segunda-feira, 19 de setembro de 2016

( SURFCASTING) DOURADAS, BAILAS E CHUPAS...

Boas,

Imagino que alguns já estejam a pensar que não sei escrever choupas em bom Português... Mas desenganem se... Não errei, é mesmo para lerem chupas!!!

Há muito tempo que não fazia uma destas, e não sei quando repito... No meio do sofrimento, o dia foi simplesmente magnífico...
Podia dividir isto em dois relatos, até dava perfeitamente, mas vou tentar englobar tudo aqui... Até porque não foi um dia de grandes capturas no geral, muito menos para o meu lado... Salvou-se o pescador de embarcada!!!

Bem... Vamos ao relato.

No dia anterior, o Emanuel ligou-me a convidar para ir as douradas... Tendo eu a pescaria da noite marcada... E iscos tratados... Só tinha duas hipóteses... Ou não ia, ou ia a ambas, sabendo que ia ser muito duro. Claro que o vício falou mais alto e acabei por ir a ambas...

Eram 4 da manhã e já estávamos a caminho, lol... E fui explicado ao Emanuel o que eu ia fazer... A ideia era fazer a manhã ali, e depois ir a casa e de tarde ir fazer o pôr do sol e umas horitas da noite a Lagoa... Ele achou me meio maluco, mas para maluco!!! Maluco e meio :). E disse que alinhava...

Prova de resistência sem dúvida.

Bem, de café tomado na bomba do costume lá fomos... Chegados ao spot já lá estavam dois pescadores, mas havia algum espaço e lá nos enturmámos...

Fomos armar as canas rapidamente com a estratégia de sempre, chumbada de lançamento, linhas finas no carreto com o respectivo chicote e lingueirão com casca com 3 anzóis no interior.

Montei a tralha e ele também e lá começámos a procura das LADYS as RAINHAS, as verdadeiras rainhas...

Canas no canal, lá bem longe, corrente aceitável, mas as coisas não estavam fáceis, elas não comiam e nós não sentíamos nada... Uma hora, duas horas... Nada... A manhã ia passando e nem um peixe... Mas estar junto a um grande amigo e estar a fazer o que tanto se gosta não custa nada, mesmo gradando!!!

A esquerda vejo a cana de um conhecido a bater bem e lá o avisei ele estava de costas na conversa... Uma bela dourada, peixe para perto de 2 kg.

Demorou pouco para o Emanuel ter o primeiro toque e trabalhar o peixe que facilmente foi vencido e posto a seco... A actividade não sendo nada de especial deu para ter algumas investidas e lá se foram uns quantos lingueirões... Como continuava igual decidimos ir comer qualquer coisa... A actividade baixou muito e já eram umas onze da manhã quando se decidiu mudar a táctica e tentar naquela ultima hora pescar com o lingueirão sem casca a ver se a rataria não andando por lá se ajudava...

Por vezes existem mudanças que funcionam. Julgo que é das coisas que mais prazer me dá na pesca em si digamos que já pensando na vertente prática é gratificante sentir que simples mudanças podem fazer grandes diferenças, e que muitas vezes elas estão a frente dos nossos olhos e não as conseguimos ver...

Pode ter sido um acaso sim, mas ambos tivemos toques de seguida e peixe ferrado, ele lá tirou uma dourada e a minha curiosamente partiu me o 0.31mm. que estava usar. Não me pareceu ser nenhuma dourada grande, talvez a linha tivesse roçada, não sei...

...

Bem, o importante é ter sentido que uma alteração deu resultados e nos deu mais um peixe bonito, neste caso ao Emanuel. Foi bom.

Tínhamos combinado que era até ao meio dia, mas ficámos até a uma e meia a ver se dava mais alguma, mas nada... Ainda vimos um senhor a direita a tirar uma parecida com as que sairam...

E mais nada.

Arrumámos a tralha e fomos para casa, cada um para a sua... Sentei no sofá, fechei os olhos uns segundos e quando dei por mim eram quase 5 da tarde a hora da segunda parte da pescaria...

O FRANGUINHO NA PRAIA, UM LUXO!!!

O Emanuel veio ter comigo e fomos ter com o Guilhas para fazer o resto da pesca na Lagoa de albufeira. Agora o lingueirão encostava e passávamos ao casulo, americano e ganso nacional...

Cada um escolheu o seu spot e lá montámos as canas... Pouca actividade era esperada e foi mais uma pesca para estar com o Guilhas do que para pensar em grandes coisas... Mas sabem que a pesca é mágica, acreditem os que a sentem menos que é. Acho que me dá tanto gozo "ler" cada situação e tirar as ilações devidas das situações. Eu estava a esquerda, o Guilhas a direita, o Emanuel no meio...

Ele lançou!!! E pimba, uma baila boa, tornou a lançar, e pimba outra baila boa... O meu isco ia e vinha igual!!! O do Guilhas idem aspas...

A noite chega e por norma traz maior actividade, mas lançava se e... Nada! Nada quer dizer... O Emanuel, lançava e vinha baila atrás de baila... Se podia ser o lançamento? Até podia, mas não era por isso... Ele devia estar estar em algum caneiro, calhou em alguma passagem de peixe, pois era tão estranho dar peixe só ali e naqueles 5 metros quadrados e tudo a roda nem mexia... Nem sei quantas ele apanhou... Mas já era uma meia noite e tal e com o cansaço começámos a falar em arrumar e tal... E o Emanuel diz que viu a minha cana do fundo bater e eu nem queria me mexer da cadeira... Realmente a linha estava caída, mas não me apetecia.

... Mas lá fui... Assim que agarrei, senti logo que tinha qualquer peixe pequeno, e recolhi rápido para tirar a minha baileca, que até devolvi... Desgradado, lol. epa... Depois de um dia destes, dum desgaste enorme, nem sei o que dizer... Só que adoro pescar e que a pesca é mágica. E é mesmo assim...

Que dia... Ufa.

A AMIZADE ACIMA DE TUDO...

Um apanhou douradas, bailas... Bela pesca no geral, outros apanharam Chupas... Para não dizer como a Rute Marlene que foi o que vim o caminho todo de olhos fechados a ouvir, ou melhor, a sonhar!!!... Chupa, chupa chupa... Chupa no dedo. Ai que dor... lol. Foi o que eu e o Gui desta tivemos direito. Chupas, porque peixe, bem peixe... foi espécie que não nos calhou!!!

Até breve malta...

MATERIAL:
CANAS: Yuki Taylor X6, Shimano power Aero Sensitive, Daiwa Sky Caster II Hybrid, Daiwa Prime Caste II, Vega Potenza Supercore, Yuki Maseraty
CARRETOS: Shimano Bull´s Eye ( 6)
LINHAS: Cinnetic Sky line red Inferno, Yuki Kenta, Sufix 100% fluorocarbono, Seaguar INVIZX