Os nossos amigos

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

( Trolling ) O enguiço foi quebrado.....




Boas Pessoal...:-)



Este relato é o resultado de muita dor de cabeça, por causa dos Pungos e das corvinas.

Como já tinha dito antes, os desgraçado dos pungos, ao contrário do ano passado que começaram a dar com alguma regularidade a partir de meio do mês de Junho. Este ano andavam atrasados, e mesmo assim, nada me diz que a partir de agora as coisas voltem à normalidade...hahaha.

Mas o futuro a Deus pertence, por isso, vou contar o que se passou neste dia de pesca, que começou por ir à procura dos meus lindos Piazeites. Não que as águas estejam quentes, muito pelo contrário, mas a verdade é que continuo a ver de vez enquanto, alguns pescadores de rua, com eles pendurados em paus à venda.

Por isso, lá fui eu tentar a minha sorte, mas de qualquer maneira caso não desse com eles, recorria ao plano B, o trolling. Claro que é bom ter sempre um plano B, caso o plano inicial falhe e em vez de voltar para casa, sempre tinha outra solução.

Até esta altura, não tinha plano B, mas a verdade é que a falta de pungos, me levou a isso...hahaha.

Eram 9h da manhã e eu já estava a ver se dava com algum piazeite. Para dizer a verdade não é que tivesse fé por estarmos no cacimbo, mas nunca se sabe...hahaha.

O tempo foi passando e até marcava algum peixe, mas nada de piazeites...hummm....o que é isto que anda no meio destes cardumes!!...devem ser atuns pequenos, pensei eu. A maneira mais fácil de saber se são atuns é mudar para speed jigging, pois o atum prefere sempre o jig rápido, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam sobre os Amberjacks.

Eu também pensava o mesmo, até chegar à conclusão depois de tirar perto de 3 toneladas de piazeites, que são muito raros os dias, que eles comem em speed jigging. Talvez o erro seja por ver os japoneses malucos no youtube a fazerem corridas para ver quem é que chega mais rápido com o jig cá acima.....hoje quando vejo isso, só penso...que malucos..hahaha.

Assim foi, passei para speed jigging e pimba um toque mas não ficou, ainda bem que não ficou. É que estes bichos para sujar o barco não à paciência...hahaha..por mais pequeno que seja, parece que têm 10 litros de sangue prontos para sujar o barco mal saem da água..hahaha. Se tivessem 10 quilos, era bem vindo, mas os pequenos, não obrigado.

Bem, nada de piazeites e eram 11h00 da manhã...humm...acho que já constatei o óbvio que não anda cá nada e eu feito parvo aqui para nada...hahaha. Está na hora de mudar para o plano B..:-)

Trolling.....:-(

A cara de triste significa que é uma seca, é mesmo uma seca e se não fossem os pungos, nunca faria esta pesca, pois das duas uma, ou um dia destes vou adormecer ao volante do barco apanhar sol ou então vou ficar lerdo e maluco a olhar para o céu...hahaha.

Vai de preparar o material e fazer mais 15 milhas e meia até o ponto. Chegando ao sitio, amostras dentro de água, regular a velocidade e fazer o mesmo de sempre....ficar de papo para o ar à espera e sempre a controlar o fundo. Se não fosse preciso ficar de olho no GPS e na Sonda, ai adormecia mesmo...hahaha

Voltando ao passeio..quer dizer....ao trolling....o mar estava um espanto e via-se sardinhas, bastantes cardumes de sardinha....bom sinal.....fiz a 1º volta e a meio do caminho acordo com um arranque do Saltiga...ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZz.....e desferra...PORRA!!!.....coitadinha, logo com o saltiga...arrancáva-te a boca toda desgraçada....até choravas..Grrrrrr..

Estão a ver que muito tempo ao trolling sozinho dá nisto....hahahaha.

Mas se calhar era um calhau manhoso com paladar por amostras de plástico...vamos dar a volta e passar lá outra vez para ver se o calhau morde de novo..........e o calhau não deu sinal...hum!!!...acho que vou dar mais uma volta e passar de novo para ter a certeza....

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz....ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ...Já estás maldito calhau....e no saltiga...hahahaha...até te vai doer os dentinhos calhau.

Agora é que entra a confusão, ou seja, recolher o mais rápido as outras duas linhas e só depois agarrar na cana do peixe....e vai de enrolar enquanto ouvia ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ:.ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz.....até que o calhau parou para descansar...hehehe...assim que recolhi as outras duas linhas agarrei na cana e começou o combate, ou metade dele, que pelos vistos o barco e o drag trataram do calhau...hahaha...mas apesar de tudo eu só pedia....NÂO DESFERRES...POR FAVOR...hahaha.

Mas o calhau não largou e ao fim de pouco tempo aparece à tona de água e como é costume,  arranca outra vez e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ....até ao fundo....eu espero calhau...eu não tenho pressa..hehehe....anda cá que eu tenho uma coisa para ti..hehehe.

Passado um minuto lá deu de si....e eu só pensava....Porra, meus ricos piazeites que estes peixes são muito cansados...hahaha... assim que veio pela segunda vez à tona de água e olhou para o que eu tinha na mão o calhau ia morrendo de susto...hehe...era apenas um bicheiro de big game que usamos para os marlins...hahaha..assim que espetei o bicheiro, parecia manteiga...entrou por baixo e saiu por cima da cabeça...hahaha...acho que morreu logo ali...:-)

E vai de festa...hahaha...pois o maldito enguiço estava finalmente quebrado...:-)


Depois deste pequeno filme ainda dei mais umas voltas, mas pelos vistos esta deve ter afugentado mais alguma que por lá andasse....estava na altura de a arrumar no porão e com muita satisfação minha por descobrir que cabia no porão..hehehe.

Vamos a ver se as meninas deixam de ser tímidas e começam aparecer com mais regularidade para conseguir fazer uns filmes giros para a malta ver..:-) mas no dia a seguir também foi giro...hahaha...mas fica para o próximo relato :-)


                                      Até lá um abraço

                                        Luís Malabar

10 comentários:

João Santana disse...

Grande bicho Luís, era quase maior que tu,essa paisagem que se ve do barco é linda, parece a nossa costa alentejana ali ao pé pinheiro da cruz antes do carvalhal....
Muitos parabéns por mais um trofeu

Grande abraço e força ai amigo.

Manuel Oliveira disse...

Boas Luís,
Parabéns pela captura!
Concerteza que com a tua dedicação, mais tarde ou mais cedo irás dar com eles à força toda... :)

Forte Abraço dos Algarves

José Pedro Cruz disse...

Grande patrão! Mais um troféu! Maravilha!
(Ainda vou ter de ver o vídeo em casa...).

Abraço!

Os Pescas disse...


Grande João..:-) Obrigado amigo e é verdade o que dizes, pois muitas das vezes faz-me lembrar o nosso magnífico Alentejo..:-)

Um grande abraço mano

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé grande Manuel...:-) O homem das ilhadas..:-) Obrigado amigo e pelos vistos vieram para ficar..:-)

Aquele abraço amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé grande Zé..:-) Obrigado amigo e como te disse no face, vou tentar filmar a luta para a malta ver ok.

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Grande corvina amigo. Muitos parabéns, é bom ver que já as encontras-te, agora que seja um mês de muitas e boas capturas. Abraço.

Pedro Nunes disse...

Comé mestre Luisão!
Eu não percebo nada de pesca embarcada nem desses monstros que tu apanhas por aí, mas tenho que "tirar o chapéu" amigo...
Parabéns pelo corvinão, isso é outro campeonato Luisão, quando eu voltar a pescar e apanhar os meus robalinhos de 2 e 3 kilinhos mando-te alguns para usares como isco loool...
Nos dias em que não fores à pesca vai mas fazendo um ginásio que um dia destes nunca se sabe se não te vai fazer falta :)

Abraço e força aí.

Os Pescas disse...


Obrigado Filipe..:-) e agora é ver como corre o resto do mês..:-)
Mas para já está 5 estrelas..hehehe

Aquele abraço grande amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé grande lobão..:-) Obrigado mano e as minhas costas agradeciam se eu fosse para o ginásio...hahaha. É que puxar isto para dentro do barco até dói..hahaha. Não tardas já começas a ter a costa só para ti amigo, para malhares nos tarolos..:-) Já falta pouco..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar