Os nossos amigos

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fujika KW fuji, o regresso de uma lenda!



Após uma espera de muitos meses, chega finalmente a novíssima Fujika  KW, uma cana que a meu ver conseguiu cativar os pescadores portugueses nas edições anteriores.

Já vão muitos anos desde que a 1ª Fujika foi lançada no mercado.
Sendo uma cana diferente da actual, ambas têm uma característica em comum: São canas muito robustas, capazes de lidar com os maiores exemplares.





Quando saiu a Fujika LR a cerca de ano e meio, considerei estar ali um portento, mas com alguns pontos fracos que a meu ver limitava a acção da cana e a compra por parte de alguns pescadores. Mas a isso já lá vamos.

Esta cana proveniente das Fábricas Banax, famosas pela sua robustez, denota ter uma espinha dorsal muito equilibrada, um carbono de elevada qualidade bem como a importância de ter 2 ponteiras. Uma híbrida ideal para se pescar de dia, e em mares mais tranquilos e outra de carbono mais robusta, ideal para pesca a grandes exemplares.
Uma característica que muda na cana consoante a ponteira é a sua acção. Enquanto que a ponteira hibrida torna a cana com uma acção mais de ponteira, com a ponteira mais forte em carbono a cana torna-se mais progressiva.

Tive oportunidade de usar esta cana algumas vezes nas anteriores versões e são canas que lançam muito bem, e às quais nos adaptamos facilmente. São sem dúvida uma excelente opção para pescadores que gostem de canas muito robustas.

Passemos agora às críticas( sempre construtivas) como sempre o fazemos neste blog:

Canas perfeitas não existem... Na minha opinião a cana tem alguns handicaps, tais como a limitação do tamanho. A cana só existe na versão de 4,75 mt. Numa altura em que o mercado começa a vender cada vez mais canas de 4,5 mt e 4,25 mt, este factor limita a escolha pela parte de muitos pescadores.
A cana mercê do seu belíssimo carbono, torna-se pesada, pois 790 gramas, é na verdade um peso considerável.
Por fim julgo que o contrapeso acoplado( sem possibilidade de retirar) é uma limitação. Visualmente a cana fica muito bonita, mas a verdade é que podia me apetecer pescar sem o contrapeso e tenho essa limitação!

Um aspecto que foi alterado e que muito me agrada passa pela alteração dos passadores. Sempre defendi, e defendo que canas cuja robustez o justifique não devem ser anilhadas com os passadores LR, pois limita a "explosão" que a cana pode produzir, principalmente com linhas mais grossas.

Esta acaba por ser a grande alteração sobre a Fujika LR para a Fujika KW.
A marca ainda produz outra alteração, no C.W., subindo a parada, mas aqui parece-me claramente uma jogada de marketing, assim como a que a Vega Potenza Hybrid tem.
Sejamos razoáveis, nenhuma cana que conheço pode produzir lançamentos "sem medos" com tais gramagens!

Tudo isto não retira em nada a qualidade inequívoca desta cana, da qual gosto muito, e que é sem dúvida excelente cana, agora com os passadores em Fuji, e com um saco de transporte muito bom, uma cana para durar e durar. Como sempre nos habituou a Banax.

Características Técnicas:



  • Carbono ( METANOX SUPER DH HELICAL CARBON by Banax )
  • Passadores KW FUJI JAPAN
  • Porta carretos tubular reforçado
  • Punho em ALUMÍNIO
  • Comp.  4.75 Mt 
  • Sec.  3 + 1
  • Ponteira extra HIBRIDA
  • Peso 790 gr 
  • Acção  100/300 Gr
  • Saco transporte rígido incluído


5 comentários:

luis mascarenhas disse...

sabes o preço da cana?
ando á procura de uma cana de surfcasting para fazer o outono/inverno mas tenho um orçamento algo limitado no máxinmo até 200€, o que é que me aconselha, para pescar na zona do meco,lagoa,costa.
OBRIGADO E CUMPS

Os Pescas disse...

Boas, a cana deve andar pelos 300´s.
Era uma boa opção sim...
Abaixo dos 200 não é fácil arranjares com passadores fuji.
A Vega hellion é porreira.
Uma power aero twin tip das azuis seria uma boa opção, se arranjasses a bom preço.

luis mascarenhas disse...

obrigado pela resposta vou ver essas duas opções.
CUMPS

Paulo Marques disse...

o cambada, digam-me lá então com que passadores vira agora a cana, Fuji k ??????

Os Pescas disse...

Oh Paulo então não foi o que escrevi? lol. A Fujika já está disponível e vem com os K. Um abraço amigo.