Os nossos amigos

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

( SURFCASTING) O GANG AO ATAQUE!!!





Olá,

Após muitas tentativas lá conseguimos ir a Costa Alentejana novamente. Reunir o grupo é complicado. Todos temos as nossas vidas, famílias e trabalhos. Mas mesmo longe uns dos outros o que une este grupo é a profunda amizade que existe entre todos. E isso não tem preço. Alguns companheiros novos do grupo têm entendido na perfeição o que esta malta tenta passar enquanto mensagem. A forma como se vive a pesca é talvez o elo mais forte desta equipa de surfcasting.

Infelizmente o Filipe não pode vir, motivos pessoais, mas tanto ele como os restantes foram lembrados e como de costume quem está passa a mensagem mais importante, a de união e amizade.

Ficou portanto combinado que depois de almoço no Sábado saímos de casa e nos encontrávamos pela zona.

Eram 15h e já estávamos na AS de Palmela. O Santos, o Rui e o Filipe Mouzinho já nos esperavam. Antes de partirmos o santos avisou: "não passo dos 100km/h!!!" e lá fomos eu e o Emanuel atrás do santos A2 fora em direcção a Grândola. Pelo caminho o santos teve um laivos de "loucura" e chegámos a ir a 130km/h, tal qual um piloto de f1. AHAHAHA...

Chegados, foi carregar a trouxa e rumar à areia, entretanto o João nº1 e o Soares tinham acabado de chegar.



Escolhidos os pesqueiros ficámos da direita para a esquerda:Santos, Filipe, Rui, Paiva, Emanuel, Joãonº1, Soares. Foi montar tudo a pressa para se começar a pescar e aproveitar o dia excelente...

Ainda de dia, e com o mar 5 estrelas, espumado e leitoso o Emanuel abre as hostilidades com um robalo com medida (devolvido) e um sargo bom. Passado uns 15min tira um robalo kileiro... Como sempre ele pesca de barco e nós não... É uma vantagem que ele tem ahahah.







Com o cair da noite fomos tirando uns peixes, a cada 5 que o Emanuel tirava, a mim calhava-me 1. eheheh, para quem pesca de terra não está mal. Ele para quem pesca de barco, até acho que apanha pouco peixe! É fraquinho.



A noite foi passando e a actividade era geral, alguns peixes devolvidos, mas o importante é que todos já tinham desgradado. Do mal o menos, ninguém carregava a grade.


UMA ISCADA A HOMEM!!!



A dada altura oiço-o gritar por mim e fui lá ver. Luta na escoa, peixe a correr para a esquerda e o emanuel já a pensar no robalão, tal era o peso. Veio a revelar-se uma raia com aprox 1,5kg. vinha presa pela asa. São peixes que dão fotos muito bonitas.

-Durante a enchente os peixes continuaram a sair a bom ritmo e um lote razoável de sargos, típico na zona. Felizmente esta época parece que vamos ter mais e melhor peixe do que a temporada passada.

Eis que quando vou ver a elite, tinha a ponteira demasiado dobrada, vou para recolher e nem mexeu! Pensei logo que estaria areada, deixei a linha em tensão à espera que a próxima onde ajudasse a levantar a chumbada.Passado uns segundos uma onda quebra e sinto aliviar. Começo a recolher pensando que já não estaria areada. Um segundo depois novamente a sensação de estar areada. Estranhei e comecei a forçar já pensando na raia que o Emanuel tinha tirado. Estava com 0.18 no carreto e tinha a cana toda dobrada em esforço! parecia que estava a trazer literalmente um "tapete". Chamei o Emanuel e andámos ali na escoa a tentar que ela se mexesse mas esta só "andava" quando vinha uma onda empurrá-la. Foi uma luta engraçada. É sempre um troféu bonito.

Com o pico da enchente houve uma quebra de actividade, aproveitámos para comer qualquer coisa e beber um café. Sempre o nosso café. Aliás já há quem queira vir pescar com o GANG só para beber um café destes...

Na vazante saíram mais uns peixes mas com menos actividade, os peixes iam saindo mas a um ritmo mais baixo. A madrugada estava a chegar e havia alguma esperança no lusco-fusco.

Mas no nascer do dia não houve nenhuma. E resolvemos arrumar as coisas e ir comer qualquer coisa...

Parámos para tomar o pequeno almoço não sem antes tirar a foto da praxe. Não tirámos a foto dos peixes de todos, já estavam guardados, mas todos nos safámos. O Emanuel foi quem apanhou mais, mas felizmente todos trouxemos uns peixes bonitos... Para verem éramos 7, e as fotos são só do meu peixe e do Emanuel...







E com tudo isto e apesar do cansaço a viagem fez-se bem, sempre numa amena cavaqueira... 22h depois estava em casa pronto para dormir.

Foi mais uma pescaria do GANG que felizmente tenho podido acompanhar, desta calhou me a mim escrever qualquer coisa... Estou cheio de sono, espero que gostem.

SER GANGUISTA É ISTO...




João Paiva, Emanuel. João Nº1, Soares, Santos, Rui, Filipe Mouzinho

9 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom. Relato e fotos. Dá gosto ver um grupo assim tão unido. E faz falta a pesca. Abraço ao gang. Renato.

Casqueiro disse...

Ja agora, que praia e essa?Obrigado pelo relato.

Unknown disse...

Excelente post, bom peixe, boa camaradagem e amizade.
Gostava de me juntar a este grupo.
Um abraço e ob pela partilha.
Saraiva

Os Pescas disse...

Meus amigos, é um orgulho tão grande fazer parte deste grupo, deste movimento que tentamos fazer passar. Acima de tudo é bom curtir e ser feliz, o resto virá sempre por acréscimo. Felizmente correu tudo bem...
Abraço Filipe.

Os Pescas disse...

Obrigado Renato, o grupo é mesmo assim, gente boa e com amor a pesca em si. Abraço.

Os Pescas disse...

Boa noite Casqueiro, a praia é na Costa Alentejna, zona de Melides.

Os Pescas disse...

Boa noite Saraiva, obrigado pelo comentário, temos todo o gosto em que se junte um dia a nós. Basta dizer... Abraço.

Unknown disse...

Ok para a próxima se estiver de folga já "alinho".

Os Pescas disse...

Parabéns a todos pela pescaria :-) Pelos vistos a noite correu bem a todos e ninguém carregou a grade..hehehe.

Grande abraço para todos

Luís Malabar