Os nossos amigos

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

( Surfcasting) Momento de descompressão...

Boas,

Após aquela azáfama do convívio no restaurante, veio a parte da pescaria... O mar já tinha caído na noite anterior, logo tinha noção não ser a melhor noite para se pescar, mas na realidade tinha esperança de aparecer alguns bons peixes... Afinal de contas aquela zona é tipicamente uma zona de peixe de bom porte.



Fomos para a praia no nosso gang, 3 carros, sendo que desta ficámos longe do Egas e do Becas, por motivos óbvios. Tive saudades deles, mas estive em boa companhia...

Ao chegar fiz logo a minha loucura... Disse a malta que se gradasse, além de ter que aturar o Luís Fisher Moreno, ainda lhes oferecia todas as canas de surfcasting que tenho... Começou logo ali a paródia, era vê-los a rezar uma mezinha para eu gradar... Sacanas.

Chegados a praia deixámos a malta mais "cota" ficar ali a entrada a depois a maioria foi para a esquerda e o Bruno Pereira para a direita.

A chuva ameaçava cair e o céu estava negro... O vento mesmo brando, dizia-me que ia levar com alguma chuva... Preocupei-me em montar rápido as canas antes do anoitecer e depois preparar-me para a chuvada... Enquanto anoitecia foi chovendo um pouco mas nada demais, e estava mesmo a ficar de noite quando a coisa pegou um pouco mais e fui vestir o impermeável. Felizmente as canas estavam a pescar...

Hora de sentar e apreciar um bom café e os lançamentos do Emanuel... O homem está com uma evolução brutal... Cada vez lança mais...



Logo de seguida foi ver o Guilherme e o Emanuel a desgradarem com bailas... Logo de seguida a Sky caster Hybrid começa a safanada o Guilherme faz o sprint da noite... Uma bela dourada...
Eu a ver navios... Ainda estava a tentar perceber o que o peixe queria... Mas se querem que seja sincero estava muito pouco preocupado... Pensava para os meus botões que gradar não ia gradar... Epa pelo menos acreditava que não, que ia acabar por apanhar alguma coisa... Depois, isto após um evento destes eu estava em modo de descompressão... Soube-me tão bem sentar-me ali a chuva e ver as pessoas a minha roda felizes, ver aquela onda, aquele ambiente fenomenal foi algo que me deixou muito feliz.

Os minutos passaram a horas e a noite continuava a dar-me uma bela grade... O Guilherme já ia com 5, o Emanuel com uns 6 ou 7 e a malta quase toda tinha desgradado. Eu continuava a insistir, primeiro num anzol muito grande a espera dos bons peixes e depois insisti muito tempo na ameijoa branca que nem um peixito me deu... Bem... Ainda estava calmo, mas tinha a barriguinha vazia e lá decidi ir ter com o André e fomos ao pé do Bruno Pereira que estava lá longe mas tinha uma chouriça das boas... Nham Nham... Pelo caminho lá fomos ver as pescas dos restantes e o Filipe João e o Santos ainda gradavam, o André estava já com um bom sargo e mais dois pequenos, e o Vieira tinha um sargo à la Costa Alentejana. Grande animal. Foi bom ver um peixe que adoro pescar naquelas areias... Olhem eu continuava a zero, mas a chouriça estava tãooo boa... Bem... De pança cheia, faltava outro café e pelo caminho lá vejo o Emanuel a tentar apanhar um barco que se via lá ao longe... Um dia ele parte as canas ao meio...



O café estava bom, e o Guilherme lá foi tirar outra baila... Hmmm... Levantei me e pensei... Agora vou lá eu tirar um peixe... E epa quando agarrei na cana, a gaja estava pesada...E eu a pensar... Eh eh eh, já desgradei sacanas, ninguém fica com a minhas canas mais lindas... Mas a meio do caminho... puft, lá foi ele... Ou algo...



Olhei para o relógio e era quase uma da manhã enquanto via o Emanuel a tirar dois seguidos e o Guilherme e André outro pensei... Isto não me vai acontecer... A minha reputação vai por água abaixo... E o Denis pimentinha ( Guilherme) não se vai calar até ao final do ano... Estou tramado... Hmmm... Filipe... O isco não vem, seja qual for... pensa... Os estralhos estão a trabalhar... Bem, vamos então baixar o numero só um pouco a ver se algum matraquilho se engana e vamos tentar pescar mais activamente, como eu gosto, ou seja em pé, sempre a trabalhar, a preparar estralhos, iscadas, deixá-las primorosas... Lancei, mudei estralhos, preparei os estralhos logo para a iscada seguinte, tratei também das iscadas... Outra forma de pescar, outra atenção a pesca em si... Coisa que nem estava a ligar, mas confesso que a certa altura pensei para mim que a coisa era preocupante...

O Denis o pimentinha continuava a gozar-me e o Emanuel lá vai outro peixe... A Duo dinâmico Santos e Filipe João tinha já desgradado... E pensei... Os gajos fizeram macumba só pode... Isto nunca me aconteceu desta forma... Uma coisa é não haver peixe... Outra é ir dando uns peixitos e eu nem tocar na xixa... Olhei para os iscos e pensei... Qual de vocês me vai safar de ouvir o Guilherme o mês todo e o Luís Fisher Moreno a gozar-me... O puto se me dá uma tareia não se cala mais... Filipe tu põe te fino pa...

Saco uma americana, meto-a inteira pela linha e vai bomba... Comecei também a esticar mais... e mais... Estava na altura de dar tudo, faltava uma hora para a praia mar, e eu sabia por as praias estarem areadas que ou era aquele momento ou dificilmente era... E lancei ambas... Uma com americana outra com caranguejo... Fui beber outro café, mas fiquei atento... E lá no meio daquela escuridão pareceu me ver a cana a dar um toque, e depois outro... Levantei-me fui ao pé dela... Olhei para a outra e também bateu... E pensei... Queres ver... Agarro na primeira e assim que faço a ferragem sinto o peixe, nada de mais mas o suficiente para desgradar... Quando agarrei a baila que até era boa, fiquei mais relaxado e com um sorriso nos lábios... Querem canas? AHAHAH...

Agarro na outra e sinto o peixe, este mais reguila, e na escoa o gajo deu alguma luta, julguei ser um sargo ainda maior... Um exemplar interessante nada dos matateus que costuma dar, mas... Foi bom na mesma... Fui pelo areal acima com os dois na mão a rir-me... E meti os peixes na saca... A minha pescaria tinha começado...



Estralhos preparados, iscos, tudo... Foi só lançar novamente no máximo daquilo que eu sei e consigo... Arriscar era a palavra de ordem... E logo de seguida a cana bate... Outro sargo interessante. O Emanuel tirava outro...  A chegada da praia mar deu me ali duas horas de grande labuta... Não parei...Era só iscar, trocar, lançar... E tirar uns peixes... Bailas e sargos, 5 deles devolvidos por mim e pelo Guilherme... O João Rocha já tinha desgradado também, a coisa tinha animado e tinham saído uns bons peixes. O Santos saca dois sargos bons seguidos e eu e o Guilherme mais uma baila e sargo cada um... Quando me sentei novamente as 4 estava estoirado... Aproveitei para comer... Estava mais relaxado já com peixes na saca, e estava a saber me bem aquela azáfama...
O cansaço esse, apoderou-se de alguns... E vi o Emanuel que era quem tinha mais peixe a arrumar... E foi dormir para o jipe.
O Guilherme estava arrumado... E embora já tivesse 9 peixes perdeu as forças e foi dormir... O gajo estava tão embirrante que se pôs a marrar comigo do chapéu estar torto, e ele estava a apanhar frio e bla bla bla... Birra do sono... É o que dá ser Denis o Pimentinha... Sentei me um pouco e deu me a moca... Cheguei a estar perto de desistir... Mas olhei para a malta e pensei... Não me vou sentar mais... É até ao fim... Isto só acaba ao nascer do dia... 

E levantei-me preparei iscadas de titas, caranguejo, bicha branca e casulo... A maré vazou a uma velocidade enorme e em duas horas a praia ficou rasa... Ao invés o mar mexeu um pouco mais e consegui mudar um pouco a sorte nesta pescaria para juntar aos peixes que já tinha feito... Tinha ainda mais uma americana que meu deu outro sargo e os bibis davam bailas, algumas boas... O Guilherme dormia, dormia... Lol... Eu andava as voltas, era cima, baixo, lança, recolhe, isca, desisca... Já com o raiar do dia fui fazer os últimos lançamentos... E fui acordá-lo para se começar arrumar eram já umas 6... Estava na hora de dar por fina a pescaria... Iscadas muito bonitas... canas lá bem longe por detrás da ultima onda... e vai de arrumar...

Ao longe vejo a Tournament a bater e lá fui eu a correr... E enquanto tirava mais uma baila, vejo a linha da outra a cair... peixe. E mais um sargo... E enquanto lhe tirei o anzol da boca, pensei logo ainda vais a água enquanto arrumo o resto... E que bem fiz!!! Estava já o Guilherme em acção a ajudar a despachar a coisa quando vejo-a novamente a bater, mas desta fui devagar,  e quando a vejo a correr... Pensei noutra baila, mas quando agarrei e levei umas marradas... oh la la... querem ver...

Como a maré estava muito vazia e ainda faltavam 3 horas para a baixa mar, já se viam os caneiros e os cabeços e tive que ir tirá-la bem para a esquerda. Mais uma linda dourada que veio coroar o esforço da noite e a pescaria que de grade rapidamente se tornou numa pescaria bem aceitável... Sem aqueles peixes da Costa Alentejana que tanto tento procurar, evitando sempre pensar em quantidades e preferir trazer 5 ou 6 de jeito. Mas a pesca é assim mesmo. O importante mais uma vez foi ver a malta toda alegre e saciada. Há mais marés do que marinheiros... E acabou por nem ser uma má pescaria...



Não tirámos fotos as pescarias dos outros como é costume, nem a foto de grupo pois o cansaço era maior e tínhamos que ir ter com a malta.

No caminho para o Seixal a sensação de dever cumprido, de alegria como sempre por estar entre "família"... esta pescaria foi um momento de descompressão... Estava a precisar.

Em breve há mais...



FilipePC, Guilherme, Emanuel, Santos, Filipe João, João Rocha, Bruno Pereira, André, Vieira.

4 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Boas Filipe,
Parabéns pelo convívio!
Pela forma como descreves correu tudo como era esperado e foi 5 estrelas...
Estar com a malta amiga e ainda conseguir fazer uma pesca boa, o que é preciso mais??? Só se fossem mesmo os monstros daqueles do Luís... LOL
Vá lá que ficaste com as canas... :)

Forte Abraço e força ai

Sergio Fernandes disse...

Ola Filipe

Ái Ái!!!!! estavas a ver a canitas a fugir
mas, estava tudo controlado.

grande abraço

Alexandre disse...

Bonita pesca malta,cinco estrelas.
grande abraço

Os Pescas disse...



Safaste de boa Filipe..hahahaha. Estavas a ver as canas a fugir..hehehe. Mesmo assim foi uma bela noite de pesca entre amigos :-)

Aquele grande abraço

Luís Malabar