Os nossos amigos

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Tentáculos demoníacos no Sado...

Boas,



Não creio que possa algum dia escrever grandes relatos sobre este tipo de pescas. Não sinto, motivação, pica... A menos que se passe algo caricato não vos posso dar muito mais do que um simples relato do dia de pesca.
No Sábado deixei tudo pronto para mais uma investida aos nossos amigos Polvos, que realmente estão em fartura o que é estranho para esta época... Além disso dava-me jeito apanhar mais uns quantos...

É que da última pescaria sobraram 3 na minha arca, isto de dar dois a mãe, dois a avó, dois a tia, dois ao primo... Bem, isso deixa-me muito feliz na realidade. Sinto-me bem, mas sobra é pouco, e o ano é longo...

Primeiro, atrasei me meia hora, estava já em stress pois nestes convém ir cedo senão perde-se ali momentos importante.
 Para piorar chego ao pé dele e ainda nem ele estava despachado... Depois o carro dele não pegava, vai de dar bateria... Enfim... Mais uma hora perdida, e ainda tínhamos que chegar ao pesqueiro, pôr o barco na água e deslocar um pouco ate ao spot... Conclusão... Chegámos perto das 7.30 era um pouco tarde...

Durante a semana tínhamos feito umas piteiras catitas, para tentar trazer uns polvos XPTO... Além disto fomos preparados para a chocalhada do costume... A estratégia desta vez tinha plano A, B e se fosse preciso um plano C que era procurar uns peixes pois levámos uma cana e algumas amostras...

Fizemos cinco, duas para cada um, e mais uma de reserva. O dia estava de feição, mar chão, sem vento e algum sol. Nada mau. Ao menos não ia sofrer com o mar sempre a dar-me porrada, o que neste tipo de pesca, acreditem que é horrível. O esforço que se faz é tanto, o peso ao final de umas horas é um martírio para qualquer corpo.
 Assim que deixei cair a primeira piteira, pimbaaa, um polvito, pequeno, mas na medida, fiquei logo todo entusiasmado afinal de contas o dia dizia-me que a colheita ia ser boa, e não fosse a maré estar ainda um pouco vazia julgo que a actividade teria sido melhor...

A ideia era aproveitar o nascer do dia e fazer meia dúzia de polvos e depois seguir para o choco, e felizmente mesmo sem grandes capturas a coisa correu bem e fizemos 5 polvos. Perto das 10 horas resolvemos comer e depois passar ao plano B.



Finalizada esta brincadeira, foi preparar tudo para capturar uns chocos neste ano tão difícil nesta pesca. Bem, torno a referir, que só tem sido difícil porque nos habituamos a pescarias tremendas e depois pescas boas parecem pescas fracas.



A primeira hora com a maré a subir muito depressa, talvez por estar no pico da sua força não correu muito bem. Apenas apanhámos dois chocos pequenos, e ficámos com a ideia de que talvez, talvez... Devêssemos ter ficado aos polvos...

Mas a hora seguinte foi bem melhor com a maré mais tranquila a coisa "rolou", e facturámos bem melhor. Fez uns 20 chocos, sempre a abrir, eram uns a seguir aos outros, sempre em grande ritmo. Que grande alegria, não eram chocos enormes, mas já eram uma quantidade boa o suficiente para ficarmos felizes.



A maré ao chegar perto da praia mar, julgávamos nós que ia ser sempre a bombar, lol, ai a gula, mas os gajos devem ter nos dado a volta e foi novamente muito fraco, e nem 5 chocos apanhámos...

Demos aqui por terminada esta pesca e resolvemos ir tentar só mais 1 ou 2 polvos... Fomos novamente para o spot dos polvos a ver se dávamos com mais algum, mas ao contrário dos primos chocos, os gajos não devem gostar do sol, que só demos com mais 2 pequenos.

Bem estávamos nós parados a comer, e a decidir se íamos parar a pesca ou ir a procura de mais algum e deixei uma sandes em cima da bancada que tem a caixa dos chocos, e conversa para aqui, conversa para ali, e ups!!! Olho para trás, e franzi a sobrancelha!!! Então não é que tinha 4 polvos fora da caixa, um em fuga, e os outros a gamarem me a minha sandes :(((... Fiquei danado e tive que lhes dar assim umas valentes pancadas a ver se largavam a minha sandes desfeita e toda nhanosa!!!

Filhos da mãe, foi uma luta, era uns a agarrem me os braços, outros com a faca enfiada, sem pararem de mexer, o tal fugitivo que por ser tão grande, agarrou se a caixa, ao barco e a minha roupa, e não me largava, foi um stresse total... Tentáculos demoníacos!!! Por isso é que prefiro apanhar choco, tirando o bico que é perigoso, não dão tanto trabalho, os polvos são um stress!!!

Com o estômago vazio não pesco mais... E entre umas risotas demos por terminada esta pescaria, com alguns exemplares, mas longe do que estava habituado.

Enfim... A pesca é mesmo assim...

Vamos ver se ainda dá para se fazer umas pescas durante este mês a eles, para dar por terminado o ano, pois depois vem Junho, a praia, e eles desaparecem daqui...

No final deu uns 25 chocos e 7 polvos







FilipePC, Ricardo Palma

6 comentários:

João Pinto - http://sheospinning.blogspot.com/ disse...

Grande pescaria, já deu para fazer uma bela saladinha de polvo e uns chocos na brasa :)

Um abraço

Anónimo disse...

Grande chocalhada amigo, muitos parabéns. E esses polvos malucos, lol um gozo. Um grande abraço e até breve.
David.

Pedro Franco disse...

Não sendo espectacular, parece ter sido bastante animada, no final deu uns bons tentáculos demoníacos e uns não demoníacos.
Um abraço e boas fainas

Os Pescas disse...

Olá João, dar para a jantarada este tipo de epsca é quase 100% certa, o que falha é uma pessoa estar habituada a muito e depois apanhar menos quantidade. Um abraço.

Os Pescas disse...

Olá David, não foi assim uma grandeee chocalhada, mas epa, deu para divertir pelo menos isso... Um abraço.

Os Pescas disse...

Olá Pedro, foi uma faina porreira apesar do ano mau que esta a ser, vamos ver se ainda dá para algum dia sacar alguma coisa. Abraço.