Os nossos amigos

domingo, 27 de julho de 2014

Baleia passeou pelo canal de São Jacinto e voltou ao mar alto



Uma baleia ferida apareceu, ao inicio da tarde, a nadar no canal de São Jacinto e algum tempo depois voltou a sair, informou a Capitania do Porto de Aveiro.



O alerta chegou à polícia marítima, por contacto telefónico do Patrão do salva-vidas de Aveiro.

De imediato a autoridade marítima "acionou os meios" locais "tendo sido iniciados os procedimentos de acompanhamento".

O mamífero, segundo o comandante do Porto de Aveiro, após entrar na barra com a maré de enchente, em período de marés vivas, manteve-se a nadar no espelho de água do canal de São Jacinto, entre o cais da Pedra e as plataformas de produção de mexilhã (no sentido este-oeste).

"Para proceder à identificação e eventual resgate, reabilitação e devolução da baleia ao mar, foi convocada a Sociedade Portuguesas de Vida Selvagem,
através do Centro de Recuperação de Animais Marinhos - CRAM-Q, de Quiaios", refere o comunicado.

Os biólogos seguiram na embarcação da polícia marítima conseguindo identificar o exemplar como "baleia comum, com cerca de 10 metros, magra, debilitada, com ferimentos na cabeça e com um cabo enrolado na mesma".

Com a maré já vazante, cerca das 17:30, o animal deslocou-se para o canal principal de navegação, tendo saído a barra meia hora depois "a nadar normalmente para o mar alto".

"O encaminhamento do mamífero para águas livres foi apoiada e estimulada por diversas embarcações particulares que colaboraram com a lancha da polícia marítima", conclui a nota informativa da autoridade marítima.

OSPESCAS

Sem comentários: