Os nossos amigos

segunda-feira, 11 de maio de 2015

(Corrico) Um bom cabeçudo...


Boas Pessoal...


Pelos vistos o verão está a chegar ao fim com muita pena minha e a começar o cacimbo...sniff...sniff...hahaha

Não que eu não goste do cacimbo, mas passar 3 ou 4 mêses ao trolling aos pungos, garoupas e meros. Para ser sincero não gosto, é uma pesca de seca!!...Claro que a malta em Portugal delira com as corvinas, mas para mim, depois de descobrir a força de outros peixes, posso dizer que a corvina é um peixe muito cansado...hahaha...só tenho pena que o tamanho, peso das corvinas e dos pungos não correspondam à sua luta.

Podem achar que eu sou maluco quando digo que é um peixe cansado, mas eu tal como voçês, quando pescava a elas em Portugal, também ficava maluco com a luta que me davam, e achava a corvina um peixe com uma força descomunal, com uns arranques demolidores e com uma resistência duradoura. Ainda por cima, como é que um peixe tirado entre os 7 e os 11 metros de fundo se cansa tão rápido!!..claro que o equipamento que eu uso aqui é mais pesado do que aquele que eu usava em portugal. Mas acreditem que a única diferença que existe entre pescar a elas com material mais pesado ou mais leve, é só o tempo que demora a puxar para cima o seu peso e não pela luta. Pois com material mais leve, ao fim de um bocado começa a ser uma seca, pois sente-se que o peixe já deu o que tinha a dar mas só não o forçamos por causa do material...se é que me entendem.....e não porque continua a correr de um lado para o outro e sempre a dar cabeçadas. Eu não pesco com material pesado por causa delas, mas sim por causa dos outros peixes, que esses sim. São bem mais brutos e fortes que as corvinas e os pungos.

Mas se quiserem experimentar um dia pescar com material mais pesado, vão reparar que vão usufruir de toda a luta dela e quando ela chegar cá acima, ainda vai dar luta, ao invés de vir já morta...experimentem um dia e vão ver que, a única diferença vai ser só, na vossa capacidade de a puxar para cima ao invés de esperarem que ela ceda quando já morreu. Estar no controle do jogo é muito diferente de só participar dele.

Espero que este ano, o nosso Tejo vos dê muitas alegrias e a possibilidade de tirarem os vossos troféus, pois a corvina é um dos maiores peixes desportivos que temos em Portugal. Só espero que se respeitem uns aos outros no mar e nos pesqueiros, para que a pesca seja um prazer e nunca uma luta entre pescadores.


Mudando de assunto...

Este ano o jigging, para as minhas bandas foi muito fraco..nada que se compare com o ano passado, onde os piazeites fizeram parte do meu dia a dia, com lutas descomunais, levando-me ao limite do meu corpo, mas sempre com uma satisfação enorme e um agradecimento ao mar por esses dias.

Este ano tive dias muito difíceis, mas que serviram para crescer com pescador e acumular mais experiência e entendimento sobre esta pesca. É como eu costumo dizer, não são com os dias de abundância que aprendemos, mas sim naqueles dias, que o peixe se encontra lá e por alguma razão, só come de uma maneira!!

Mas felizmente, depois de falar com algumas pessoas, percebi que a falta que houve este ano de piazeites, não é normal....THANK YOU GOD...hahaha. O normal todos os anos é como foi no meu primeiro ano aqui...PALETES deles....hahaha.

Para terminar, deixo-vos aqui com o meu ultimo cabeçudo que tirei ao corrico, quando andava à procura dos veleiros. Este foi apanhado com miriasanga e anzol circular...e quando lhe dei de comer, pensava mesmo que era um veleiro...hahaha..pois não atacou como é normal deles.

Apesar da pesca andar muito fraca nesta altura de transição, espero conseguir dar com o peixe para vos contar mais algumas aventuras que se vão passando...:-)


                           Um grande abraço e até breve

                                         Luís Malabar

8 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Boas Luís,
Infelizmente não posso comparar essas emoções, que são um espectáculo de certeza!
Mas em termos de pesca desportiva para o peixe pesado, estás bem servido por ai... :)
São nesses dias que nós aprendemos mais, ou pelo menos tentamos!

Forte Abraço dos Algarve e força com eles

Pedro Nunes disse...

Comé Luisão!
Podes querer pá esse gajo é mesmo um cabeçudo, já parece um gajo que trabalha comigo hahahahaha
Tu passaste da categoria de Robalos pás corvinas e agora já vais noutro nivél, o teu campeonato já é outra realidade completamente diferente...
Aproveita ao maximo as oportunidades sempre que puderes ;)
Parabéns e força aí Luisão.

Cristóvão Veríssimo disse...

Um Belo cabeçudo sem duvida Luis!
É normal esse tipo de luta dar mais prazer, pescas com material que confias e podes forçar o peixe à vontade para o tirar.
Aqui a tecnica é mesmo como dizes, "fazer render o peixe", cansa-lo e depois captura-lo calmamente para nao correr o risco de o perder!
Eu nunca pesquei à corvina nem tão pouco tive um peixe dessas bitolas do outro lado da linha, mas do que vejo, é como a malta pesca até ao robalo... (Muito cuidado para não partir!!)
Apesar de os exemplares de grande porte pescados por mim serem muito poucos, pesco sempre "à bruta" O material é para trazer o peixe para cima e não para andar a passear com ele a ouvir o carrete cantar só porque pagamos muito por ele! ehehe

Força nisso e obrigado pelas partilhas!!

Abraçoo

Os Pescas disse...

Adorava um dia ir ter ctg e apanhar um peixe desses. Juntamente com os piazeites são os que me enchem os olhos e os que sonho apanhar.

Vai dando forte que a malta cá espera pelas grandes capturas...

Abraço amigo.
Filipe.

Os Pescas disse...

Comé Manuel :-) Obrigado amigo e é verdade. Estamos sempre aprender. .hehehe.

Grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Grande Pedro :-) Apesar da realidade ser outra nunca me vou esquecer de onde vim e o que aprendi com os nossos peixes..hehehe. Obrigado mano

Grande abraço e muita saúde

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Comé Cristóvão :-). A única seca que dá pescar leve para certos peixes, é porque chega a um ponto que é só o peso e não a luta em si. Quando chega ao pé de nós já vem quase morto.

Grande abraço mano

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Grande Filipe. Sabes que eu espero aqui um dia por ti meu amigo. Espero que não demores anos até ganhares coragem de vir até cá :-)

Grande abraço amigo

Luís Malabar