teimava em não passar e se havia semana em que precisava de ir ao mar era esta. Cansado, saturado, o esforço acumulado de meses seguidos sem parar têm me deixado de rastos fisicamente. Sei que devia ter ficado a dormir, sei que tenho que descansar, mas enfim, ou vou no dia que tenho folga, ou simplesmente, não vou.

Por enquanto vou conseguindo ir... Mesmo sendo menos do que eu gostaria, mas a vida acarreta um sem fim de responsabilidades que têm que estar a frente até da pesca...

Eram 4.20 da manhã quando me tocou o despertador, e a fome do mar era tanta, que dei um salto da cama. Antes das 5 já estava a beber café na bomba como de costume, e ainda ao nascer do dia, entrámos na água, e preparámos a primeira parte desta pescaria... O trolling matinal à procura de algum robalo ou corvina que andam pela zona.

E foi assim que se perdeu uma pescaria fenomenal que veio quebrar uma  eficácia tremenda que existe neste tipo de pesca, aquando da ferragem dos exemplares. Mas a pesca é feita de momentos assim, de dias bons e dias menos bons... E mesmo assim... Bem vamos ao relato em si...

Chegámos ao pesqueiro bem cedo como referi, e bem cedo demos com elas... Primeiro percurso, amostras na água, cores garridas, e assim que a amostra chegou lá abaixo... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, PTUM PTUM, ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ PTUM PTUM..." Filipe grandaaaaaaaaaaaaa peixe" ... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, PTUM PTUM, e................. PUFFFFFFFFFFFF... Batalha perdida... Linha cortada... venceu o peixe! É uma frustração meus amigos... Mas só de estar a ver aquilo o sangue ferve, a adrenalina dispara. Lindo, perdes o peixe, questionas tudo, o que podes ter feito mal, se o snap cedeu, se o nó estava mal dado, se não deste drague... Mas não foi o caso, apenas acontece, e o mais engraçado é que a gente não esquece, lol.

Bem, mas tentei fazer ver ao Palmeta que tínhamos que continuar e assim o fizemos, voltámos atrás e novamente no percurso ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, desta na minha cana. Agarrei nela, senti-lhe o peso, e embora fosse uma corvina jeitosa, digo-vos que foi a que menos luta me deu o ano todo... Em dois minutos tinha o peixe ao pé de mim, e quem pesca comigo sabe que sou muito calmo e dou tempo ao peixe para se cansar. Mas esta nadou direito ao barco e quando deu a arrancada foi demasiado fraca para um peixe de porte. Enfim... lol, eu prefiro que me dêm mais pica. É para isso que lá estou, aqueles minutos são o melhor que trago da pesca. Sentir aquelas arrancadas é delicioso.

Bem, peixe no barco, enfim... Com 5 minutos de pesca estava desgradado... Nada mau.

Tornámos ao início e à 3 passagem, 3 arranque.................. ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, cana na mão, peixe ferrado, cabeçadas atrás de cabeçadas, ZZZZZZZZZZZZZZZZ´S e linha enleadas, peixe perdido... Que frustração!

Não vale a pena perder a calma... Torna a meter tudo certinho, canas au point, e recomeçar... Nova passagem, e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, mas que espectáculo... mais uma arrancada, peixe trabalhado mas perto do barco, quando chegou junto a nós, embora sem nunca a ver, já eu estava de xalavar na mão, vejo a cana a levar um safanão e PUFFFFFFFFFFFFFF. Isto não está fácil, era o que eu pensava a olhar para o Palma e ele incrédulo... Bem, mas faz parte. É horrívellllllll, é chato, é decepcionante, mas são estes dias que nos fazem querer lá voltar e dar a volta ao livro... Mudar o que correu mal...



O dia nasceu, o sol já ia alto, e com ele a actividade baixou, mas tínhamos na ideia fazer mais uma horita até ao virar da maré e fomos ficando... Pelo meio 2 amostras perdidas pelo Palmeta, muitas prendidas por mim, mas sempre safas lá com as voltas que ele tão bem sabe dar... E mais uma ou outra cabeçada que nos pareceu ser de peixe.

Já perto da hora que tínhamos marcado para ir embora eis que a sonda marcou uns peixtios, estava eu ao volante e até comentei com ele que estava a marcar peixe numa zona onde raramente se apanha alguma coisa... E de repente ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, bela arrancada, e olho para a cana dele, e com aquelas cabeçadas vigorosas, sempre para baixo, vi logo ser uma corvina, e depois o seu correr forte e bruto mais me deu a certeza. Fui dizendo ao Palma para ter calma e para trabalhar o peixe até porque estava a correr mal em termos de capturas, num dia em que em termos de toques a coisa estava divinal... E a corvina do Palma ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, ele com calma e tranquilidade fez tudo bem e lá trouxemos outra corvina jeitosa ao barco, que nos alegrou e que ele já merecia...

A hora estava a chegar e tentámos ainda mais um bom bocado, mas acabámos por não sentir mais nada e fomos andando para a pesca que tínhamos marcado...



Na realidade, a nossa ideia era mais ir fazer uma pesca ao fundo, para entreter e aproveitar um tipo de pesca que fazemos meia dúzia de vezes ao ano, visto que andamos mais dedicados a outros tipos de pescas.

A ideia era pois ir fazer uma chumbadinha...

Mas tal como falámos o dia não estava propício. Algum vento, e muito mar, tudo o que a Dourada não gosta, restava sonhar com algum sargote.

Fomos direito ao local, de forma a poder fundear e preparar a pesca com calma... Assim o fizemos e a grande dificuldade acabou por ser a direcção do vento que não nos deixava fundear em paz. Tal como todos os barcos da zona, a coisa estava muito difícil pois o barco rodava constantemente para a esquerda e para a direita, e assim as linhas folgavam e nós nem dávamos por isso... Os caranguejos eram engolidos e os parvos a olhar para o nada. Um desepero. Os barcos da zona levantavam ferro e iam indo um a um embora, tal era a dificuldade que se via em todos de o barco parar... Cana na mão não era solução pois elas parece que têm radar, e nem tocam.

Entretanto o Palmeta fez o óó da ordem, lol, e enquanto eu olhava impávido e sereno para as canas, ele descansou um pouco. Fui apanhando uns charrocos e alcorrazes... e lá dei com 2 sargotes de palmo. Maravilha.

As condições eram muito díficeis e a tarde trouxe muito mais vento, e muito mais mar, e tivemos mesmo que nos proteger mais próximo de terra, procurando algum ( pouco) abrigo... Era isso ou ir embora. Ele chegou a falar nisso, eu embora tivesse tal como ele cansado e cheio de dores de cabeça quis ficar mais umas horas. Nunca se sabe... A pesca pode fazer-se em minutos.

Bem, lá acordámos insistir, e fomos tentando de todas as maneiras sentir o peixe, o que não era nada fácil, e obrigava a constantemente ir bobinando esperando que durante os segundos em que a linha ficava direita que algo batesse...



E foi batendo, peixe miúdo, alcorrazes e sargos, robalotes sem medida, e claro o belo do tamboril do Tejo...






Enquanto isto fomos marfando tudo o que havia na geleira, lol, sandes, sumos, donuts, chocolates, pipas, e até uns runs bem fresquinhos com granizado, lol. O Palma apagou entretanto, quem sabe se não foi do vento ;)... Mas quando acordou, lol, foi o grande Palmeta, lol, e fisgou dois sargões, um deles um monstro. Dois peixes enormes, um acima de quilo e outro que pesou quase dois quilos, um peixe que há muito não via.



Canas iscadas como manda a lei, e tentava-se em todas as direcções... Douradas, nemmmmm uma.
Incrível como parece que em dias duros, elas desaparecem por completo.

Já novamente os dois atentos, estava o Palma de roda de uma das canas vejo a cana da esquerda a dar uns toques... pum, pum, pum... e de repente PUMMMMMMMMMMMMMMMMMMM, uma cabeçada que levou a ponteira dentro de água em esforço, ele fez a ferragem e o peixe estava lá... Agora era ter calma e trabalhar de forma inteligente... E de repente ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, uma arrancada louca... e o Palma já chateado, dizia ser uma corvina, chateado pois não estávamos ali para isso.

Cabeçadas fortíssimas e um segundo arranque demolidor, o Biomaster parecia que deitava fumo, lol. Com muita calma e uma corrida desenfreada fomos vendo o peixe vir ao cimo de água e logo ao longe percebi ser não um sargo, mas um sargãooooooooo. Vi logo tratar-se de um peixe enorme, um sargo que era o nosso record claramente. É raro hoje em dia se apanhar sargos com perto de 2 quilos. Foi realmente impressionante ver aquela arrancada. E foi lindo tê-lo dentro do barco. Que peixe mais gordo! Redondo!





Bem, voltemos à pesca que um exemplar destes deixa qualquer um louco e com vontade de mais...
Canas novamente iscadas, sempre com caranguejo, pois o ganso nacional só dava medalhas... e no lançamento a seguir eu apanho um sargo, nada de especial, peixe de palmo e tal.

E no lançamento seguinte, a cana dele... Ptum ptum ptum... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, um arranque menor que o anterior, mas peixe lutador, que ainda deu trabalho, e que foi dando algumas cabeçadas até se render, já perto do barco e dentro do xalavar... Um belíssimo sargo, bem grande, mas quem vê o outro, já olha para este sargo quileiro como se fosse um bébé. lol. O pescador é tramado!

Isto deixou-nos realmente entusiasmados, e durante uma horita tentámos dar tudo, mas foi sol de pouca dura, e actividade tornou a cair e só deu mais um sargo palmeirudo e um monte de xarrocos. Cansados, e já sem aguentarmos, desmontámos tudo, e fomos ao bar da Ponta do Mato beber um café, antes de rumarmos a casa.

Barco fora de água, o abraço da Praxe, porque o importante é sempre estar e conviver com um amigo, e toca de ir tomar um bom banho e dar descanso às pestanas... Não foi uma super pesca, mas fizemos mais uns peixes engraçados, batemos o record do sargo legítimo capturado no scookie e passámos um bom dia, mesmo sem ter estado um tempo agradável.

Até breve amigos,





Material:
Canas: Shimano Biomaster Spin; Shimano Speedmaster; Shimano Beastmaster Kabura; Makro Tempest
Carretos: Shimano Biomaster SW 2013; Shimano Biomaster HG 4000; Shimano Ultegra XSB 5500; Banax Mighty 2000
Linhas: Sufix 832; Power pro 8 slick; / Seaguar FXR; Yo-Zuri Mirage; Asso Fluorocasting
Amostras: Tubertini T-REX; Rapala X-RAP; Storm Depth thunder; Rapala deep tail
Iscos: Caranguejo de 2 cascos; Caranguejo mole; Ganso nacional


Filipepc e Ricardo Palma, ospescas

8 comentários:

Anónimo disse...

Belos peixes Filipe. O tempo anda esquisito e as pescarias andam incertas...Aqui deste lado também anda difícil só os sargos é que encostaram. Um abraço pá.
João.

Pesca Litoral disse...

Amigos, tudo bem? Parabéns pelos peixes!
Curiosidade, trolling/chumbadinha, como funciona esse tipo de pescaria? O Barco fica ancorado ou solto? Podem me explicar.
Obrigado.
pescalitoral@yahoo.com.br
Abraços.

Inácio disse...

Parabéns aos pescadores que realmente conseguiram tirar quantidade e acima de tudo qualidade ;)

Abraço!

Os Pescas disse...

Olá João, tem sido incerto sim, vai dando para entreter. Abraço.

Os Pescas disse...

Olá Inácio, a pesca não tem sido uma loucura em termos de capturas, mas vai se apanhando qq coisa. Abraço.

Os Pescas disse...

O trolling funciona com o barco a andar, a chumbadinha dá para fazer à rola ou com o barco parado. Abraço.

Os Pescas disse...


Parabéns aos meus dois grandes amigos..:-) que uma vez mais conseguiram fazer uma bela pesca.

Um grande abração

Luís Malabar

Sergio Fernandes disse...

Belo sargo Filipe
É um belo troféu
Grande abraço para os dois