Os nossos amigos

quinta-feira, 30 de julho de 2015

(Trolling) Mais um par de jarras...hehehehe


Boas Pessoal....



Os dias de pesca tem corrido com normalidade e com o peixe a colaborar...hehehe. Claro que não é em quantidade, mas sim em qualidade..:-)

Entre vinis e jigs, o trolling não fica para trás e quando o peixe está activo, é muito divertido ouvir o som do drag a rasgar o silencio do ar..:-)

Mas antes de vos contar a história do par de jarras...uns dias antes ainda consegui sacar este pungo comilão que não resistiu a um dos vinis. Pelos vistos era filho único ou então havia mais, mas se havia mais, arrancaram com o espalhafato que este fez..hehehe.


 Como já estão fartos de corvinas, vamos então falar do par de jarras, e pelos vistos, um deles estava com uma fominha que só visto...hahaha.

O dia começou cedo e após umas voltas a dois pontos, percebi logo que não andava nada por lá. Resumindo, só me restava tentar ao trolling, ainda por cima estava sol. O que para mim, é uma mais valia, juntamente com a altura da maré e o estado do mar..:-)

Escolhi a mesma côr de amostra para ambas as canas e ambas magnum para 30 feets de profundidade. Mesmo com mais canas, quando pesco a estes peixes, só uso 2 canas por razões técnicas.

Assim que cheguei a uma das zonas, coloquei as rapalas dentro de água e sentei-me no banco sempre de olho na sonda e nem tinha passado 5 minutos quando uma das canas verga toda em esforço e o drag corta o ar..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZz....até que começa aliviar, e quando isto acontece, o peixe já está a querer subir...hehehe...anda cá ao pai..:-)

Depois de um bocado, coloquei a bordo o primeiro e um lindo Mero...hehehe...Tirei-lhe a rapala da boca e guardei-o no porão, pronto para continuar a ver se dava com outro menino..:-)


Depois do primeiro, deu logo para ver que estavam a comer no sentido da corrente. Ou seja, passo a explicar a razão para tal acontecer. Quando se navega a favor da corrente, as amostras afundam mais do que contra a corrente. E visto a profundidade a que estavam os peixes, as amostras só passavam perto quando ia a favor da corrente.

Mas para além da direcção da corrente, é muito importante ter em conta a velocidade de trolling, consoante se vamos a favor ou contra a corrente. E nunca esquecer que a cota negativa da água começa nos 5 metros. Ou seja, se ferramos um peixe e deixamos as outras amostras dentro de água, o mais certo são elas afundarem e com a possibilidade que ficarem presas no fundo.

Quando a corrente tem muita influencia, o que eu faço é compensar a velocidade quando navego contra a corrente, aumentando. Claro que parece que estamos a navegar rápido demais, mas nunca se esqueçam que é apenas uma ilusão, principalmente se existe vento contra.

Entretanto continuei a trollar e uns bons metros mais à frente a profundidade baixa o suficiente para as amostras baterem no fundo, que é o que eu não queria. Mas como vi peixe no fundo, baixei a velocidade, fazendo com que as rapalas subissem um pouco e depois de passar com elas quase paradas...Pimba!!.....ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz..zZZZZZZZZZZZZZZZZZ.....hehehehe..... agarrei na cana e enquanto combatia o peixe, enrolava ao mesmo tempo a outra cana para não prender. Parece fácil, mas de fácil não tem nada...hahaha

E após um bocado e sem pressas, coloquei o 2 Mero a bordo..hehehe...uma dupla de jarras..:-)

Depois de pousar o peixe e tirar o bicheiro e olho para a boca do peixe, só pensei...isto vai dar trabalho...hahaha..o que eu tinha feito, deu resultado, e deu-lhe tempo para engolir uma rapala magnum como se fosse um doce...hahaha...Foste guloso e lixaste-te..hehehe.


Depois de lá conseguir tirar a amostra da boca do mero, ainda tive ali um bom bocado, mas a maré já tinha passado e o mar começava a dar sinais de querer levantar. Por isso, mais valia dar por terminado mais um belo dia de pesca..:-)



Embalados e prontos para irem para casa com o dono...hehehehe



Um grande abraço e até breve malta

Luís Malabar

6 comentários:

Anónimo disse...

Belos peixes Luís, isso lindos Meros. Abraço, João.

José Cunha disse...

Belo par de "jarras" Luís, parabéns!

Abraço e continuação de boas fainas

Os Pescas disse...

Mais uma grande pescaria, como sempre... Aproveita muito meu amigo. Abraço.

Os Pescas disse...

Obrigado João :-) Abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Obrigado José :-) Grande abraço e tudo de bom

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Aproveito pois meu amigo :-) Aquele abraço mano

Luís Malabar