Os nossos amigos

terça-feira, 11 de março de 2014

Spinning com a matadora do ano...

Boas, o mar tem andado terrível, e os temporais do ultimo mês tiraram-me a vontade de ir sofrer, o que eu fazia em anos anteriores...

Os mares fortes dos últimos dias vaticinavam com a queda deste uma oportunidade de ir fazer uns lançamentos. Sem tempo para se ir fazer pescas demoradas, a solução passa sempre por spinnar um pouco. Uma ou duas horitas normalmente chegam para pesquisar os buracos da zona e procurar algum peixito por ali perdido...

Como o Miguel estava a trabalhar, o Palma não gosta de andar, o Filipe João não gosta de spinnar a noite, o Guilherme esta fora, e por aí adiante... Sim, fui sozinho. Não me agrada, mas estava a precisar. De tal maneira que levei o material para o trabalho e fui directo. Foi chegar, vestir o vadeador, e começar a pesquisar...
Cheguei e observei o mar, procurei os buracos da zona, e comecei logo com uma das amostras que mais uso de noite, a FHC. Ja me deu muito peixe esta menina... Vai de lançar e recolher, lançar e recolher, lançar e recolher... E nada!!! Fui ver o pessoal do surfcasting e dei com malta amiga, que andava de roda das bailas, todas muito pequenas. Disseram-me que o isco vinha todo ratado... Despedi-me e continuei a caminhar pela praia... Encontrei outro buraco a caminho da Lagoa, onde insisti um bocado e cheguei a trocar umas 5 amostras. E que raiva que sinto da Mettalic ayu, que meio mundo a procura e após um primeiro ano glorioso, nunca mais me deu um peixe... Qualquer dia pinto-a de rosa, como castigo.

Bem, parei para me sentar um bocado e apreciar aquele ar puro, a noite ate estava boa, apesar do frio. Sem vento nenhum, estava uma noite de regalar. Respirei cada brisa que vinha da Lagoa, e lembrei-me das saudades que tenho das minhas noitadas por lá. Mas este ano não tem dado para grande coisa.

Olhei para a mala, e vai de soltar os pesos pesados... Saltigas e silent assassin´s... Bombas de lançamento, grandes amostras... A chartreuse e a ochi, sempre a bombar por entre a Lua que espreitava por detrás de umas nuvens que a noite tinha... Nem com brilho, nem sem brilho... Nem amarelas, nem laranjas, nem verdes...

Vai de voltar para trás que a já estava longe... Voltei a passar pela mata, que mantinha a geral de bailas pequenas, e um sargo.

Parei ali uns minutos a lançar do lado esquerdo deles, e não me estava a apetecer andar muito mais... Noite sem peixe, já estava a contar com mais uma grade... Com os temporais o Meco areou muito e a água não nos deixa passar de maré cheia para a esquerda, mas a vontade de ir um bocado mais além foi maior e fui andando... O vadeador é realmente muito bom nestas situações, e passei com a água nas pernas, aquele bocado. Chegado ao lado Sul, vai de lançar, lançar, e lançar... E nada!!!



Olhei novamente para a mala, e vai de meter novamente a Ayu, que mais uma vez, nada! Olhei finalmente para ela... Não entendo porquê, mas também não vou perder tempo com isso para entender o que os peixes vêm nela, mas mais uma vez, salvou-me! Amostra tuti-frutti, lançamento falcão, recolha sempre com toques de ponteira, e assim que a amostra se aproximou da margem, aquela sensação que tem tanto de engraçada como de surpresa... Parece que nunca estamos a espera por mais que o esperemos... Manivela pára!!! E drag arranca......ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, não fez grande arranque, mas deu pica e adrenalina, cabeçadas, dois arranques na lateral e pelo tipo de corrida vi logo ser robalo, a baila é mais lutadora e arisca.

Em segundos tinha o peixe em terra... Desgradei, eheheh!!! Sorriso nos labios... Tuti-frutti espantosa... Mais uma vez, salvaste-me. Toca de insistir, insistir, mas tinha sido filho único. Nem mais um toque e passado uma meia hora, voltei para trás, estava esganado de fome.
Fui-me despedir do pessoal e vai de meter a tralha no carro, e Zumba...

Em casa enchi a pança e depois ainda tirei a foto da ordem.
Para a semana há mais...

Não deu para mais, mas foi melhor do que gradar!!!



Material:
Cana: Shimano Lesath AX 3 MT.
Carreto: Shimano Stella 5000 SW
Linha: SUFIX 832
Amostras: Max-Rap; Lucky Craft Flashminnow; Vega Akada; Duel; Daiwa Saltiga; Shimano Silent Assassin; Maria Angel Kiss; Jackson Athlete.


Filipepc

8 comentários:

Pedro Nunes disse...

Boas Filipe!
Por vezes se não formos sozinhos não vamos... É uma questão de habito.
Essas bailinhas miniaturas andam por todo o lado, pena que não as deixam crescer pois ficam tão bonitas quando são grandes..
A insistência muitas vezes dá frutos nem que seja com um peixe para animar a malta como foi o caso :)
Cumprimentos e força aí.

Os Pescas disse...



Parabéns amigo..:-) Com o pouco tempo que tens para pescar agora, fico feliz por apanhares uns belos peixes quando vais amigo..:-)
Principalmente desejo que te divirtas sempre que possas.

Um grande abraço

Luís Malabar

Anónimo disse...

Mais um bom peixe meu amigo. Muitos parabéns. Força, continua a brindar-nos com tanta qualidade e com estes relatos.
Eu tenho andado por essa zona, mas so tenho dado com uns sargotes.
Abraço. David.

Pedro Franco disse...

Boas Filipe,
sem companhia é mais complicado, mas ainda assim conseguiste já no final safar a grade, nada mau.
Um abraço e continuação de bons lances.

Os Pescas disse...

Olá Pedro, por vezes tenho que ir sozinho, se não tiver companhia vou na mesma, gosto muito da minha paz.
Foi o que se pôde arranjar, para a próxima será melhor, assim esperamos lol. Um abraço e obrigado pelo comentário.

Os Pescas disse...

Tenho mesmo pouco tempo Luís, se alguns soubessem, ainda davam mais valor ao esforço que eu faço.
Abraço.

Os Pescas disse...

Olá David, tem dado uns peixes, insiste, que tem sido bom pelo que tenho falado com a malta. Abraço

Os Pescas disse...

Olá Pedro, sem companhia é sempre mais duro, mas preciso pescar para ser feliz. Se tiver que ser vou sozinho. Abraço.