Os nossos amigos

sábado, 21 de abril de 2018

ÉPOCA BALNEAR 2018 COMEÇA JÁ DIA 1 DE MAIO

Pois é, para nós pescadores falamos de más notícias pois a época balnear este ano começa mais cedo e termina mais tarde o que vai prejudicar a pesca desportiva durante um período mais alargado.
Alertamos por isso para que todos tenham em mente que durante este período existem regras e leis a cumprir nas praias concessionadas. Desejamos em nome do grupo que a época balnear corra bem e que não aconteçam mortes nas praias... Quanto a nós pescadores atenção e respeito aos banhistas de forma a evitar multas e represálias por parte da PM, MARINHA, GNR...
...


 Este ano, a época balnear começa mais cedo e todas as praias passam a estar protegidas a partir do feriado de 1 de maio, Dia do Trabalhador. 
Ao contrário do que aconteceu em 2017, em que a grande maioria das praias portuguesas tiveram nadadores-salvadores entre junho e setembro, este ano o Instituto Socorros a Náufragos chega às praias com mais de um mês de antecedência para prevenir acidentes por falta de vigilância. Recorde-se que no ano passado as temperaturas começaram a subir em maio, com os termómetros de algumas zonas do País a chegar aos 38 graus. 
A mudança foi aprovada e publicada em Diário da República a 26 de maio de 2017, ainda antes de a época balnear ter começado nesse ano. Pode ler-se no documento que as concessões de apoio às praias devem funcionar entre 1 de maio e 15 de outubro.

1 comentário:

Adam Jardim disse...

Boa Tarde companheiros,
Esclareçam com um exemplo como o inicio da época balnear afecta a minha habilidade de pescar por exemplo nos pontões da Costa da Caparica ou nas zonas balneares não concessionadas da Fonte da Telha? tenho duvidas sobre este assunto e gostava do apoio do pessoal sobre isto…

Só novo na pesca apeada em zona de praias e ainda estou a tentar perceber toda a questão da legislação e épocas de pesca para cada espécie de peixe…
Obrigado