Os nossos amigos

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Costa da Caparica - Finalmente peixe vamos ter peixe ao monte e praias...

Pois é!!!

Após anos de irresponsabilidades, anos de má gestão territorial, anos de uma completa incompetência, finalmente vamos ter obras na Costa da Caparica e com isso peixe e praias...

Como é sabido, a mexida de areais, traz peixe, levanta comedia... Lembro-me de há 5 anos das obras que existiram, das dragagens, e do quanto peixe esse ano deu... Espero como pescador que esse ano se repita, e espero como banhista tornar poder is a praia e estender a minha toalha sossegado e à vontade...

No meio desta excelente notícia, o ridículo de EM PLENA ÉPOCA BALNEAR ir acontecer estas obras... Uma vergonha.

Mas no meio do negativo, o positivo é que se vão finalmente fazer as obras necessárias...

A notícia



Parte da Costa da Caparica ficará parcialmente vedada durante dois meses devido às obras de alimentação artificial das praias.
As obras decorrerão ao longo de dois meses, começando no dia 26 de Junho e terminando até ao dia 26 de Agosto, de acordo com projecções da Agência Portuguesa do Ambiente.
Serão afectados os areais de Nova Praia/ Saúde, Praia Nova, Dragão Vermelho, Tarquínio/Paraíso, CDS, Sto. António e Norte na Costa da Caparica, e S. João da Caparica.
As praias serão trabalhadas por secções e individualmente para permitir o acesso dos banhistas.
Está previsto que a intervenção em cada praia demore cerca de uma semana.
Os trabalhos decorrerão em duas frentes de sul para norte, iniciando-se esta semana na praia do Tarquínio/Paraíso. O objectivo é melhorar a frente urbana o mais depressa possível.
Filipe Távora, da APA, afirma que esta intervenção se justifica devido às intempéries mais severas que houve este ano: "Alguns areais estão muito baixos, outros quase que desapareceram. Normalmente a areia é reposta por um processo natural mas este ano isso não se verificou, ao contrário de outros anos" adianta.
O atraso na intervenção deveu-se à burocracia do processo, que envolveu levantamentos topográficos, realização de um concurso internacional para a exploração da obra, e das condições de ondulação mais propícias durante esta época do ano.
As obras consistirão em dragagens de areias do canal sul da barra do Porto de Lisboa que serão transportadas até à frente de cada uma das praias onde serão espalhadas e repulsadas de modo adequado. Serão também realizados levantamentos topo-hidrográficos e de caracterização granulométricas das areias para monitorização em simultâneo.

Sem comentários: