quinta-feira, 3 de março de 2016

( SURFCASTING) EM BUSCA DO SORRISO PERDIDO

Boas.

Tenho passado dias muito complicados com a gripe, virose...

Dias mal dormidos, trabalhar o dia todo, o cansaço é enorme...

Mas a vontade de ir a praia e tentar descansar era muita, e coincidia com a necessidade de alguns em ir nesse dia. Uns porque não têm ido e procuravam o seu sorriso a fazer o que tanto gostam, outros porque a vida lhes pregou rasteiras e o sorriso que tanto dão tem sido mais envergonhado entre uma saudade que será eterna.

Hoje sei o quanto foi difícil a noite e sei que só fui para estar com eles. Bem, sabem que adoro pescar e conviver, mas na realidade dificilmente me esforçava para ir se não fossem alguns deles...

Tentámos combinar entre todos ir logo cedo no Sábado a seguir ao almoço de forma a bater as praias e procurar onde se pudesse pescar...

Conseguimos juntar 5 do grupo para ir... Eu, o Emanuel, o Rocha, o Numberone e o Soares.

Saímos por volta das 3 do Seixal rumo a Sul, e chegámos antes deles. Fomos ver umas praias onde o mar ia bater mais, mas ao chegar e ver bem tudo sentimos que ia ser difícil pescar ali e resolvemos não arriscar. Tanto tempo sem ir, que embora o risco compense muita vezes, não era o que neste dia precisávamos. Queríamos acima de tudo desfrutar e pescar e não uma noite a sofrer com chumbadas sempre a arear e com horas sem pescar. Por vezes isso compensa, perde se tempo, mas ganha se em peixe.

Bem, no caminho fomos a um monte de praias, andámos por caminhos privados a subir dunas com a Pick up, lol, um Must, dá mesmo gosto, mas tivemos que voltar para trás e ainda saímos pela porta da frente com um senhor da zona a abrir o portão... Mesmo a lordes, lol...

Fomos por isso para uma praia mais resguardada, e olhem que até me surpreendeu pelas características e porque julguei que o mar ia estar chão e até mexia um pouco. Pelo caminho nas areias, muitos amigos e conhecidos, foi bom pois parecia que estava em casa.

O caminho foi um sacrilégio, custava me a respirar e a suportar o esforço... Assim que vi um buraco parei... Estava sem pica, mas estava feliz. Isto faz vos algum sentido? Bem, de certeza que para alguns sim...

Continuando...

O sofrimento físico dava lugar a uma alegria plena de sentido pelo facto de poder estar ali!!!

Costumo dizer que entre amigos estamos sempre bem, e é a verdade...

Via-os tão felizes que o meu esforço estava a valer a pena... Julgo que parte da palavra amizade deve ser isto. Dar a cara pelos amigos, estar ao lado deles, e por vezes fazer sacrifícios por eles. A parte disso foi uma tonteira ter ido, piorei muito e passei mal os últimos dias...

Bem, mas vamos a pesca...

A coisa até começou bem, logo nos primeiros minutos o Emanuel corre para a sua cana e ainda deu para filmar. Um bom troféu, tirado sem espinhas, como sempre, com categoria.  Era uma alegria ver que a noite ameaçava ser de grande qualidade...

Minutos mais tarde, o João Rocha que já tinha tirado uns 4 peixes, entre eles um besugo devolvido e mais duas bailas e um robalito pequeno também devolvido, corre para a cana e vejo logo que já tinha qualquer coisa de jeito... Outro bom robalo. Eu a zeros, e num esforço tremendo. As costas tremiam a cada lançamento e a respiração estava no limite.

Logo de seguida tiro uma baila jeitosa e lá desgradei... Hora de chatear o Joaonumberone, mas quando ia me meter com ele eis que vejo o Rochina novamente as voltas com a cana e o João de roda dele... Pelo tempo ao longe percebi que era um troféu maior e que ele fez questão de me vir mostrar os peixes de seguida. Bebeu se um café e continuou se a dar neles... Ao longe tinha a notícia que o Soares tinha umas bailas e o João uma baila e um bom sargo...

Ao meu lado o Emanuel novamente na mesma cana saca uma baila quileira, um grande peixe. Lindíssima.

De seguida, ele vê um toque na cana e novamente outra baila, esta mais pequena. Eu tirei um robalinho e uma baila muito pequena, ambos devolvidos. Hoje que faço o paralelismo com a cerca de 15 anos atrás, há uma ligeira mudança de atitude geral, vejo muita gente a devolver peixe abaixo de medida ou mesmo com medida, o que é positivo. Felizmente parece me que nesse aspecto se evoluiu.

Bem, novamente a cana do Emanuel a dar uma pancada e mais um robalo quileiro. A noite parecia ir ser bombástica... Aqui e ali ia saindo peixe a toda a gente, uns maiores, outros mais pequenos...

A maré vazou muito, e embora se tenha mantido sempre com água, ficou complicado e a actividade baixou, mas tendo a subida da maré durante a noite, sabíamos que podiam sair mais uns quantos troféus. O Rochinha sacou mais uns peixecos, e o Numberone também... Tivemos ali um pouco todos a beber o resto do café do Emanuel, e depois arrumei para o lado... Faltavam me as forças e resolvi mesmo tentar dormir e repousar. O Emanuel quis ir embora por me ver em dificuldades, mas eu não estava digamos sem me aguentar, somente a acção de pesca não dava. Estava fraco, ofegante e com muitas dores no corpo. Mas dava para aguentar, com menos acção, com menos energia, mas dava...

Quase todos devem ter dormido pois vi uma actividade nula durante a noite... Olhava ao redor quando acordava e via tudo parado... Já deviam ser umas 4 e tal quando acordei, com o Emanuel a tirar um sargo bem jeitoso, e curiosamente vou iscar as canas e saco um também. Tenho muitas saudades dos sargalhões da Costa Alentejana. Sinceramente é do que tenho mais saudades. Já vão dois anos em que só esporadicamente damos com estes peixes grandes, era normal se apanhar em todas as jornadas exemplares acima de quilo, e agora é raro... Espero por eles...

Bem, ainda julguei que a coisa animasse, mas as iscadas iam e vinham, iam e vinham, vi O Rochinha tirar mais uma baila e o Emanuel também, e já a nascer o dia vou a uma das canas e tinha uma baila embalsamada, estava rija, tipo pedra, das horas que lá estava dentro... Não deu para mais... Nasceu o dia e arrumei a tralha... Até ao carro foi sempre a sofrer. Ao chegar ainda estivemos com outros dois amigos e cada um tirou um robalo dos bons. Mais dois bons tarolos.

Foi tão dura a noite para mim, quanto foi boa por estar onde gosto e com quem gosto...

Mas o amor ao meu desporto é maior por vezes até que a razão, e agora já melhor, sinto me feliz por ter ido. A vida sem momentos seria um vazio de ideias. E a nossa ideia, desta maltinha é simples: Sermos felizes. Só.

Até breve, certamente que nos encontraremos por aí...

A AMIZADE ACIMA DE TUDO...

MATERIAL:

CANAS: Vega Potenza Elite, Vega Hellion ( 3 ), Daiwa Tournament Caster Hybrid ( 3 ), Daiwa Tournament Z ( 2 ), Daiwa Sky Caster Hybrid, Shimano Power Aero, Barros XK, Barros XT

CARRETOS: Shimano Bull´s Eye ( 8 ), Shimano Ultegra XSC ( 3 ), Shimano XSB ( 2 )

LINHAS: Cinnetic Sky Line, Yuki Kenta, Sufix 100% Fluorocarbono, Vega Power zone, Cinnetic Mimetic Fluorocarbono