Os nossos amigos

segunda-feira, 14 de julho de 2014

( Bóia) Carapaus em Sesimbra, mais uma lufada de ar fresco!!!

Boas,

Mais uma pesca realizada para Sul, para os lados de Sesimbra. As noites quentes estão cada vez mais convidativas para umas investidas por toda essa costa.
A pouca vontade de pescar de dia ao sol, com o abrasador calor que temos sentido leva-me a tentar me entreter com pescas mais suaves, rápidas e de certa maneira praseirosas.

Conseguir intervalar estas pescas com as corvinas, é para já o meu entretimento.

Combinei com o pézinhos mais uma pesca rápida assim que escurecesse e lá fomos nós assim que o dia foi dando lugar a noite a caminho de Sesimbra. Chegados lá, pesqueiro muito sossegado, pouca gente ( estou a brincar), lol, aquilo estava com bastantes pescadores, mas lá encontramos um espacinho e toca de descer e escolher uma pedra onde desse para estarmos a vontade e com o material em segurança.



Escolhi uma bóia de 8 gramas, um 0.20mm. para estralho e comecei a pescar com 1,5 mt. de comprimento.

Foi só abrir a cana e começar a pescar e rapidamente apanhei duas bogas e um carapau, ainda não era bem noite, e logo aíi percebi que era noite deles!!!

Assim que escureceu de vez, foi um ver se te avias... Cada lançamento eram ataques atrás de ataques, bóia sempre no fundo, bóia sempre a trabalhar na perfeição com a pouca corrente e o vento quase nulo. Uma noite perfeita para a prática desta modalidade.

Nos primeiros vinte minutos já tinha sacado um monte de carapaus, enquanto que o pézinhos ainda estava a atinar com a coisa, além de parecer um pouco cansado e sem pica.

Eu continuava sempre sem parar, a coisa estava a dar-se e eu estava cheio de pica, até porque tinha dito a família que lhes arranjava uma almoçarada e claro, queria cumprir!!! Pelo andar da coisa, e pelo encher da saca, eu estava decidido a consegui-lo, lol.

A cada lançamento o sorriso que dava era sinónimo do espectáculo que esta pescaria estava a ser. Nem conseguia sequer meter umas bolachas a boca, era, pôr e tirar... Pôr e tirar... Pôr e tirar... E por mais incrível que possa parecer, eram onze horas, eu já tinha cerca de 40/50 carapaus e nem uma boga ou cavala tinha aparecido para chatear. Não fossem os muitos perdidos já no ar, e a coisa já estava mais do que feita.


Tinha uma hora para pescar, e por esta altura já o Miguel tinha parado e tinha falar com malta conhecida que tinha acabado de chegar ao pesqueiro. Ele não estava nos dias dele. Até se deitou lá numa pedra a dormir... Eu cá não parei, já tinha almoço para uma família, era tempo de carregar para arranjar uns quantos para mim.

Felizmente os carapaus cooperavam e praticamente era pôr e tirar, cheguei a contar uma iscada para mais de 8 carapaus, aproveitava sempre a mesma. Impressionante. A certa altura já tinha perdido a conta, já me começava era a doer as costas de ter a mochila a tira colo.

Lá procurei um cantinho onde a pudesse pousar para tentar pescar mais uns minutos e ainda bem que o fiz...

Além dos carapaus entraram umas cavalas e de repente ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, eu abria o drag com elas ferradas e era a loucura total!!! Quem não está habituado, experimente que vale mesmo a pena. Dão uma picaaaa... É muito giro. Julgo que esta pesca do carapau é mesmo uma pesca para a malta vir tranquilamente após um dia de trabalho espairecer e divertir-se com os amigos. É uma pesca mesmo muito engraçada, nãoi sendo as capturas grandes peixes, tirando algumas surpresas, é uma pesca com uma actividade brutal, e que se torna aliciante para quem gosta de sentir um peixe do outro lado da linha.

Quanto mais fino pescarem, mais se vão divertir... Mais giro é tirar um peixe.

Talvez por isso e mesmo cansado, sabe tão bem fazer 3 horitas de pesca nestas noites amenas que puxam mesmo a pesca...

Carapau atrás de carapau, enchi a saca e perto da meia noite e meia, demos por terminada a pesca. Não vale a pena querer apanhar tudo no mesmo dia... Já foi bom, e já deu para espairecer e ferrar uns peixes.

Antes de dar por terminada a pesca, ainda apanhei mais 2 cavalas de bom tamanho, e na última abri muito o carreto e era ZZZZZZZZZZZZZZZZZZ´S atrás de ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ´S e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ´S. Um gozo imenso, um espectáculo.

Certamente que tornarei a esta pesca ainda este Verão que agora começou, nem que seja porque sabe tão bem pescar à noite no Verão...

Divirtam-se e aproveitem as noites quentes, pode ser que se safem...

Foi chegar, separar uns quantos para ir dar a minha mãe e deixar estes para mim...
Em breve há mais!!!


Material:
Canas: Vega Nextor; Barros Power Strike
Carretos: Vega Boxter; Shimano Hyperloop
Linhas: Vega Power Line; Trabucco XPS; Asso Fluorocasting
Iscos: Camarão congelado selvagem

FilipePC

10 comentários:

Bruno Mendes (lostSoul) disse...

espetáculo se soubesse que estarias por la tinha ido ver e ter uma lições que isso da boia para mim é um atrofio ! é o que da só fazer pesca embarcada.
as noites tem sido muito boas para essa pesca esperemos que assim continuem

De um aproxima ida a eles ali em Sesimbra Apita que eu vou ver se aprendo .
Se queres brincadeira experimenta fazer pesca mais grossa e com tintureiras ihih ;)

Abraços e boas saídas

Anónimo disse...

Olá amigo, tambem tenho ido lá, tem dado alguns carapaus, mas sinto que não os ferro bem e por vezes deixo de os sentir. Tens alguma dica?
Abraço, David.

Pedro Franco disse...

Mais uma divertida jornada, bastante produtiva como é típico nesse tipo de pesca.
Só de ver esse relato fiquei com vontade de fazer uma noitada aos carapaus, este ano ainda não consegui ir.
Um abraço e bons lances.

Os Pescas disse...

Olá Bruno, eu tenho ido de vez em quando... A ver se combinamos algum dia, talvez ainda vá estes dias. Um abraço.

Os Pescas disse...

Olá David, a dica é entenderes bem o que estas a fazer. Se não sentes peixe, ou aumentas ou diminuis a profundidade. Uma coisa é sentir e não ferrar, aí ou é da montagem, ou anzol, ou até de falta de prática tua. Mas se deixas de sentir, o mais provável é não estares a pescar na profundidade correcta. Abraço.

Os Pescas disse...

Olá Pedro, é sempre uma pesca gira, com alguma actividade e em que se passa um bom bocado. Acima de tudo isso... Um abraço.

Os Pescas disse...



Estou a ver que andas a dar cabo dos carapaus..hehehe..Ainda bem que te andas a divertir amigo e só tenho pena de não poder estar ao teu lado :-)

Aquele abração

Luís Malabar

Unknown disse...

Boa noite, estou de ferias em Pinhal novo, qual o pesqueiro mais próximo para os carapaus ? Cumprimentos

Unknown disse...

Boa noite, estou de ferias em Pinhal novo, qual o pesqueiro mais próximo para os carapaus ? Cumprimentos

Os Pescas disse...

Bom dia, o pesqueiro mais próximo são os pés de Galo em Sesimbra. Boia de 6 a 12 gramas, isco, camarão e cuidado nas pedras pois são manhosas. Abraço.