Os nossos amigos

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

( SURFCASTING) BANDELETE AMARELA ENTRE OS DIAS DE CASTIGO


Olá,

Confesso que estes dias de calor insuportável tem sido desgastantes, ainda mais com o trabalho a ocupar 99% do nosso raciocínio, e sem ser altura de surf casting a nossa pesca favorita que nos liberta corpo e mente destes dias cheios de obrigações e “castigos”.

Entre estas reclamações que fazemos para nós próprios o telefone toca e não era nada mais nem menos que o grande Guilherme membro fundador do Gang, e diz-me:
-Ó Rochinha vamos lá quinta-feira?
(eu pensei, fogo estou mesmo a precisar, mas e o trabalho?!)
-Guilhas a vontade é muita mas confirmo-te amanhã.

Dentro de mim ficaram logo 1 pensamento e 1 sentimento, tenho de me safar do trabalho, e sinto que este ano tenho de fazer douradas, o ano passado fracassei para comigo mesmo, já para não contar com humilhação sempre em tom de brincadeira do nosso grupo Gang, confesso que não fiz uma dourada o ano todo com os meus colegas do Gang...isto não é digno de GANGISTA!!!! VOU PELO MENOS TENTAR REDIMIR-ME!!!

No dia seguinte após confirmar a minha liberdade para fazer a madrugada confirmo com o Guilherme e apenas restava limpar as armas e encomendar as balas pois vamos ao ataque!

Não vi marés, ventos, nem nada de nada, não é o meu estilo mas desta vez simplesmente queria pescar e nada me iria desmotivar, não quero ver, não me interessa, só quero tentar fazer uma dourada e acima de tudo limpar a cabeça destes dias de trabalho na companhia deste amigo mais um que este desporto me deu, e que por motivos de aumento da taxa de natalidade nacional não tem conseguido passar o tempo desejado junto de nós.

Isco reservado, canas e mantimentos a jeito e......

6:00 da manhã passa a Guilherme á minha porta, material na viatura nova e engraxada dele e lá vamos nós a caminho com a passagem obrigatória para o café matinal a caminho do nosso pesqueiro em Setúbal, havia informações que elas lá andavam e queríamos o nosso Spot sagrado.

Após o café continuamos a caminho do pesqueiro paramos apenas para apanhar o isco reservado e continuamos, e o inesperado sucedeu....ao chegar ao pesqueiro estavam 2 pescadores para passar o dia, naquele espaço ao chegar vimos logo o caso mal parado, a pesca é liberdade é descompressão é amizade e simbiose com a natureza, nunca pensaríamos meter em causa a pesca, nossa ou de outros a tentar pescar em cima uns dos outros apesar da insistência dos colegas que lá chegaram primeiro deixamos o pesqueiro sagrado aos colegas e seguimos em busca de um lugar que nos agradasse em outro sitio.

Com isto perdemos os primeiros raios de sol mas tudo bem, no fundo o mais desejado ainda era possível atingir.
Visitamos 2 sítios e após ponderar seguimos para um terceiro, pelo menos neste não havia prisões, o Guilherme tinha visto todas as previsões (já contava com ele hehehehe) a maré era de muito pouca amplitude, vento perto dos 0km/h, as previsões era muito prometedoras.

Toca a andar, andar, andar, andar....e lá chegamos, quem lê os nossos relatos já devia estar habituado a ficar cansado de nos imaginar andar com a tralha ás costas se assim não fosse não era pesca digna de GANG!

NO PAIN, NO FISH!

Montamos rapidamente o acampamento o sol já estava com a luz a todo o gás apesar de ainda estar baixo, sim perdemos aquele momento mágico, resta acreditar que conseguimos tirar proveito do resto da manhã, o combinado era fazer a manhã toda até depois de almoço, as obrigações infelizmente não permitem mais.

Lanço a Raycast (mas que cana meu deus) para longe, o Sado não está muito cheio vou tentar ficar próximo do canal penso eu, ficando o espeto á esquerda do acampamento, primeira primeiro lançamento ligueirão com casca, 3 anzois estralho fixo 15cm a cima da chumbada, e volto para iscar a Tournament Caster com estralho de correr com o mesmo isco que elas adoram, ligueirão.

Lanço a Tournament não tão longe,  deixando desta vez o espeto á direita do acampamento e o Guilherme diz: <<Corre que a Raycast mexeu a ponteira>>, ao olhar vejo a ponteira a mexer e lá vou a fazer aquela corrida com a adrenalina a fazer esquecer trabalho, horários, preocupações, e tudo o que faz da vida complicada....aquele sentimento que tanto desejamos e nos faz percorrer km e passar noites e dias a sonhar acordados.

E SAI A PRIMEIRA....alegria mutua minha e do Guilherme, 1 lançamento 1 dourada.
Entusiasmo....o que nos espera para as restantes horas?!?!?!?!?!
Iscar novamente e....PUMMM para o mesmo sitio,.....

A partir daqui foi brincadeira da parte delas.....comer de garfo e faca....limpar os miolos dos ligueirões licrados como se fossem goblins com poderes mágicos, e mesmo que as tentássemos ferrar nas 5% das vezes que as ponteiras mexeram e são ponteiras flexi que marcam tudo, não ficavam, estavam a medo, não são as douradas de 2kg que estamos habituados mas sim as rápidas que andam em cardume de 800gr com boca mais pequena, rapam rapidamente e pelas pontas, não está fácil....
Tentamos ligueirão sem casca mas tudo o que não é duro ao cair dá rapidamente em RAINHA, sim aquele peixe da família da corvina que o Sado tem aos milhares por esta altura e não deixa que tentemos outros iscos “finos” e esses sim podiam dar aquele trofeu em alturas que de outra forma não sai escama de dentro de água.

Sempre que queríamos ação metíamos um ligueirão sem casca e 2 minutos depois...PUM PUM PUM e mais uma rainha.....e toca a devolver.....é sempre giro poder brincar e de seguida voltar a pescar a sério pois as meninas de bandelete amarela estão complicadas mas nunca se sabe, e neste grupo desistir não é sequer palavra a ter em conta.

No final mais nenhuma saiu e passamos uma excelente manhã na companhia um do outro a rir dizer aquelas palhaçadas dignas de amigos pescadores e a lamentar o peixe ser apenas RAINHAS!!! E uma dourada que fiz no primeiro lançamento!!!

A viagem de regresso ao carro debaixo dos 40 graus não foi fácil e o ar condicionado parece inexistente nos primeiros 10minutos depois de tal caminhada, infelizmente não foi pelo peso do peixe.

Abraço amigos, continuem a fazer o que tanto gostam, e que nada vos tire o prazer de umas horas junto ao mar com os amigos que tanto prezam.

E até ao nosso próximo relato.







Material

CANAS E CARRETOS:
4 shimano Bulls Eye
1 Cinnetic Raycast
1 Daiwa Tournament Caster II
1 Daiwa Sky Caster II
1 Cinnetic Black Star ST

LINHAS:
Cinnetic Mimmetic
Yuki Safu chicotes
Seguar Final Line
Yuki Kenta
Cinnetic Skyline

ISCO:

Ligueirão

Gang Surfcasting
João Rocha, Guilherme

Sem comentários: