Os nossos amigos

segunda-feira, 14 de abril de 2014

( Spinning) Mais um robalo que gosta de Tutti-Frutti

Boas,

A vontade de fazer um spinning era grande a andava já a ressacar de ir molhar os plásticos... Passei a semana a olhar par o Windguru a pensar o que ir fazer... Pouco mar, embora a aguagem ao final do dia de Domingo me desse uma esperança que algum robalo pudesse encostar...

Foi o que aconteceu, e numa pequena investida a praia, procurei a minha sorte.
Este ano ao contrario do normal, a Lagoa de Albufeira tem estado quase sempre aberta, e isso diminui muito a minha vontade em ir para lá, mas como não tem dado nada noutro spot que gosto, resolvi dar lá um salto...
A minha maior duvida prendia-se com a aguagem que ia estar acima do que normalmente permite os jerks de trabalharem, mas como o mar era pouco tinha ideia que sim.. A ideia era procurar um peixito ali nos buracos criados pelas tempestades do Inverno.

Vi a bola e assim que terminou pûs-me a caminho...

Ao chegar vi um parque de estacionamento cheio, o que me dizia que o peixe podia andar por lá. Vesti o vadeador a pressa e la fui eu, palmilhando aquelas areias que tão bem conheço e que tão bons momentos me deram. Pelo caminho fui vendo o pessoal e dei de cara com N malta conhecida o que é sempre óptimo. O carinho da malta é em certos dias fantástico. Poder receber um sorriso, um abraço, um olá, é bom, depois de uma semana de trabalho, é mesmo muito bom.

Decidi portanto fazer aquela caminhada que tantas vezes fiz nos últimos anos, e que bem que me soube. Cada passo fui me lembrando das pescarias de surf com o pessoal, ou algumas de spinning que por ali fizemos sempre numa grande onda, numa onda de grupo. Tive saudades, foi muito bom... Recordar é viver!!!

A grande dificuldade nesta praia ao spinning prende-se com o facto de o mar quebrar muito longe, pois e uma praia irregular, com cabeços e fundões, quase de 50 em 50 metros. As aguagens são normalmente muito elevadas e meter a amostra por detrás dos cabeços e impossível, logo, ou pescas perto, ou pescas em cima dos cabeços com a maré a encher. Neste campo prefiro pescar nos fundões, e nos agueiros que passam entre o cabeço e o fundão, embora aqui como expliquei a corrente seja demasiado agressiva e raramente dê para pescar com jerks.

Ao chegar a zona da boca da Lagoa parei um pouco, estava exausto, e aproveitei para comer uma sandes, e ver se via a minha amiga raposa que tantas noites já me acompanhou por ali. Mas devia andar por outras bandas, não consegui vê-la. Para quem vem a esta zona, concerteza que conhece esta peça, pois ela é muito atrevida. Ela ou elas... Não sei se não serão mais que uma, mas a realidade é que só avisto sempre uma de cada vez.

Foi por ali que resolvi voltar insistir e insistir e aproveitar a forte corrente. Também aproveitei para olhar para a mala e meter a minha menina... Este ano tem me safo tanta vez... A minha tutti-frutti!!!

E vai de insistir, e insistir... Lançamento após lançamento era uma ilusão tremenda, uma vontade de sentir algo, de tornar a ver o drag a disparar... Qualquer coisa...

Escolhi então um dos fundões onde vi que havia alguma corrente, e por ali fiquei mais de 40 minutos até sentir aquele que foi o 1º ataque... Estava a dar a manivela, o típico no spinning e de repente sinto uma prisão... ma cana vergou um pouco, mas soltou logo... O sangue ferveu, a fé redobrou e logo no lançamento seguinte, assim que fecho a asa de cesto dou duas maniveladas, e!!!... ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, um arranque ja interessante, já me deu gozo, a cana em esforço, peixe com alguma energia, mas o meu Stella lindo apertou com ele, e rapidamente o domei, percebi logo ter um peixe já interessante ali, pelo que o trouxe com calma, mesmo já ele não dando grande luta, e ali na escoa andei a favor da corrente para o pôr a seco sem nunca o esforçar muito não fosse estar mal preso.

Aos meus pés, este Labrax deu-me um grande sorriso nos lábios, não era muito grande, mas era bem gordo, peixe que pesou 1,860 kg.

Durante mais um pouco ainda tentei dar com o par, mas não tornei a sentir mais nada, e regressei a base, passando pelos pescadores de surfcasting que estavam na mesma, dizendo que so dava bailas pequenas. Um deles já levava 5, mas só duas eram aceitáveis.

Espero ainda poder ir uma ou outra vez a Lagoa este ano, antes de terminar a época por aqui...
Logo se vê se consigo ou não. Mas esta já não me tiram, foi mais um bom bocadinho. Adorei. Adorei a brisa, o momento, tudo!!!

O Inverno foi muito rigoroso, agora começa outras pescas, embora eu vá tentando ir sempre spinnar para não perder o ritmo...

Este foi mais um que este ano optou por comer a Tutti-Frutti!!!

Até breve...





Material:
Cana: Daiwa Lateo 3,00 mt.
Carreto: Shimano Stella 5000 SW
Linhas: SUFIX 832 0,20 mm.
Amostras: Rapala Max Rap; Vega Akada; Maria Angel Kiss; Lucky Craft Flash Minnow


Filipepc

11 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Viva ao Tutti-Frutti, Filipe... :)

Abraço

Anónimo disse...

Bom robalo amigo. Qua amostra é essa tutti frutti? Um grande abraço e parabéns pelo peixe.
David.

Bruno Mendes disse...

Viva Filipe
Pois é essas raposas andam por todo lado Arrábida, Meco, Lagoa, a fulana palmilha muito km ehehe
É sempre bom ver que as nossas convicções resultado muitos erros começam a ter algum fundamento, o que nos leva a testar novamente uma vez mais só para confirmar que não estamos errados.
Spining nunca foi pesca que fizesse mas dá me gosto ver a malta por ali a mandar a amostra a ver se a coisa pega. E quando pega é sempre um belo exemplar.
Mais uma vez um belo relato e uma bela foto.
Continuação de bons felings e boas apostas :P

Pedro Franco disse...

Boas Filipe,
Parabéns pela captura, mas acima de tudo pelo relato, excelente como de costume, digno de um verdadeiro pescador desportivo.
Um abraço e continuação de bons lances.

Os Pescas disse...



Parabéns amigo, por mais um belo robalo..:-)
Aproveita bem o Verão, já que o Inverno foi muito agressivo.

Aquele abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Olá Manel, viva mesmo, o raio da amostra é fenomenal. Abraço.

Os Pescas disse...

Olá David, a amostra é da MAX RAP. uM ABRAÇO.

Os Pescas disse...

Pois é Bruno, elas andem aí, lol...
O spinning nao é a minha modalidade numero um, mas é uma que gosto de fazer certos dias. Um abraço.

Os Pescas disse...

Olá Pedro, já não foi mau é verdade... Um grande abraço

Os Pescas disse...

Olá Pedro, já não foi mau é verdade... Um grande abraço

Os Pescas disse...

Olá Luís, o tempo está a melhorar pode ser que agora possa ir mais a pesca apesar do pouco tempo que disponho como tu sabes. UM ABRAÇO.