Os nossos amigos

terça-feira, 29 de julho de 2014

( Trolling ) A busca continua....


Boas Pessoal.....



Mais um dia ao trolling em busca dos pungos, e mais uma vez nem sinal deles. Apesar de estar mais de 8 horas consecutivas à procura deles, a verdade é que nem um sinal à vista!!

Além disso, parece que o material não se está aguentar, principalmente os leaders de 120 libras o que equivale a 54 kilos!!...é verdade, e mesmo suportando esta carga, rebentam depois de roçar nas pedras, mesmo sem forçar os peixes.

Este dia, infelizmente não houve excepção, quando já por volta do meio dia e sem sinal dos pungos decidi mudar de táctica e mudar de zona para dar com algum pargo ou mero. Claro que não é quando queremos, mas sim quando o peixe quer. Mas uma coisa é certa, apesar de os pargos alimentarem-se preferencialmente de noite, tanto eles como os meros, no pico do sol, têm uma tendência para aproveitar para comer. Além de ambas as espécies preferirem comer de noite, ao amanhecer e ao anoitecer. Sempre que a maré está na preia mar e coincide com o sol a pique, entre o 12h00 e as 13h00, eles saem dos buracos mantendo-se perto deles, o que facilita a sua captura.

Se a amostra passar no alcance deles, certamente não exitam em atacar a mesma.

Ainda bem que decidi mudar de táctica e aproveitar a melhor hora para eles, pois logo na primeira passagem sobre um fundo de pedra entre os 7 metros e meio e os 8, com uma das canas a pescar longe aos 7 metros, levo uma das maiores porradas na cana que já levei até agora...simplesmente violenta, que automaticamente fez com que o carreto dispara-se linha em corrida, seguido de cabeçadas, mas sempre sem parar.

Era eu para mim, já estás!!!...comecei logo a recuperar as outras linhas o mais rápido que pude, sempre com o barco engatado para não aliviar a que tinha peixe e quando acabo de recolher as outras 2 canas, agarro na que tinha este peixe mágnifico.

Ele estava lá, agora sem correr, mas o seu peso era enorme e só dava cabeçadas....tum...tum..e cada vez que abanava a cabeça saia linha do BG90...a verdade é que assim que consigo que ele se mova em direcção ao barco, pensei...agora já vens...:-)

A verdade é que estes peixes ou são muito espertos, ou têm muita sorte...hahaha...eu como não acredito muito na sorte, prefiro pensar que eles são muito espertos. Pois o que este fez, foi de se tirar o chapéu...hahaha

Vou contar o que eu senti e percebi segundo o que aconteceu....

Como eu mantive a pressão sem apertar muito, muito com ele, não fosse desferrar-se ou partir o leader, pois podia estar danificado. O peixe com a pressão sobre ele, parece que percebeu que não podia fugir para nenhum dos lados a não ser para onde estava a ser puxado, mas não o fez com resistência, mas sim com um arranque em direcção ao barco permitindo que a madre ficasse com folga, e eu, por mais rápido que enrolasse o carreto, era impossível diminuir a folga mantendo a tensão da linha. Resultado, deu-lhe tempo para encontrar um buraco e enfiar-se ou enrolar o multi entre pedras!....assim que consegui dar tensão à linha era tarde demais...e assim que forço a linha, ela rebenta, não o leader mas sim o multi. Pois como sabemos, multi em pedra já era. Fiquei tão frustrado que nem queiram saber, até mandei dois berros de tão furioso que estava. O que este desgraçado fez com a sua manobra pelo que percebi foi, manter o multi na horizontal em vez de estar na vertical, permitindo enrolar-se em algum sitio.

Lá se foi mais um com uma rapala na boca, mas este era um grande Pargo Luciano, talvez o meu novo recorde!!....sei que temos tendência que o peixe que foge era sempre o maior, mas neste caso era mesmo, pois se for a fazer as contas, enquanto os outros que pesaram no máximo 10 quilos, saíram em 5 ou 7 minutos. Este pelo contrário, demorou entre 15, 20 minutos até o desfecho final.

Enfim!!...mais um à vida...Porra..e não, não fico conformado pois o peixe está escasso e eu não posso dar-me ao luxo de perde-los, seja por material ou por outra razão!!..mas a verdade é que aprendemos com os erros, mesmo quando nos custa e muito.

Bem, depois de arranjar tudo, dei a volta ao barco e fiz a 2 passagem pelo mesmo sitio, mais metro menos metro, a verdade é que a mesma cana aos 7 metros volta a dar sinal e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZ...não era nada que se parecesse, mas eu não podia perder mais nenhum, fosse o que fosse, por isso, nem recolhi as outras 2 linhas, apenas mantive o barco engatado, no mesmo rumo e agarrei logo na cana do peixe para combater. Este tinha que sair entre as outras duas linhas e desde que o peixe se mantivesse mais abaixo que as outras duas linhas até chegar perto do barco não haveria problemas. Pois diminuindo a velocidade, a tendência das outras amostras era subirem um pouco, evitando algum tipo de enleio com a linha do peixe. Mas o normal é recolher sempre as outras primeiro, porque se tiverem que recuperar linha indo de popa ou de proa, não vão conseguir com outras linhas dentro de água, com a possibilidade de alguma se enrolar no motor.

Isto parece fácil, mas acreditem que não é. Fazer este tipo de pesca sozinho quando o peixe bate, pode ser uma confusão dos diabos, principalmente porque não é fácil estar a ouvir o drag a disparar e não ir à cana, mas sim tirar primeiro as outras linhas dentro de água, sempre com atenção ao rumo do barco e ao mar, e só depois a cana do peixe. É uma pesca de opções, em que basta uma errada, para por tudo em risco. Eu digo isto porque tanto o peixe pode parar de correr, dando tempo para recolher as outras linhas, como pode levar 150 metros de linha ou 200 mesmo com o carreto todo trancado e acabar por partir tudo. Esta ultima situação aconteceu a um amigo meu, que viu o peixe levar 150 metros de linha do stella 10000SW em questão de segundos, mesmo com ele todo trancado, foi obrigado a ir de popa, pois não tinha mais linha na bobine, acabando com o peixe a rebentar com o nó da bobine.

Mas voltando ao meu peixe. Lá ao fim de pouco tempo e de olho na linha para não passar perto das outras duas lá consegui o sacar para fora...mais um belo mero e para variar, tinha corrido tudo bem...hahaha.


Ainda fiz mais algumas horas de trolling mas sem sentir mais nenhum toque, acabando por arrumar tudo e rumar a terra por volta das 16h30. Ainda bem que o fiz, pois o mar estava cada vez pior, com vagas cruzadas e o vento a subir e ia demorar muito tempo até chegar a terra, para ser preciso, 1h15 depois. O que normalmente faço em 25 minutos, mas o mais importante é nunca é a rapidez, mas sim a segurança e essa está sempre em 1º lugar, seja a conduzir ou a navegar, pelo menos para mim..:-)


     E como puderam ler, a busca continua amigos.......




6 comentários:

José Pedro Cruz disse...

Olá Malabar!Nunca imaginei que os meros pudessem comer ao trolling! Vou aprendendo com as tuas explicações e demonstrações práticas.
Estavas a pescar com a amostra a que profundidade? E qual era a profundidade do spot? Gostei da justificação do pico de luz... vou tentar aproveita-la no futuro! ;)

Um abraço e continua a busca que a conquista já esteve perto e certamente não tardará! ;)

Abração mestre!

Os Pescas disse...


Comé grande Zé..:-)É verdade mano, eles comem na boa, é preciso é que saiam dos buracos e a rapala passe lá perto. Eu só uso duas marcas, a rapala e a storm, na rapala as de 30 feet e as da storm a deep thunder, ambas afundam até aos 9 metros. Mas a verdade é que no máximo atingem os 7 metros, isto porque a espessura da linha é grande por causa destes peixes. Porque se usares linhas mais finas com uma distancia de 80 a 100 metros consegues chegar aos 9 metros. O spot andava entre os 7.5 e os 8.5. Os meros principalmente, saiem sempre dos buracos e rondam os mesmos na altura de maior luz do dia. Além do lusco fusco do amanhecer ou anoitecer. Isto aprendi nos Açores a fazer caça submarina.
Vamos lá ver como corre a busca, mas pelos vistos os piazeites ficam cá o ano todo, menos e mais pequenos mas ficam..hehehe.

Obrigado mano e um grande abraço e o desejo de grandes tarolos

Luís Malabar

Anónimo disse...

Um dia destes consegues. Não há nada como ser persistente. Fora Malabar.
João.

Os Pescas disse...

A persistência vai acabar por te trazer um bom troféu, mas tens mesmo que procurar o plano C, para quando o resto falhar... Até lá diverte-te a fazer o que mais gostas. Abraço.
Filipe.

Os Pescas disse...



Boas João..:-) Obrigado e a persistência já compensou.

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Filipe.:-) O plano C já arranjei, mas vai ficar guardado para essas alturas más. Que apesar de serem poucas, é preciso ter.

Um grande abraço amigo

Luís Malabar