Os nossos amigos

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

( Bóia ) À caça do TiranoSargo Rex - Parte I

     Os últimos meses têm sido muito cansativos a nível de trabalho, não me permitindo ir com a regularidade desejada à pesca... Tendo em conta esta situação, decidi que iria tirar uns dias de férias, aproveitando assim para descansar e fazer aquilo que tanto gosto... Pescar! Também acho que não podiam ser de outra forma... Hehehe! 

    Para os dois primeiros dias das minhas férias, o Windguru anunciava ventos na ordem dos 30 Km/h a soprar de Sul, com rajadas entre os 40 e os 50 Km/h. O mar apresentava-se de Oeste, com ondulação entre os 2 e os 3mt, e o período de vaga sempre muito elevado.
Tendo em conta as condições que se apresentavam, tornava quase impossível a pesca na minha zona...
Quer dizer, impossível para mim... Porque os pesqueiros que costumo e gosto de frequentar e as modalidades de pesca que pratico, ficam impraticáveis com estas condições. Bem, parece que tinha escolhido as férias mesmo em boa altura... 

    No entanto, já tinha combinado com o Filipe Neves assim que o mar e o vento caíssem, irmos até um quintal bem próximo da nossa zona tentar a nossa sorte. 
    E assim foi... O mar lá caiu e  fomos até ao spot combinado lançar uns plásticos... Mas nada. O peixe ainda não tinha encostado, ou pelo menos não queriam nada connosco. Experimentámos de tudo, e nada, nem um toque. 

    Já quase na hora de irmos embora, ainda houve tempo para visitar um pesqueiro que ficava bem próximo de onde estávamos. E assim que lá chegámos... WOWW... O pesqueiro apresentava umas condições brutais para apanhar uns valentes matateus. O mar estava espetacular, a vaga entrava de Sudoeste, a água tinha uma cor esverdeada e ao partir numas pedras espumava o pesqueiro todo, estava lindo mesmo!!
    Apesar de sabermos que o Windguru dava queda de mar para o dia seguinte, tinha-mos de ir lá... Eles tinham de lá andar...

    Já com a cabeça a 1000% à hora para o dia seguinte, fomos apanhar uns rebuçados para os nossos amigos dentuças. E em cerca de meia hora mais ou menos conseguimos apanhar cerca de 100 caranguejos... Era o suficiente.



    Tinha combinado com o Filipe às 06:00h do dia seguinte, à porta da casa dele. E assim foi, às 06:00h lá nos encontrámos. O dia estava a nascer por volta das 07:30h mais ou menos, no entanto queríamos chegar ainda de noite para fazermos o nascer do dia.

    Por volta das 06:30h mais ou menos já estávamos no pesqueiro e éramos os únicos... Nas calmas lá fomos preparando as varas. 

    O Filipe ía pescar com uma cana de 5mt. A minha cana de 6mt estava a arranjar, tive então de pescar com uma de 4,5mt. Não é que não goste da cana, pelo contrário, adoro-a, só que tornava-se um pouco pequena para o pesqueiro que era...



        Assim que o dia foi nascendo, foram aparecendo os primeiros pescadores, muitos deles à bóia de água, à procura dos tão desejados robalos. Mas nada, nem um saiu...  


    Com a primeira luz do dia, começámos a tirar uns sarguitos. Apesar de terem medida, iam sendo devolvidos… Andávamos à procura de algo mais... Eu ia dizendo ao Filipe: - "O meu recorde está em 960gr aqui neste mesmo sítio, gostava de quebrá-lo e apanhar um Dinossauro daqueles com os dentes bem grandes e amarelos!" 

    Eu ia iscando com casulo e o Filipe com caranguejo. Mas nada, não ia saindo nada de interessante, era só sarrabecos que por lá andavam...
    A bóia do Filipe entretanto afunda lentamente e ele faz uma boa ferragem, a cana já vergava bem, avizinhava-se um belo matateu... E assim foi, trabalhou muito bem o peixe e foi um instante enquanto o menino estava cá fora... Um belo sargo na casa das 900gr!
    Animámos logo e toca de continuar à procura deles... Entretanto eu saco um mais pequeno, na casa das 600gr e o Filipe de seguida crava logo outro da mesma bitola do anterior... Com calma e bem trabalhado lá o pôs a seco novamente. 

    E agora lá vem a mítica frase do "Só que...", pois, é isso mesmo... Só que apesar de o peixe estar realmente a seco, tinha caído dentro de um buraco entre 3 pedras, que deveria ter pelo menos 2 metros de fundo, Hahaha! Agora é que eram elas... Nós víamos o peixe e o peixe via-nos a nós... Mas era quase impossível chegar até ele... Quer dizer, pensava eu até ver o Filipe todo enfiado dentro do buraco, só com os pés de fora, Hahaha!
 Ele dizia-me: - "Miguel, agarra-me bem as pernas para eu não cair!! Não me largues Miguel!!!". Hahahaha! O que eu me ria... Ele: -"Por um palmo não consigo agarrar o peixe...". 
    Até que me lembrei que tinha na mala uma faca da Rapala, daquelas de cortar filetes, acho que seria o suficiente... E assim foi... Filipe para cima, Filipe novamente para baixo, mas desta vez já equipado com a faca da Rapala, Hahaha! Até que ele diz -"Já está!!!!!"... Quando o puxo para cima, ia caindo de tanto rir... Parecia o Bear Grylls, com a faca espetada de um lado ao outro do peixe, Hahaha! 
    Quando se tirou a faca, parecia que o peixe tinha sido arpoado... Coitado do bicho, lol!

    Bem, saindo das filmagens do Survivor e voltando à pesca... A coisa até ia correndo bem e estava bem encaminhada para o nosso lado... O Filipe já tinha na sacola dois valentes sargos e eu um, que apesar de ser mais pequeno do que os dele, não deixava de ser um belo sargo. 
    Entretanto um senhor ao nosso lado, já com muitas Primaveras em cima, crava belo matateu, um daqueles que eu tanto queria. Pesado ali no momento, acusou 1,250Kg... Que belo peixe! Um peixe que me fez sonhar...

    Com o passar do tempo, foram saindo mais uns peixes, todos de boa bitola, na casa das 500gr/900gr, mas a mim não me calhou mais nada. Quer dizer, ainda consegui ferrar mais um peixe, mais pequeno que o primeiro, no entanto achei que já tinha a medida e foi para a sacola. 

    Naquele espaço de tempo em que a bóia afunda e não afunda, dei por mim a pensar que o maior sargo que tinha apanhado e que estava como recorde pessoal, tinha sido com caranguejo. No entanto, é um isco que requer alguma prática na ferragem... Os sacanas são manhosos a atacar o caranguejo e sempre que via a boia a afundar, quando fazia a ferragem, já eles não estavam lá... 

    O Filipe entretanto apanha mais 2 peixes e tem um que assim que o ferrou, partiu-lhe logo o 0,25mm, não lhe dando sequer hipótese de o arrancar do fundo... Tal era o bichinho... 
    Com a maré a aproximar-se da praia mar, fomos corridos do pesqueiro.  Já não dava para pescar, as ondas varriam as bóias e o mar estava a subir cada vez mais, chegando mesmo a dar-nos umas molhas... 
    Trocámos de lugar e já noutro sítio, o Filipe apanhou mais um... Já tinha um tamanho interessante e decidiu guardá-lo na sacola. 

    Passado algum tempo sem sentirmos toques e em consenso os dois, demos por terminada a pescaria. O Filipe tinha apanhado 5 peixes e eu 2. 

    A sair do pesqueiro, ainda houve tempo para presenciar algo que nunca tinha visto... Um robalo enorme a atacar à superfície um cardume de tainhas... Elas coitadas... Era com cada salto... Tinha o telemóvel comigo, mas não me lembrei sequer de filmar, acho que fiquei parado no tempo a apreciar aquele momento...
    Assim que chegamos ao carro, o Filipe olhou para a minha sacola e vendo que eu apenas tinha dois peixes, ofereceu-me um dos dele. Não queria aceitar, no entanto após ele insistir, lá o aceitei e agradeci muito o gesto... 


O Filipe com os seus 2 matateus !!
    No caminho para casa, voltou à baila a mesma conversa que tinha iniciado o dia... 
    Eu: - "Ainda não foi desta vez que apanhei um Dinossauro Mas amanhã vimos cá de novo, o que dizes Filipe? O mar está de feição... É amanhã o dia!"
    Ele riu-se e disse " - Está combinado! Amanhã à mesma hora à porta da minha casa."

    Dos meus peixes, apenas tenho uma fotografia tirada em casa...



     Como dá para perceber pelo tópico do relato, existe uma segunda parte...
    Portanto... Brevemente numa sala de cinema perto de si, À caça do TiranoSargo Rex Parte II !!

Material:
Canas: Vega Nexthor 4,5 mt; Plaway Kais 5 mt
Carretos: Tica Gainer GA 3500; Daiwa Sweepfire 4000 X
Linhas: Sufix 832; Power Pro
Iscos: Caranguejo; Casulo; Camarão

Miguel Candeias e Filipe Neves

11 comentários:

Os Pescas disse...



Parabéns aos dois pela pescaria e pelas pessoas que são de quem eu gosto muito..:-)
Fico à espera do próximo relato para ver se aparece o dinosargoooo...hehehe.

Um abração amigo

Luís malabar

Os Pescas disse...

Dois gradeiros, com a mania que são homens, lol
Bem... a parte dessa verdade, é bom ver-vos a partilharem pescarias e a passarem bons momentos. Parabéns pelos peixes e pelo dia.
Filipe.

André Matos disse...

O Filipe mesmo assim ainda ferrou uns jeitosos e de qualquer maneira sabe sempre bem sentir o cheiro do mar acompanhado de uma boia a afundar :DD Boa sorte para amanha e que ande lá o TiranoSargoREX :)

Os Pescas disse...

Uns peixes muito porreiros, Miguel. Gostei muito de ler este relato, e o Sargo a pensar que se tinha escapado, ehehehe acabou espetado de lado a lado.
Um grande abraço,
Nuno Fernandes

Jose Simeao disse...

Bem bom:)
A CV nunca deixa ninguem ficar mal:)

Os Pescas disse...

Boas Luiss!!
Muito obrigado amigo!! Sabes que o sentimento é mútuo :-) !
Vamos lá ver se é no próximo relato...

Um grande Abração e tudo a correr 1000% bem por ai :D !

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Hahaha... Fala o Gradeiro Mor ... :-D !
Sabes... Como o Jesus diz: -"É muita calidade..."
Foi sem dúvida um bom dia de pesca, passado em boa companhia :D !

Um grande Abraçoo amigão !!

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Boas André!!
Pois foi, o Filipe ainda cravou uns matulões... Belos peixes :D ! Heheh... Vamos lá ver se na próxima pesca os avós deram um ar da sua graça...

Abraço

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Boas Nunoo!!
Sairam uns peixes muito porreiros nesse dia :-D !
Hahaha, a do Sargo no buraco é que foi brutal!! Se soubesses o que eu me ri.. Hehehe !

Um grande abraço!

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Boas José !!
Quando as condições estão a favor... É raro sair de lá com as mãos a abanar! Heheh!
Foi um belo dia de Pesca!

Um abraço!

Miguel Candeias

Entrespots disse...

Mais um dia bem passado na companhia de um novo amigo, que se portou mal no 1ºdia mas redimiu-se no 2º ahahah até breve dinossauro