Os nossos amigos

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A cobra Seixalense!





Miguel Candeias

Boas pessoal,

 Há muito que andava com vontade de fazer um relato de uma pescaria, mas até então não tinha conseguido, ou esquecia-me de tirar fotografias, ou as pescarias não eram nada de especial, ou falta de tempo.. Havia sempre um problema. Até que resolvi desta vez fazer um relato de uma pescaria que para mim teve um sabor especial J .

Pescaria combinada em cima da hora, com o parceiro do costume, Sr.Artur, um senhor espectacular, amigo de longa data, que me tem acompanhado nas últimas jornadas nocturnas.
Por volta das 21:30 lá estava eu ao no local combinado. Dois dedos de conversa, tralha carregada para o carro do parceiro e lá ia-mos nos a caminho do pesqueiro com o intuito de fazer as três últimas horas da vazante e a primeira da enchente à procura dos ROBALOS...

Chegando ao pesqueiro, foi hora de cada um ir para o seu cantinho e começar a montar o material. O isco utilizado seria a minhoca da lama. Linhas dentro de água e agora só restava esperar.
Entretanto foi logo ali naquela primeira hora enquanto não corria limo que o Sr.Artur enganou uns 4 ou 5 robalos de seguida, tirando eu apenas dois. Com o passar do tempo e chegando as últimas duas horas da vazante, o limo apodera-se daquele pesqueiro o que torna impossível pescar-se ali...

Mas foi nessas duas horas e para meu espanto, que por sorte ou não, lá consegui sacar 3 robalos.
Mas o momento alto da noite estava para chegar, por volta da 1:00h, quando a água se encontrava completamente parada, ao olhar para a minha linha noto que não estava no sítio em que a tinha lançado e estava completamente laça...


Não estando o mar a correr, vi logo que alguma coisa ali se passava. Mas nunca imaginando o que lá viria. Esticando a linha, comecei logo a sentir umas pancadas fortes. E são nesses momentos em que a nossa cabeça começa a trabalhar a mil à hora e que surgem mil e uma perguntas e respostas.. Será um robalo? Hmm.. Mas o bater não é de robalo. Que será? Sargo? Hmm não me parece. Até que passado uns segundos vejo uma autentica cobra a surgir a superfície. E eu cá para os meus botões, epá isto é um safio!!! Quando a meto em seco, é que vejo e digo bem alto: “elááááááh ca grande enguia!!!”  Vindo logo o Sr.Artur ver o que se passava, e espantado dizia ele: “Eiahhh pá, ca grande bicho rapaz, sim senhora, já tirei enguias mas nunca nada desse tamanho.” E nem eu, nunca tinha apanhado nem visto antes algo do género, fiquei super felicíssimo. E dizia eu  para o Sr. Artur, só isto já valeu a pesca.. posso nem apanhar mais nada (tal era o tamanho da minha felicidade naquele momento). Mas não foi isso que aconteceu, antes de ir embora ainda tirei mais um robalito. Por volta das 3:00h, arrumamos a tralha e ala que se faz tarde.
Em casa depois foi só fazer-lhe a "folha" e deliciar-me com esta iguaria!






E o resultado foi: 6 robalos (dos quais não tirei foto) e uma enguia.
Agora aqui algumas fotos da enguia e como foi o seu fim :P !

Até uma próxima, Miguel Candeias.

4 comentários:

Os Pescas disse...

Parabéns pelo relato Miguel! É um gosto imenso ter aqui o teu contributo.
Bela enguia, e só espero que nos brindes com mais relatos. Um abraço.
Filipe.

Os Pescas disse...

Belo exemplar Miguel, é com muito gosto que vejo o pessoal começar a participar. Sempre que quiseres manda vir relatos que a malta partilha.

Gosto muito de enguias, está um belo prato mas também ficava bem assada no carvão eheheh

Venham mais dessas.

Um abraço
Nuno (pesca no prato)

Os Pescas disse...

Boas companheiro...:-)


Excelente enguia amigo, venham mais dessas e com mais relatos sobre as tuas aventuras.
Um grande abraço

Luis Malabar

João Eufémio disse...

Belo piteu companheiro ;)

sempre a facturar, importa é lá ir!