Os nossos amigos

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Jigging e corrico aos Pelágicos........


Boas Pessoal…..


Desta vez fomos fazer um pouco de corrico, para tentar capturar algumas das espécies que chegam à costa de África nesta altura do ano, tais como os veleiros, yellowfin tuna e os dourados.

Como o barco do Pedro ainda se encontra no estaleiro, devido a problemas no motor, acabámos por ir no barco de um amigo nosso, que teve a amabilidade de emprestar para podermos ir à pesca enquanto o outro não está pronto. É um barco cabinado com cerca de 6 metros e meio equipado com dois motores da Suzuki de 140 cavalos de 4 tempos.Pode parecer muito, mas na verdade não é, pois o barco é bastante pesado e se não tivesse os dois motores, o desgaste e o consumo era muito maior.


Assim foi, enchemos o depósito do barco, carregamos o barco com o material e arrancámos a uma zona que já conhecemos e que se chama, montanha!!. é uma zona que nada tem a ver com o nome que lhe deram, pois seja pedra ou declives é mentira…hahaha…a única mais valia que a Montanha tem, é que numa distancia de  100 metros, passamos dos 100 metros de profundidade para os 300, sempre de uma forma gradual e nunca a pique!!!.


Pelos vistos, seja os peixes de bico ou os pelágicos, ambos gostam desta zona…:-) e se eles gostam, nós também…hahaha.


Demorámos cerca de meia hora até ao pesqueiro, o mar estava um espanto, mais parecia uma piscina, o mesmo com o vento, que era quase nenhum, maravilha, ao contrário do que temos encontrado!!!!..vaga cruzada e vento com fartura!!!.


Já me esquecia que a ultima vez que fomos ao jigging, foi fraco e apenas conseguimos capturar um Azeite e dois serrajões, estes últimos tirados com jerkbaits de sub-capa e afundantes. Em que uma vez mais a minha zagaia laranja feita por mim, safou-me com mais um azeite…hehehe..:-)


Voltando ao presente, assim que chegámos ao pesqueiro, escolhemos as lulas médias que tanto dá para os dourados como para os atuns e os veleiros..:-) As canas essas, 3 de jigging e 2 de big game de 50 libras, equipadas com dois tiagras de 50W.


Eu comecei por um jerkbait da molix de 19cm equipado apenas com dois anzóis da mustad, pois todo o cuidado é pouco no que toca a altura de cobrar os dourados!!!, Isto porque o dourado é um peixe muito eléctrico e basta um descuido e a desgraça instalasse a bordo, pois o que não falta aqui são pescadores de big game que já cravaram na carne, seja na barriga da perna, peito, braços e afins, anzóis!!!!!...e estes anzóis não são propriamente pequenos….hahahaha..Por isso, achei melhor optar por colocar apenas um anzol em cada olhal da amostra em vez de duas fateixas…hahaha.


O tempo foi passando e nada, até que descobrimos uma espécie de jangada de cartão e bóias, que pelos vistos estava fundeada….hehehe…isto tem que ter dourados!!!!!.....decidimos passar com o barco perto para ver se conseguíamos ver algum por debaixo daquele destroço!!!....e assim que passámos, vemos 3 por debaixo daquilo, com o seu dorso dourado com tons de azul…



LINDO!!!...preparem-se pessoal, que vamos ter festa…hahaha…o barco passou e assim que  as amostras passaram ao lado nem um toque, a não ser a minha que leva uma porrada, ainda por cima comigo a segurar na cana, para sentir aquele primeiro embate que vale tudo….Pimba..e dourado ferrado…hahaha….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ:..ZZZZZZZZZZZZZZZ:…..Salto no ar…LINDO….ZZZZZZZZZ…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz….este apesar dos saltos e de duas corridas, dava para ver que era pequeno, e sem pararmos o barco, fui recolhendo linha até o colocarmos a bordo!!...hehehe…grade já não era…hahaha…1 para os jerkbaits e zero para as lulas…hahahaha.


O mais giro é que assim que nos afastámos para dar a volta, víamos eles aos saltos…pareciam golfinhos!!!!. Ou estavam a caçar ou a serem perseguidos por algum veleiro ou marlin!!.Visto eles serem um dos alimentos dos peixes de bico…:-)




2 volta e a esperança de cravar o segundo ou mais era muita, pois assim que passámos novamente ao lado do destroço, vimos 4 desta vez…hehehe…assim que as amostras passaram ao lado, uma das canas leva um toque mas não ferra, e numa outra que tinha um passarinho rosa, vemos um dourado aos saltos contra o passarinho em vez da lula…hahahaha….como eu estava a ver aquilo, nem reparei na mocada que a minha amostra leva…hahahaha….peixe ferrado e desta vez afunda!!!:….só pode ser um atum!!!!....LINDO!!....era pequeno pela luta, mas era o meu primeiro…hahaha…e o primeiro é sempre o primeiro…:-)


2 ou 3 minutos tínhamos o primeiro yellowfin tuna a bordo…:-) Para a 3 volta…entretanto o raio dos dourados continuavam aos saltos que pareciam malucos…hahaha…mais uma vez voltamos a vê-los debaixo de água…:-). O barco passa e depois as amostras, mas desta vez uma das canas do Pedro verga com um dourado…..ZZZZZZZZZZZZZZZ…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..este já era maior, ao que o rapaz que foi connosco agarrou-se à cana, pois o Pedro estava a conduzir a embarcação.

Apesar de o dourado ser maior que o meu, 5 minutos depois e sempre com cuidado, embarcámo-lo sem problemas…:-). Entretanto ainda demos mais voltas ao pé do destroço mas apesar de eles estarem lá, pois conseguíamos os ver, não atacavam as amostras, o que nos deixou intrigados, pois não é muito normal!!!..mas enfim, na pesca não existe nada de normal, e assim é que deve ser..:-)




Estava na altura de seguir até à montanha e tentar ver o que andava por lá..:-). E constatámos que ao fim de 4 horas, apenas vimos tartarugas, tubarões martelo e anequins!!!. Peixe que é bom, nada…hahaha. Ao fim de 4 horas decidimos voltar até ao destroço, para tentar a sorte, pois onde estávamos não se passava nada!!!

Assim que chegámos ao destroço até ficámos malucos, vimos os dourados aos saltos e ao lado um cardume de atuns aos saltos e atacar alguma coisa…hahaha…acelerámos até ao sitio mesmo com as amostras dentro de água, mas foi sol de pouca dura!!!...assim como os atuns apareceram, também desapareceram!!....grande merda!!...pode ser que voltem aparecer entretanto.

Vamos dar umas voltas perto do destroço e a ver se calha alguma coisa!!!...fizemos 3 passagens e nada, até que decidimos trocar duas lulas medias por duas mais pequenas, para ver se surtia efeito!!!

Mais uma passagem e passado uns segundos das amostras passarem perto do destroço a minha cana dá sinal!!...verga e peixe ferrado numa lula pequena…..hehehe…mais um yellowfin tuna….hehehe..com aqueles tremeliques típicos de um tunídeo, que tão bem se sente na cana…:-) Este era do mesmo lote que o outro, parecia irmão..hehehe.


Voltamos a fazer outra passagem e desta vez foi um dourado igual ao segundo numa das canas do Pedro, uma vez mais o rapaz, foi quem tirou o peixe..:-). Mais uma voltinha e desta vez a minha cana volta a vergar com mais um atum…hehehe…se já dá gosto apanhar estes pequenos, nem quero pensar quando for um de 40 quilos…hahahaha



Pelos visto, não víamos os atuns, mas que eles andavam na zona, andavam…hahahaha..era só uma questão de paciencia…:-). Podia ser que ferrássemos um maior..:-). E não foi que numa das voltas, a cana de jigging do Pedro verga e faz o stella cantar, como até agora não tinha cantado…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….É BICHO…o rapaz agarrou na cana e eu recolhi as linhas que estavam mais próximas para não atrapalhar, e enquanto eu fazia isso, o carreto soltava linha, até que eu cheguei ao pé dele, e regulei o drag do carreto, pois com a pescar com uma linha de 80 libras, podíamos puxar por ele…:-).

O peixe abrandou, mas estava fundo, o que deu logo para ver que este já tinha que ser um atum jeitoso…:-). Agora era uma questão de esperar e cansá-lo…hahaha…pois este ia demorar mais um bocado, e assim foi, ao fim de algum tempo, ele veio à tona de água com aquele dorso lindo, uma mistura de tons de azul e amarelo, onde a cor das barbatanas são o que definem o yellowfin tuna…Amarelas de um tom forte…Maravilhoso..:-) Claro que eu já estava com o bicheiro à espera dele, e assim que o vi, ferrei-o e levantei o peixe para colocar no porão…hehehe…mas só visto, era sangue por todo o lado!!!...muito sangue que estes peixes deitam!!!...hahaha


Maravilha, pois apesar dos peixes não serem grandes, notava-se que agora estavam activos porque de minuto a minuto só víamos peixe aos saltos, e tudo naquela área!!!.


Assim que arrumámos o peixe, quando olhámos já não víamos o destroço????...bem de qualquer forma está marcado no gps, foi o que pensámos…hahaha…mas não sabemos o que aconteceu, pois nunca mais demos com o raio do destroço!!!!!...parecia de malucos!!!..mas o mais ridículo é que ao fim de meia hora, continuámos sem dar com o destroço!!!..e logo agora que estava entrar peixe!!!...paciencia, bem vamos andando para terra que já são cinco da tarde, amanhã é outro dia…:-)


Para dizer a verdade a minha vontade era parar perto do destroço, parar o barco e lançar uns vinis aos dourados…hahaha…mas como eu era o único a querer, paciencia..:-) Fica para outra altura….de qualquer forma a pesca estava feita, não eram grande mas já deu para um aquecimento para o que há-de vir…ahahaha…:-)



                               Um grande abraço e até breve

                                             Luís malabar

18 comentários:

José Cunha disse...

Olá Luís,

Mais um relato 5* de uma jornada bem passada.
Desejos de um Feliz Natal e um ano 2014 cheio de saúde e excelentes momentos de pesca.
Forte abraço,

Manuel Oliveira disse...

Luís...
Tu agora não queres outra coisa...
É só pescas grossas e tal... :)
Vais me dizer que não tens saudades de andar ali a saltitar de pedra em pedra? :)
Pelo menos matas bem os chibos e diversão é uma constante! :)

Boas Festas e Boas Entradas!

José Pedro Cruz disse...

Grande Malabar, estou no trabalho e não posso visualizar os vídeos, mas pelo excelente relato e fotos fiquei com água na boca!
Se eu desse assim com dourados (abrigados em estruturas) a primeira coisa que fazia era parar o barco e lançar uns poppers e/ou passeantes! Isso é que tinha sido um espetáculo!

Parabéns e grande abraço!

Os Pescas disse...



Boas José..:-)Obrigado amigo e desejo-te o mesmo para ti e toda a familia...:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé Manuel..:-)Diversão é o que não falta amigo..hehehe. Saudades de saltar de pedra em pedra até tenho..hahaha...mas mais de estar com os meus amigos e se possivel a pescar com eles...:-)
Grades aqui não existem...hahaha...desde março que não grado, alguma coisa vem sempre para cima...hehehe

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Zé..:-)Parar o barco e pescar com passeantes, poppers e afins era o que eu queria, mas como somos 3 no barco e sou o unico a querer isso, torna-se dificil.
Quando tiver o meu barco a conversa é outra...hehehe

Um grande abraço

Luís Malabar

João Santana disse...

Grande Luís, essas pescas estão sempre recheadas de aventura, desta vez foi atuns, estou já a ver que o tamanho dos mesmos qualquer dia triplica, olha boas festas e parabéns por mais um post fantástico, um abraço.

Unknown disse...

Por acaso também acho que parar e lançar-lhes umas amostras era uma boa ideia. Esses gajos, tudo o que não seja pesca de reboque não lhes cheira.
De qualquer forma dá uma inveja do caraças.

Um grande abraço

Unknown disse...

Hehehehe conheço esse barco, é o barco do Necas, e levas-te o capetxé e tudo :)

Abraço e cumps ao pessoal

Anónimo disse...

Hehehe conheço esse barco, o Necas nao tinha trocado de barco? E levas-te o captxé e tudo :)

Inveja de estar aí

abraço e cumps ao pessoal

Os Pescas disse...


Boas João...:-)Obrigado amigo e conseguir filar um atum de 30 ou de 40 quilos...hehehe..ou um dourado..:-)
A ver vamos, mas uma coisa é certa, nunca se sabe, pois cada dia que saímos é uma aventura..:-)

Um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Joaquim..:-) Por acaso o Pedro não é pescador de reboque, o resto da malta sim..ahahaha. Mas ele gosta mais de corrico do que parar o barco e perder tempo a dar com eles de outra forma. Mas é sem stress, o que não falta é tempo, desde que haja saude..:-)

Um grande abração


Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé João..:-) Já falei ao necas sobre ti e ele manda um abraço amigo..:-)
Este é o barco mais pequeno dele, depois tem o outro de big game, onde ele anda..:-)
O Capatxé é muito fixe, andamos a ensinar o puto apanhar peixe...hahahaha.

Um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Olá amigo, belo relato, e bela reportagem. Estou desejoso de ver os matulões dos atuns que se apanham aí, e os dourados xxl. Um abraço.
Filipe.

Os Pescas disse...



Grande Filipe..:-) Estás tu e estou eu...ahahahaha. Com tempo e calma eles vêm cá parar..:-)

Um grande abração


Luís Malabar

Inácio disse...

Grande Malabar ;)

Essas jornadas são como quase um sonho para qualquer um que goste de pesca. Emoções fortes, nunca se sabe que predador poderemos apanhar apenas sabemos que são verdadeiros "monstros" que se pode apanhar. Tens oportunidade de disfrutar destas jornadas e ve-se que o fazes ao máximo . Parabéns e que venham muitas mais assim ;)

Grande Abraço!

Os Pescas disse...



Comé grande Inácio..:-)É que existem tantos predadores que mais parece um totoloto...hahaha..nunca sabes o que lá vai...:-) Mas normalmente é grande...hahaha
Fico feliz por gostares amigo e obrigado eu..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Anónimo disse...

Sabendo qual era objetivo desta pesca sem parar o barco.. era tentar mais sorte pescar espadins, o barco até nem é mau de todo, tem espaço e velocidade suficientes, os tripulantes bons pescadores e rebocadores são malta fixe, o capatxé nunca o esqueço é bom rapaz, prestável até no https://scontent-b-cdg.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/75947_799292710086542_1461966694_n.jpg descanço, e necas capitao e amigo das cervejolas, saudades, forte abraço malta