Os nossos amigos

segunda-feira, 8 de maio de 2017

( SURFCASTING) REGRESSO AO TERROR DA GALÉ!!!





Boas.

Ao final de algumas semanas sem pôr os pés na Costa Alentejana deu se o regresso à Galé, o terror desta costa. Sim, o terror, a mais temida por todos nós. É de uma dureza extrema pescar nesta praia, só de pensar naquelas escadas sinto me deprimido. Já chegou ao ponto de muito elementos do GANG recusarem ir lá pescar tal é a dureza de fazer a subida de madrugada com a carga e com o cansaço.

Confesso que até a mim já me dói e já evito lá ir pescar. É um spot bom, mas epa... Bem, esquecemos isso, passemos ao relato.

Pesca combinada para o Sábado de tarde, com o Santos e com o Rui. Alguns devem estar a perguntar se não queremos ir lá porque fomos? Bem, a resposta é que somos uns tontos, lol. Não, agora a sério, isto tem a ver com a escolha, ou pelo menos a crença na análise que fazemos quando escolhemos o spot, ou seja, existe um mapa com o mar, com o período de vaga, etc. Imaginem que estamos a ver o mapa com 6 a 8 praias onde pescamos e segundo a forma como gostamos de pescar o mapa diz nos que é ali... epa... Procuramos ir ao encontro dos nossos conhecimentos e crenças, é normal. "Infelizmente" nesta vez dizia que na Galé era onde o mar estava pescável, duro, mas pescável.

E lá fomos nós, pelo caminho eu não ia lá muito bem, tive a semana toda bem, e no Sábado senti me adoentado, o nariz a pingar e já estava a ver o filme... Mas fui.




Chegámos lá perto do final da tarde, o mar enorme, dava uma queda e por isso resolvemos mesmo ficar. A descer a coisa até se faz, e lá escolhemos o spot... O Santos ficou deslocado pois a praia tinha mais pescadores, mas eu e o Rui pesou nos na consciência e lá fomos safar o "velhote". Até ajudámos a carregar as coisas e apertámos o nosso lugar. O Rui mexeu se para a esquerda, eu ainda mais a esquerda... E ele ficou onde nós estávamos.






Bem, a dureza do mar, era tanta que com maré vazia, perder chicotes era mel... Comecei a perceber que não dava para pescar assim, e tive que mudar a estratégia. Mudei em 2 canas a bobine, e pesquei mais grosso um pouco a ver se conseguia tirar as chumbadas de lá. Diminui os estralhos e subi os pois os estralhos em cima enrolam sempre menos.

2 horas de pesca e nada, grade para os 3, e todos com 1 ou 2 canas fora de água, era duro pescar, e estava a ser um suplício, apanhávamos aquelas horas mesmo de maré vazia, a Galé sem água só muito longe atrás das 3 filas de ondas que se formavam é que havia mais água. Foi tão duro que fiz km´s a andar, pois fiquei longe do acampamento dos 3, e cansei me muito e com a humidade que estava piorei. Felizmente fiz um sargo bom, e uma baila jeitosa, naqueles lançamentos. Sempre deu para safar a coisa. Todos os outros estavam a gradar. Com maré vazia já tinha 2 peixes e sabia que era a meio da noite que se podia fazer peixes com a queda do mar e com a cota de água mais alta. Mas aqueles km´s, e os 7 chicotes perdidos com o andar para um lado e outro desgastaram me muito. A noite trouxe frio e humidade. E eu piorei. Eram umas 10 horas e sentei me na cadeira debaixo do acampamento. Felizmente era um bom acampamento em que dava para ficar com o corpo bem protegido sem vento e com menor humidade, que até escorria pelos chapéus. Comi qualquer coisa e fechei os olhos. Lembro me de pouco até meio da noite. O período quente seria da 1 as 4 da manhã, altura que sabíamos que podia dar uns peixes. Eu tirei as canas da água e não pesquei mais.

Quando começou a actividade o Rui veio me acordar mas fiz lhe sinal que não dava, não podia mais continuar. O Santos quis também ir embora, mas eu disse que ali estava bem, só não me restavam forças para continuar e eles que fizessem a pesca deles...

Ia abrindo os olhos no meio do estado que tinha. E fui vendo alguns peixes de bom porte.

Então...

Não falhei nas previsões e assim que aquilo ganhou água, o mar caiu um pouco, deixou de arear, e algum peixe entrou. O Rui faz dois sargalhões assim que a praia mar se deu, lindos, umas bolas. Tábuas acima de quilo. Do outro lado o Santos dava o seu show, e fez dois bons robalos seguidos.

Os outros amigos mais a direita também tiraram um sargo de quilo e meio, um robalo de 2 kg. e mais uma baila grande. Tudo ali em minutos. O peixe cooperava finalmente não em quantidade, mas em qualidade.

Estava eu a comer mais qualquer coisa para aguentar o resto da noite e vejo o Santos a tirar mais um robalo de quilo e tal... Já iam 3 seguidos ao sacana... E ele a rir, até porque a seguir tira um sargo bom.

A pesca dele estava boa e a subida na tabela GANG era certa. Mas ele é um trabalhador nato, ver os km´s que ele percorre cana um homem. Tornei a adormecer um pouco e parece que actividade baixou e quando eram umas 5 da manhã torno a acordar e lá vem ele com outro quileiro na mão e a rir.

O Rui só se ria e dizia que tínhamos trocado de spot e demos ao "velhote" o melhor caneiro... Na verdade ele aproveitou bem e subiu uns degraus a média, em busca do pódium...

Já de madrugada arrumámos e lá veio a parte de subir aquele terror. Foi tão duro, mas tão duro, mas tinha dormido a noite quase toda, e fui subindo sem parar, e o santos nada de aparecer. Pedi ao Rui para olhar pela tralha e fui a procura dele para o ajudar, vinha ele ainda a meio da subida. Custou horrores, passei mal, mesmo mal e hipotequei uma boa classificação nesta prova pois não pude pescar a maior parte do tempo, ou seja das dez da noite as cinco da manhã, altura onde saiu peixe. Valeu me ter safo a grade logo de início e ter salvo uns pontos para a tabela GANG.

Falta muito campeonato e tudo pode mudar, é nestes momentos que vejo que uma pessoa não sabe o que cada pesca nos reserva.

A parte da saudável competição em que estamos inseridos, vem o principal, a amizade e companheirismo. Fomos todos tomar o pequeno almoço em Melides onde pudemos ainda nos rir mais um pouco com as maluqueiras do Santos. No caminho vim a dormir, pois sofri bastante, e foi chegar a casa e cama.

Arrisquei e correu mal, mais por não ter podido pescar em condições, mas vale sempre a pena estar com as pessoas que tanto gosto e que acompanho sempre com gosto.

O GANG é uma família, e é bom estar entre família, com ou sem peixe.








Neste caso o Santos fez uma excelente pesca e o Rui tirou dois sargos acima de quilo, lindos peixes.









MATERIAL:
CANAS: CINNETIC RAYCAST FLEXY HYBRID, CINNETIC BLACK STAR FLEXY HYBRID, VEGA POTENZA ELITE HYBRID, SHIMANO SURF LEADER, DAIWA TOURNAMENT Z (2), DAIWA SKY CASTER HYBRID (2), DAIWA TOURNAMEN CASTER HYBRID

CARRETOS: SHIMANO BULL´S EYE (7), SHIMANO FLIEGEN, DAIWA SALTIGA SURF

LINHAS: CINNETIC SKY LINE RED INFERNO, YUKI KENTA, SUFIX 100% FLUOROCARBONO, SEAGUAR FXR, SEAGUAR ACE

ISCOS: CHOCO FRESCO, LINGUEIRÃO, CASULO, AMERICANO, BIBIS



FILIPEPC, SANTOS, RUI

Sem comentários: