Os nossos amigos

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um sonho tornado realidade! Um passeio de barco com o Mestre Palma!


Há muito tempo que ouvia o Palma a falar da vontade em comprar um barquito para ele fazer a prática de mergulho que tanto gosta e umas brincadeiras junto à Costa. Acabou por adquirir um semi-rígido com 4,5 mt de comprimento.


Numa tarde em que alguns elementos d´Os Pescas se juntaram, ficou falado um passeio de barco para o dia seguinte só para se testar o barco e ver se o investimento tinha sido bem empregue.
Na manhã seguinte às 5 da manhã já o Luís estava a minha porta para irmos ter com o Palma.
Fomos até ao Outão onde pusemos o barco no mar ali junto ao parque de campismo. Logo ali vi a facilidade com que vamos poder usufruir deste barquito. Leve, fácil de manejar, o que é importante para quem tem que transportar um barco.




Falando sobre o dia, correu muito bem, há meses que não andava de barco... O dia esse muito enublado dificultava a navegação o que nos limitou da parte da manhã o passeio. Claro que levámos umas canitas e uns iscos para ali junto ao Outão ou Figueirinha fazer alguns lançamentos a ver se juntávamos o útil ao agradável.




Assim que fundeamos junto à Figueirinha para tentar apanhar umas douraditas, começamos logo com bastante actividade de peixe, embora o tamanho fosse ali de palmo e pouco, mas pouco a pouco deixámos de sentir peixe e após muitas tentativas de regressar ao local inicial sem sucesso, fomos tentando outros locais, sem que nenhum produzisse qualquer efeito...
Iscos para baixo, iscos para cima... A actividade tinha desaparecido por completo!




Estava na hora de dar mais uma volta de barco, quando avistamos um cardume de golfinhos a caçar junto à coroa da Figueirinha. Eram mais de 15, que caçavam em circulo a cerca de 3 metros de profundidade apenas... Acelarámos o barco de forma a acompanhar o nadar deles, e durante alguns minutos parecíamos mais um do grupo, tal a proximidade que estivemos deles( cerca de 1 metro).


Após este momento especial que valeu pelo dia todo, fomos até a Arrábida dar uma volta e o Barco portou-se lindamente. Por ser leve as deslocações são feitas num instante o que é importante. Estava na hora de beber um café, o sol estava a pique e o nevoeiro já se dissipava ao longe... Mesmo "à grande" parámos o barco no restaurante junto ao mar na Arrábida, subimos as escadinhas e tomámos um café que me revigorou por completo... Aquelas águas que parecem tropicais na côr( na temperatura não, lol), deleitaram-me a vista e fui vendo da varanda do restaurante os peixes a nadarem ali junto.

Regrssámos ao barco, com a ideia de pescar mais um pouquito ali junto ao Outão à Rola só para ver se apanhávamos algum peixe de jeito antes de irmos embora... Mas a verdade é que estava mesmo em dia não... Só saíram choupas de palmo e pouco e claro acabámos por nos pormos a caminho de terra, pois o objectivo principal estava conseguido. Tínhamos passado umas horas muito porreiras, cheias de adrenalina, e tinhamos visto que para dar umas voltas, fazer mergulho e pescarem 3 pessoas em dias em que o mar o permita para a embarcação que é, o barco era óptimo. Gostei muito e dou os Parabéns ao Palma porque todos os sonhos quando se tornam realidade são um motivo de orgulho.


Os Pescas esses ficam com mais uma ferramenta para o ataque aos nossos amigos. Após este teste em breve iremos a procura deles...

P.s. Eu só pensava se o barco virasse, se agarrava no material( lol, vejam bem do que se trata), ou tentava safar o barco. EH EH EH!

Um abraço!

5 comentários:

Os Pescas disse...

Belo dia que passamos...:-)

Luis Malabar

Os Pescas disse...

Sim foi um dia porreiro, nem que fosse para ver a tua arte de pescador. Valeu bem a pena!

Filipe.

Os Pescas disse...

Ah pois é...
Ao fim de tanto tempo o Palmeta lá conseguiu concretizar o seu sonho, mts parabéns e que tenhas mt sorte com o "bote"!!!
Quanto á vossa saída só posso dizer uma coisa, belo passeio...
Pedro ( PJPescador )

Os Pescas disse...

Só pescadores de peso, nem sei como o barco aguentou.
Esté visto que foi um dia porreiro e que temos mestre.

Nuno (pesca no prato)

Os Pescas disse...

É verdade foi realmente um dia bem passado, rodeado de excelentes pescadores e material de extrema qualidade mas que se veio a provar que o material não é tudo.
Devo salientar que o exemplar do dia foi capturado ás 4 da tarde ( o seu 1ºpeixe do dia) que deu uma grande luta ao seu Super Saltiga e que fez arrancar as luvas de profissional do jigging que trazia nas suas maõs ( parguinho de 200 gr, que vergonha ).
Um abraço,
Palmeta