Os nossos amigos

domingo, 15 de dezembro de 2013

Paulo Costa e os casting Jigs


Boas Pessoal….

Casting Jigs, o que podemos dizer sobre eles! Que são perfeitos para um spinning ligeiro, que permitem um alcance maior em comparação com os nossos jerkbaits e vinis! Que têm uma palete de cores, formatos e pesos diversos! E que nos ajudam nos dias mais complicados de mar e vento, onde um jerkbait não teria hipótese perante tais contrariedades!

É verdade que hoje em dia, estes pequenos jigs fazem parte da caixa de amostras e são utilizados pelo pescador de spinning, que o usa como “ arma “ contra o vento e contra a distância em busca das suas presas, que de outra forma, seria impossível contrariar a natureza e pender a balança a nosso favor.

Como todos sabemos, existe hoje em dia, diversos fabricantes mundialmente conhecidos que fabricam entre tantos outros produtos, os Casting Jigs. Mas não é deles que eu vou falar, mas sim de um senhor que se tornou meu amigo ao longo do tempo, que se chama Paulo Costa. O qual tive o prazer de conhecer durante uma das minhas pescas ao Spinning, e que me mostrou o quanto é importante ter Casting Jigs prontos a utilizar, caso a situação necessite.

Ao princípio, é como tudo que nos aparece à frente que tenha a ver com spinning, questionamos! Pelo menos é o que eu faço e acho que a maioria dos pescadores também, pois o que não falta no mercado são produtos de pesca que na maioria dos casos apenas descobrimos que não servem para nada ou que não têm o efeito que desejávamos depois de comprarmos. Acho que já aconteceu com todos, e muito provavelmente voltará a acontecer. Principalmente quando não temos um acesso directo com o fabricante, que nos permita, entender e principalmente adequar o produto ao nosso gosto e necessidade, que a meu ver é mais importante.


Eu vou falar um pouco sobre o Paulo, pois acho que é importante, para que entendam a diferença do que ele faz para o que os outros fazem. Em primeiro lugar, é uma pessoa impecável, humilde, bem-disposto, apaixonado pelo mar além de ser um pescador de spinning nato! Uma mais-valia, pois ambos falamos a mesma língua, logo o entendimento é mútuo. Para juntar a isto, o Paulo é das pessoas mais criativas e habilidosas no que diz respeito ao spinning que eu conheci até hoje, sempre a querer melhorar e adequar as necessidades do pescador de spinning à nossa realidade da costa Portuguesa. Tentando levar os casting jigs mais longe, na sua concepção, ao que eu lhe agradeço e reconheço o seu talento nato.


O Paulo é um amante dos casting jigs, razão que o levou a fazer ele próprio os seus, pois como eu disse no início, nada como criar, melhorar e adequar um conceito que já existe, à nossa realidade. Ele fabrica os seus casting jigs do zero, escolhe o formato, a cor, o peso, tamanho e afins, de acordo com a sua necessidade, amigos ou conhecidos. Pescadores esses, que se renderam inúmeras vezes ao ver os seus casting jigs capturar robalos a uma distância absurda, quando mais ninguém conseguia lá chegar, ou porque tinha uma cor que nunca tinham visto na vida, ou uma natação diferente das outras.



Eu presenciei inúmeras vezes o seu conhecimento sobre estes pequenos jigs, e suas capturas. Além de ele construir os casting jigs, também repara e pinta todo o tipo de amostras, pois faz parte da sua profissão e conhecimento, tudo o que envolve tintas e vernizes. É por isso que cada amostra que ele pinta ou qualquer casting jig que ele faça, é um processo rigoroso que demora até 5 dias desde o seu fabrico até estar terminado.




Quero apenas salientar, que eu nem os elementos do grupo ganhamos nada com este artigo sobre o nosso amigo Paulo Costa, não é, nem nunca foi esse o intuito, mas sim, dar a conhecer uma pessoa que tem muito talento e que vos pode ajudar a personalizar as vossas amostras ou os vossos casting jigs. Pois eu acredito que devemos dar a conhecer ao mundo, portugueses que realmente possuem um talento especial mas que não possuem meios económicos que lhes permita serem reconhecidos pelo seu trabalho. Por isso, se quiserem ficar a conhecê-lo podem ligar para ele através deste número: 914001858 e tenho a certeza que não se vão arrepender, além do mais ele ensina-vos como tirar proveito deles...:-)




      
                      Um grande abraço e até breve

                                Luís Malabar

7 comentários:

Cláudio Morais disse...

Vi recentemente um desses casting jigs montado com uma medalha e realmente confirmo, os acabamentos em termos de cores são qualquer coisa de fantástico :)

E uma re-personalização de amostras é sempre algo a considerar, principalmente se estiverem já com muitas pescas em cima!

Abraço e boa sorte para o Paulo a fazer aquilo que gosta ;)

calhau da calçada disse...

Grande mestre Paulo!

Este post é do melhor!

O Paulo sem me conhecer, ofereceu-me um jig desses quando nos cruzámos na pesca. Atitude ao nível só de uma grande pessoa...

Que grande talento.

Depois de ver estas fotos então...ó Paulo temos que falar hehehehehe

Abraço
Rui Louraça

Unknown disse...

Aqui está o que eu considero "serviço público" e que é uma das caractristicas deste blog.

Um abraço

Unknown disse...

Aqui está o que eu considero "serviço público" e que é uma das caractristicas deste blog.

Um abraço

André Matos disse...

Os meus parabéns ao Paulo , estao muito bons mesmo ... Até eu gostava de saber fazê-los ! Devem fazer muitos estragos por essa costa fora !

Gradeiro-Mor disse...

Boas a todos,

O homem sabe o que faz, aquilo não tem só bom aspeto, a sua carateristica principal é apanhar uns cabeçudos.

Fiquem Bem,

Gradeiro-Mor

Anónimo disse...

Grande Paulo, e o Luís como o Joaquim disse e bem a ajudar todos com este post, os robalos é que vai apresentar recurso.....abraço aos dois.

César Faria.