Os nossos amigos

terça-feira, 22 de março de 2016

Inshore Slow Pitch Jigging....



Boas pessoal....



Já faz bastante tempo que eu não escrevia um relato de pesca. E acreditem que não é por falta de vontade, mas sim porque entre umas férias em Portugal, pintar o casco do barco e montar o novo plotter demorou muito tempo.

Mas o pior não foi isso, mas sim as condições horríveis da água que perduraram durante 2 meses e meio. Onde a pesca se tornou sofrível com a falta de peixe de jeito. Com as águas nos 31 graus e de côr entre verde, amarelo e castanho ao contrário do azul que é normal nesta altura do ano, os peixes simplesmente rumaram a outros sítios ou afundaram em busca de mais oxigénio e de água mais limpa.

Segundo alguns dados e certas pessoas, estas águas vinham do Congo e durante 2 meses e meio, quase 3, espalharam-se por toda a Angola!!...Horrível mesmo...pela mesma razão que a corrente durante esse tempo todo esteve sempre a correr de Norte para Sul....que por acaso é só a pior corrente para a pesca...hahaha..pois a actividade dos peixes diminui drasticamente e até impossibilita fazer certas pescas, tal como jigging ou até pescar ao fundo. Assim que bate as duas maiores luas do mês, torna-se impraticável a pesca!!...é uma corrente que nem 1 quilo aguenta lá no fundo....para não falar em fundear o barco....por mais metros de cabo que se dê e por mais tentativas que se façam, o barco é sempre arrastado!!

Claro que aqui se torna mais difícil de fundear, pois na maioria dos casos são Lajes com pouca ou nenhuma altura que não permitem na maioria das vezes segurar o barco em condições. Às vezes basta o balançar do barco e do vento para o ferro se desferrar e lá vamos nós por ali à deriva...hahaha.


Posso dizer que começamos o ano com muitas dificuldades para pescar e eu espero que o que tenha acontecido tenha sido mesmo uma anormalidade e não algo de normal nesta altura do ano e que se volte a repetir!!. Para mim foi a primeira vez que eu vi isto e espero nunca mais voltar a ver...

De qualquer forma....continuei a ir ao mar sempre que as condições o permitiam minimamente. O que não quer dizer que o peixe assim o entendesse..hahaha...mas resta-nos sempre nunca desistir e até quem sabe aprender alguma coisa a pescar nestas condições..:-)


Para quem não sabe eu tenho estado a efectuar testes de cores para os jigs de slow pitch...aproveitei as fracas condições de pesca para pintar e voltar a pintar os jigs e testá-los para ver qual das cores atrai mais as diversas espécies. Ninguém me ofereceu ou me pediu para testar jigs, eu simplesmente agarrei nos que tinha comprado e fiz um estudo por minha conta. Que eventualmente acabou por dar os seus frutos, e de tal forma que entre anzóis dobrados, partidos e leaders acabei por ficar só com um jig de slow pitch e que para mim é brutal...:-)


Mas entre batalhas perdidas e outras ganhas ainda saquei uns peixes bonitos que me fizeram suar bastante para lhes ver a côr...hahaha...mas isso fica para os próximos relatos de pesca..:-)


Por enquanto vou vos mostrar alguns peixes que por norma não atacam os jigs e outros que sim....de tal forma que hoje em dia quando vou fazer jigging e volto, me perguntam qual foi o peixe estranho que eu tirei desta vez...hahaha. É engraçado como o que para eles era um devaneio meu, com o tempo se tornou um desejo deles...hahaha.


Eu não inventei nada de novo, apenas continuo e vou sempre continuar a olhar para o resto do mundo e como evolui!!....Talvez esteja ai a fonte da juventude, já que o corpo esse, envelhece com o tempo a fazer o que eu mais amo...a pescar..:-)



                     Um grande abraço e até breve amigos

                                         Luís malabar

6 comentários:

Pedro Nunes disse...

Comé Luisão andas desaparecido!!!
E eu que pensava que o peixe era tanto que nem tinhas tempo de fazer um relato hahahahha
Cada Costa com o seu problema, se por cá são os mares fortes na Costa Norte e mar chão na Costa Sul por aí são as aguas...
Embora esses não sejam daqueles monstros que costumas apanhar são uns bonitos peixes sem duvida.
Daqui nada já apareces por aqui com uns daqueles ;)
Abraço e força aí.

Os Pescas disse...

Peixes lindos como sempre, esse pump é brutal... Dão uma luta do caraças.
Saudades de ti amigo. Um abraço e FERRO NELES!!!

João Santana disse...

Viva Luís.
Não tarda estas ai com um calmeirão a posar para a foto.
Esses peixes são lindos, lindas fotos, parabéns.
Já da saudades de ver as tuas pescas espetaculares:)
Força ai , grande abraço.

Os Pescas disse...

Comé grande Pedro :-) Cada sitio tem os seus problemas..hehehe. Mas os bitchos maus já vão aparecer..hahaha.

Grande abraço mano e tudo de bom

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Grande Fifas :-) Também tenho muitas saudades tuas meu amigo e em breve estaremos juntos :-) Ainda bem que gostaste da pesca :-)

Aquele abraço grande amigo

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Grande João dos sargalhoes dinossauros. .hehehe. Obrigado amigo e espera pelos próximos relatos que ai vem bitcho mau..hahaha.

Aquele abraço mano

Luís Malabar