Os nossos amigos

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

( Vinil/Trolling ) A minha primeira vez a bordo do Scookie!

    Como em tudo na vida, existe sempre uma primeira vez. E esta seria a minha primeira vez neste tipo de pesca.
    Fui convidado pelo Palma para o acompanhar numa jornada a bordo do seu barco, o Scookie.
Até ao momento, nunca tinha feito qualquer pesca de barco. O único barco que tinha andado até então, é o que faz a travessia do Seixal para o Cais do Sodré, e foi em tempos, quando estudava em Lisboa e utilizava-o como meio de transporte.

Seria então, uma nova experiência :-) !


    À hora combinada, 09:00h, lá estava eu à porta do Palma. Quando cheguei, já ele estava à minha espera e farto de trabalhar. Pois, coitado... Teve que se levantar às 3 da manhã para ir buscar a fruta para a sua mercearia... Mas tem de ser, é mesmo assim, faz parte.

    Deixei o meu carro à porta da casa dele e fomos na carrinha dele. No caminho até ao cais, ainda tivemos de parar na bomba da BP para meter gasolina no barco. É uma pena eles ainda não andarem a água...

    Bem, deposito atestadinho e lá fomos nós a caminho do cais. Assim que chegamos ao cais, o Palma teve-me a ensinar como tinha de fazer para o ajudar a colocar o barco dentro de água. Ensinamentos feitos e em 10 mins estava o barco dentro de água.


    Como já tinha ouvido falar que ele gosta de andar "devagarinho", assim que o barco começou a andar, agarrei-me logo com unhas e dentes a uns suportes laterais que o barco tem... Hehehe!
Mas foi tranquilo, alias... Adorei! É uma sensação diferente...

    Já conhecia o sítio onde íamos pescar, no entanto nunca tinha pescado lá. Íamos apostar nos vinis e se ainda desse tempo, fazer um trolling. Demoramos mais ou menos 20 minutos a chegar até ao pesqueiro, e assim que lá chegamos a sonda acusava logo peixe. Só via era peixinhos laranjas na sonda, uns mais pequenos, outros maiores, uns mais a cima, outros mais a baixo, resumindo, estava peixe que nunca mais acabava. Hehehe!

    Dada a ordem do Palma, vinis ao fundo e cada um ia-os animando à sua maneira. Não foi preciso muito tempo até o Palma ter o primeiro cravado. Tava eu descontraído, a aproveitar o momento e a ver se conseguia enganar algum, quando oiço o carreto do Palma... ZZZZZzzzzzzzzZZZZZZZZZ... Rapidamente recolhi a minha cana e agarrei no xalavar. Peixe bem trabalhado e em pouco tempo estava encestado. Belo robalo, peixe na casa do 1,5Kg. Hehehe! Já não era grade, quer dizer, para mim era... Mas estava tão feliz de o Palma ter apanhado um peixe, que nem me importava com isso.
Cheio de pica de o ter visto a apanhar um peixe e como a sonda acusava peixe a montes, vai de voltar a insistir. Estava a pescar com o mesmo vinil que o Palma, se ele apanhava, eu também tinha de apanhar... Quer dizer, pensava eu! Hehehe!

    Estava a chegar a hora da viragem da maré e até então não tínhamos sentido mais nada. Já me doía o braço de estar sempre a vinilar, feitas as contas, já estava á mais de 2 horas sempre a dar ao braço e peixe nada...
Agora penso, se eu a 10 metros de fundo, com um vinil de 60gr, fico com os braços feitos em papa... Imagino o Luís, em Angola, com jigs de 250gr... Bem, é melhor nem pensar, Hahahaha!!! Grande Luís :-D !!

    A maré já tinha virado e o peixe para mim continuava sem dar um ar da sua graça. Até que oiço novamente o carreto do Palma ZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzZZZZZZZZZZ.... Eláááá!!! Este já parecia ser maior! Como no peixe anterior, recolhi rapidamente a minha cana e agarrei-me ao xalavar. O Palma ia trabalhando o peixe com calma, pois este parecia ser maior que o anterior e dava umas valentes arrancadas... Mas como é normal, todo o peixe se cansa, mais tarde, ou mais cedo. E assim foi, peixe a boiar e lá encestei o barrote. Lindo peixe! Ainda maior que o outro, peixe que depois de pesado acusou 3kg. Grande bicharoco!!

    Ficamos os dois cheios de pica novamente, e vai de bombar os vinis para o fundo. Vinis em cima, vinis em baixo, várias animações diferentes, mas continuamos sem sentir nada durante mais uma hora. Pensava eu para mim: - "Devia ser peixe de passagem, ou não...".

    Quase na hora que tínhamos estabelecido que iríamos embora, o Palma tem um vigoroso ataque ao seu vinil, e eis que sai o terceiro. Viria a ser o mais pequeno do dia, no entanto, peixe a rondar o Kg.

    Após o Palma tê-lo tirado, ainda insistimos mais um bocado com vinil, mas nada... Já passava da hora que tínhamos combinado ir embora e foi o que fizemos. A pesca já estava feita. Três bons exemplares para o Palma e eu nesta pesca, fui como se diz: -"O homem do Xalavar!" Hehehe.

    No caminho até ao cais, ainda aproveitamos para meter as amostras afundantes de molho e trollar um bocado, no entanto apesar da sonda marcar muito peixe, não sentimos nada.

    Assim que chegamos ao cais, estava o Filipe à nossa espera. Bem, escusado será dizer que começou logo a martelar-me a cabeça... Hehehe! -" Epáh, mas nem de barco tu apanhas um peixe??? Já não sei o que pensar...".

    Mas eu estava tão contente, que nem ligava... Apesar de não ter apanhado nada, foi uma experiência nova para mim. Era uma pesca que nunca tinha feito, e posso dizer que adorei. É uma pesca diferente, gostei mesmo!

 Os "peixitos" do Palma :-D :




Material:
Canas: Shimano Speedmaster 3mt; Shimano Stradic 3mt
Carretos: Shimano Biomaster 4000HG; Shimano Ultegra Advance 4000HG
Linhas: YGK G-Soul WX8 Grande PE; Sufix Matrix Pro
Amostras: X-Rap; Yo-Zuri; Cormoura Deep Trembling; Savage Gear Sandeel; Fiiish Black Minnow

Miguel Candeias, Ricardo Palma, Ospescas

6 comentários:

Os Pescas disse...


Grande Miguel e Palma..:-) Ainda bem que se divertiram os dois e tenho a certeza que aprendeste e para a próxima, também vais tirar uns belos robalos amigo..:-)
E se ficaste cansado com 60 gramas a pescar a 8 ou 20 metros, aqui morrias...hahahaha....mas feliz...:-)

Um grande abração para a dupla

Luís Malabar

Anónimo disse...

Bons peixes. Parabéns, na próxima apanhas tu. Abraço João.

Os Pescas disse...

Grande Luis :-D!
Diversão é sempre garantida amigo :-D! E sim, espero que para a próxima já consiha enganar algum :-D!
Para fazer jigging ai, antes tinha de ir para o ginásio uns mesitos :P ! Heheheh!

Um grande Abração para ti também!

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Boas João :-D !!
Espero que sim, espero que sim :-D!!
"Homem do Xalavar" outra vez é que não! Hehehe!

Um abraço João!

Miguel Candeias

Os Pescas disse...

Patabéns aos dois gradeiros pelo dia.
Para não variar o Miguel gradou, aumentando o seu ranking no campeonato em que é um dos líderes em Portugal, ahahah!!!
Filipe.

Os Pescas disse...

Papy Papy :-D !
Isso é que era bom... Já vais com quantas seguidas? 4?? Heinn?? Hahahaha :-D!
Cheira-me que temos um novo Gradeiro-Mor... Hehehehe :-D!

Um grande Abraçãoo Sr.Presidente :-D !

Miguel Candeias