Os nossos amigos

segunda-feira, 5 de maio de 2014

( Jigging ) Manhã Perfeita.....:-)


Boas Pessoal....


O dia de pesca começou por volta das 10 da manhã após uma viagem calma e sozinho. Com o sol já bem alto e quente comecei a sondar o terreno em busca dos pelágicos...:-)

Ao fim de meia hora à procura num dos pontos quentes e nada, apenas peixe colado ao fundo que não era o que eu queria, tinha que continuar à procura e foi num desses momentos que decidi afastar-me uns bons metros mais para sul do ponto até que de repente vejo os primeiros sinais na sonda aos 74 metros, sendo o fundo nos 92 metros.

Uiiiii...estão aqui marotos..ao mesmo tempo entre as marcas maiores de peixe, mostrava comedía...:-) Andam a tomar o pequeno almoço...esperem ai que eu já vou dou um chouriço com espinhos para provarem...hehehehe


Zagaia lá para o fundo.....pum...vai de trabalhar e uns 30 metros do fundo..uma porrada e já temos festa....ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz...ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ....ZZZZZZZZZZZZZZ...estão com fome e energia..hahaha

A partir dai foi começar a dar ao braço e já o suor começava a escorrer pelo rosto...Uffaa....Um já cá canta e porão com ele...:-)

Enquanto estava a puxar o peixe, vou sempre olhando para a sonda, pois pescando à deriva, dá sempre para detectar pedras e a continuação do cardume, ou pontos específicos do mesmo.

Posso dizer que desde que ferrei o peixe e o coloquei dentro do barco andei 120 metros de onde comecei e a sonda não parava de marcar peixe!!!....aquilo mais parecia a caminhada em linha recta para Fátima!!!....hahahaha...eram tantos, mas tantos que não podiam ser só piazeites!!...Aquilo estava ao rubro...


2º deriva e nem 10 segundos estava a lutar com outro, só que este era diferente, não era tão forte, levava pouca linha...sei lá!!!!...só sei que a partir dos 50, 60 metros até à tona de água, já mal lutava!!....até fiquei a pensar se não seria um cherne ou outro peixe de pedra????

Até que antes de chegar à tona de água vejo algo comprido, corpulento e com uma risca amarelada ao longo do Dorso e com barbatanas amarelas???....assim que rompe a água já cansado é que vejo pela primeira que peixe era este....e para meu espanto um Yellowtail Kingfish....HEHEHEHE..o meu primeiro Kingfish. Posso dizer que fiquei mesmo contente, não sei porquê...hahaha...talvez por ser mais um peixe daqueles que eu via na televisão ou na net e que gostava de um dia apanhar, para saber como era...hahaha. Mais um sonho realizado e ainda por cima, depois de falar com o pessoal sobre este peixe. Disseram-me que nunca tinham apanhado nenhum por estas bandas...hahaha....pelos vistos este devia estar perdido e com fome...:-)


O único senão foi a luta, claro que eu sei que a luta de um não dá nome à sua espécie, e espero que não, pois se eu comparar a luta deste peixe com a do Piazeite, dentro do mesmo peso. Este perde 10 a 0 para o Piazeite.

Entretanto arrumei o Kingfish no porão e voltei atrás para mais uma deriva...:-) O que se pode pedir mais, sol, mar calmo, água quente, uma leve brisa e peixe com fartura....MUITO PEIXE...hahahaha...:-)


Zagaia para o fundo e mais uns 10 segundos e um novo ataque mas não fica, continuo e Pimba....outro ferrado...hehehehe...isto hoje é para a loucura. A este ritmo ai mãe que amanhã não me mexo...hahaha.

O peixe foi saindo a cada deriva que fazia até que de repente, o céu ficou nublado e deixei de sentir ataques!!!...hum!!!...pensa...mudar de zagaia. Mudei para outra com uma lista luminosa e de tons naturais a imitar sardinha. Vamos experimentar se é por causa do céu..isto a pensar cá para mim, já que estava sozinho..hahaha..Se for pensar muito nisto, daqui a uns anos estou maluco..hahaha

Zagaia para o fundo e nem 15 segundos ficou sem levar uma porrada....ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...É Bicho Brutoooooooo.

Outro a bordo e já faltava pouco para encher o porão..que maravilha de dia...:-)

Mais uma deriva e zagaia para o fundo..........eu nem tinha tempo para fumar nem beber água, só parando de pescar mesmo...hahaha.

Estava eu a pensar para com os meus botões quando de repente a linha começa a sair muito mais rápido????...queres ver...travo a bobine com a mão esquerda e sinto logo um peso...faço a ferragem 3 vezes com força e mal baixo a cana para acompanhar o peixe, fecho a asa de cesto e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ:.ZZZZZZZZZZZZZ...este nem esperou para comer a subir...hehehehehe.....mais um a bordo...:-)

Já só tinha espaço para mais um, pelo menos no porão...:-) Mais uma deriva e zassim que largo Jig, vejo um pouco afastado do barco uma foca a olhar para mim????....Eu pensei logo para comigo...Já vens me lixar o peixe desgraçada...grrrrrr....sai....sai para lá desgraçada.

Jig no fundo e mais e uns 5 segundos depois pimba outro....Ufaaa e ao fim de muitos ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...lá começou a subir...:-)

Agora é que eram elas...melhor dizendo, ou era eu ou a foca...hahaha..é que eu já estava à espera do que vinha a seguir...hahaha.

Eu acho que nunca puxei um peixe tão rápido......eu até acho que não fez a descompressão à velocidade que subiu..hahaha. Mas assim que eu coloco o peixe à tona de água, só tive tempo de agarrar no leader à pressa e puxar o mais rápido possível para dentro do barco, pois vejo a foca a vir debaixo para tentar roubar-me o peixe...acho que fui eu a tirar e ela a romper a água a tentar agarrar no rabo do Piazeite...hahahaha.....já te lixaste sua foca...hehehe...quer dizer eu tenho o esforço e tu o proveito...hahaha...não querias mais nada...hahaha.

Ainda fartei-me de rir, pois ela ficou a 2 metros do barco literalmente a olhar para mim...hahaha...até parecia que conseguia ler nos olhos dela....Seu F..D..P....esse era meu....ainda por cima bufava com toda a força...hahahaha. Ainda tentei tirar uma foto, mas ela deve ter pensado...Tiras é o Car...o....hahahaha...mergulhou e não a vi mais...hahahaha.


A pesca estava feita, claro que havia mais peixe para apanhar, mas como o mar já estava a querer levantar por causa do vento e o nublado não desaparecia. O melhor era rumar a terra, pois não podia pedir mais deste dia.....Perfeito....:-)


O caminho de volta fez-se bem e assim que cheguei a terra a malta quis ver o Kingfish, pois como não era normal aparecerem por aqueles lados, a curiosidade era muita...:-)


Arrumei o barco e o peixe, perfazendo 13 Piazeites, 1 Yellowtail Kingfish e um atum pequeno que foi para casa para fazer uns belos bifes de cebolada...:-)


Um grande abraço e até breve amigos

Luís Malabar


15 comentários:

Malakyas disse...

Eh pá... vai-te encher de moscas!
Ontem andei sei lá quantas horas dentro do tejo à procura do peixe e nem uma escama e tu vens para aqui fazer inveja...
Grande pesca!! isso é mesmo um paraiso de peixe!
Um abraço

Manuel Oliveira disse...

Boas Luís,
Agora é que estás no Paraiso, vais e vens quando queres, que maravilha!:)
É de aproveitar esses momentos e obrigado pela partilha!

Forte Abraço e força com eles!

Os Pescas disse...



Comé Malakyas..:-) hahahaha...eu prometo que para a próxima sou mais meiguinho..hehehehe..:-)
Obrigado amigo pelo apoio e sei que vais ter um verão em grande carregado de Burras..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Grande Manuel..:-) Obrigado eu por gostares e pelas tuas palavras amigo. Agora eles até choram com o ferro nos dentes...hahahaha

Um grande abração

Luís Malabar

João Santana disse...

Mas que pescarias Luís, grande relato, ainda por cima junto da bicheza, deve ser mesmo fixe, golfinhos temos cá , agora focas não,ahahahhahahahha, parabéns pela pescaria, grande abraço.

Alexandre disse...

Boas Luís,que bonita pescaria,esse local é um Paraíso,melhor é para estragar hahahahahahha,grande abraço

Nuno Sousa disse...

Boas Luís,parabéns
qualquer dia fazem-te a folha, pois vais daqui e pumba barco naice, peixe a montes ,maior parte todos barcos de achigans ehehhe.SAÚDE.

ntyper disse...

Boas Luis tas master do monstros amigo,sorte esse motores não estarem a trabalhar nas nossas águas amigo,gasolina por aqui ui ui até doía,lol Grande abraço para tu e para a família companheiro!!!!

Os Pescas disse...

Olá amigo, bela pescaria, estás a sempre a dar-lhe. Muito bonitas as fotos dos golfinhos. Um grande abraço, Filipe.

Os Pescas disse...



Comé grande João..:-) Já deste descansos aos sargos..hehehe. Obrigado amigo e se um gajo não está de olho nas focas, roubam o peixe e nem dás conta...hahaha.

Um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Alexandre..:-) Obrigado amigo e prometo não estragar muito..heheheheh..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Boas Nuno..:-) Eu vou tentar não picar muito a malta..:-) Pesco pela calada que eles nem dão conta..hehehe


Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé grande Rafa..:-) obrigado amigo e nunca na vida tinha estes motores em Portugal..hahaha..só se fosse maluco..:-)

Um grande abraço para ti e para o resto da família amigo, desejo-te tudo de bom..:-)

Luís Malabar

Os Pescas disse...


Obrigado Filipe e como sempre só faltas cá tu meu amigo..:-)

Aquele abraço enorme e que tenhas umas grandes férias..:-)

Luís Malabar

Pedro Franco disse...

Boas Luís,
grandes fotos, isso ai é um verdadeiro paraíso.
Mais uma boa jornada com grades resultados e novas capturas.
Um abraço e cuidado com as focas he he he