Os nossos amigos

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A 1ª maratona da época...

A calçar a bota para não molhar o pé...
Já desde Maio que as canas de Surfcasting estavam á espera de ir ao mar.
Como  esta 6f tudo apontava para uma boa noite de Surfcasting decidimos ir tirar o pó ao material e combinámos uma pescaria no nosso “quintal “ preferido, a praia do Moinho de Baixo.

Em plena ação...
Á hora marcada, eu o Nuno e o Filipe lá arrancámos em direção ao Meco com a esperança de “matar-mos” as saudades de uma noite de pesca e de boa disposição como é costume em todas as nossas pescarias.
Qual não foi o nosso espanto quando chegámos ao local e deparámo-nos com um mar caído, sem vento e um parque de estacionamento completamente cheio. Mais uma vez o Windguru tinha falhado redondamente ( já vai sendo um hábito ), tudo aquilo que nos tinha levado á praia estava totalmente errado, mas como a viagem já tinha sido feita e a vontade era muita resolvemos ficar.

Material ás costas, equipamentos vestidos e lá fomos nós em direção ao extenso areal que esta praia nos oferece, no caminho ainda parámos para meter conversa com um companheiro que já tinha umas capturas debaixo do seu chapéu o que fez com que a esperança de apanhar uns peixes renasce-se de novo.
Como existiam uns cabeços bem delineados e todos seguidos ,o Filipe foi o 1º a  “arrear” a trouxa, logo de seguida ficou o Nuno e por ultimo fiquei eu. Tínhamos ali 3 pesqueiros com boas condições e que nos podiam oferecer uma noite com algumas capturas.

Montámos o material e pusemos as nossas “meninas” a pescar.
Como é meu hábito montei uma cana com uma baixada de 2 anzóis e na outra cana experimentei uma técnica que raramente esta praia deixa utilizar, que foi chumbada redonda de correr com um estralho de 2 metros com flutuador, o mar estava de feição para por esta técnica em prática.

Esquema da montagem utilizada

Aquele Sarguinho...
Pouco tempo estivemos sem ação, pois rapidamente o peixe deu sinal da sua presença, um Sargo no anzol de baixo foi o 1º peixe a sair, já era de bom porte pois rondava as 800gr o que para esta altura do campeonato é muito bom. O isco que proporcionou esta captura foi Lingueirão fresco, é um isco que faço ( sempre que possível ) questão de levar, pois quase sempre me proporciona boas capturas.
Como o Nuno e o Filipe estavam a apostar noutros iscos ( ganso, casulo, bucho de polvo e choco ) e não estavam a ter sucesso, prontamente dispensei alguns Lingueirões, como  não era muito ( difícil de arranjar ) as iscadas passaram a ser moderadas pois ainda tínhamos toda a enchente pela frente.

Resultado final...


O Nuno na sua 1ª iscada de Lingueirão, capturou um Sargo palmeirudo  e logo de seguida teve um belo toque na sua nova aquisição ( Shimano Power Aero ) o qual julgámos ser a sua estreia, mas  que infelizmente não se veio a concretizar ( está-se a guardar para os grandes exemplares!! ).

Elas não matam mas moem...
A noite foi avançando e as capturas foram sendo esporádicas, o peixe não entrou em força mas ainda deu para tirar mais 4 Rabetas ( 2 delas prontamente devolvidas á agua pois não tinham as medidas exigidas)  e ainda mais um Sargo a rondar as 600gr, o Filipe “enganou” um Linguado e o Nuno deve ter apanhado uma dor tremenda nas costas pois a certa altura rendeu-se ao cansaço.

De manha custa...
Entretanto o noite tinha passado e o nascer do dia já aí estava , a 1ª “maratona” tinha chegado ao fim, agora era tempo de arrumar o material e irmos tomar o pequeno almoço que bem merecíamos.
Em resumo, foi mais uma noite bem passada juntamente com os meus grandes amigos, Nuno e Filipe, e que serviu para testar mais uma técnica que veio a comprovar que dá excelentes resultados com este tipo de mar, pois num total de 6 capturas, 5 foram realizadas por esta montagem,  serviu também e acima de tudo para matar as saudades deste “ hobbie” tão saudável que é a pesca desportiva.

Grandes AMIGOS e companheiros de jornada...

Material Utilizado :

Canas : Vega Excellence Surf 4.50, NBS Fugika 4.75, Shimano Power Aero 5.00, NBS Steel Power 5.00
Carretos : Shimano Ultegra, Shimano Super Ultrega, Shimano Aero Tech XT

Um abraço e até á próxima pescaria.
Pedro ( PJPescadror )

9 comentários:

Pedro Nunes disse...

Os Pescas estão lhe a dár, um dia destes aparecem aki com um ceirão cheio de peixe :)
Saude

Os Pescas disse...

A vossa sorte foi o ponta de lança estar lesionado, lá safaram a coisa, lol...
Bom relato. Abraço a todos, sábado temos mais.
Filipe.

Os Pescas disse...

Oi Pedro ainda não é altura de apanhar mt peixe, mas quase de certeza que esta praia este ano nos vai dar mts e boas surpresas.
Oh Filipe para convencido não te falta nada!!!! lololol
Foi mais uma noite bem passada, para não variar.
Já sentia saudades de lá ir...
Um abraço,
Pedro ( PJPescador )

Paulo Marques disse...

estes dias valem pelo convivio, o peixe passa a ser secundário. Abrao para voces amigos

Sergio Fernandes disse...

Olá PJ
Que maratona, até de manhã
Muito fixe
A Madrugada na pesca é mágica
abraço

Os Pescas disse...

Foi uma noite muito fixe mesmo, a primeira da época arranjou maneira de ter de lá ir muito rápidamente matar o bicho.

Bom relato Pedro, tens jeito para a coisa.

Nuno (pesca no prato)

luis mascarenhas disse...

Boa noite PJpescador, parabéns pela 1ª jornada que até nai foi nada má!!!
tu hoje não estavas na loja de pesca na torre da marinha?
fui lá comprar uma cana e um carreto e pareceu me ver te lá, trouxe uma nbs steel power e um shimano super ultrega 10000 para fazer o inverno também nessa zona, quando forem novamente digam qualquer coisa.
ABRAÇO LIKAS

Dfilp disse...

Descobri o vosso blog há 2 dias e já me fartei de aprender por aqui!

Este relato, assim como todos os outros está excelente!

De facto tenho de dar os parabéns a todos! É de louvar o vosso espirito de partilha, quer com os relatos quer com os pesqueiros, que é coisa que escasseia na pesca.
Para mim,que ainda não sou muito experiente ajuda bastante!

Talvez um dia não se importem, e possamos combinar uma pescaria para eu aprender ainda mais ;)

Mais uma vez os meus parabéns pelo blog! Ou continuar a acompanhar todas as novidades.
Um abraço a todos os intervenientes, em especial ao meu amigo Filipe(pc), que já não vejo há algum tempo!

Dário Santos (dfilp)

Os Pescas disse...

Olá Dário, é com gosto que te vejo a visitar o nosso blog.
Fazemos tudo para dar o melhor e transmitir um aspecto saudável sobre a pesca e tudo o que a envolve. Fazemos o possível por falar de vários temas e sermos o mais transparentes possível.
Manda um abraço ao teu pai, espero que continues a pescar, e vai aparecendo. Um grande abraço.
Filipe.