Os nossos amigos

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Robalo à 3 lição !!!

Voltemos ao peixe de escama pessoal!

Já fazia algum tempo que o nosso Palma andava indeciso na aquisição de material para o Spinning. Após algumas conversas de café e a visualização de uns peixes tirados pelo “ professor “( Luís ) a decisão foi tomada e resolveu investir nesta modalidade, adquiriu cana, carreto e uma boa quantidade de amostras, agora faltava o mais importante, ir á pesca e apanhar peixe!!!
Como o Spinning é uma modalidade que requer alguns conhecimentos, nada como pedir ajuda a quem mais percebe da “coisa”, neste caso  o Luís que logo se prontificou a dar-lhe umas boas dicas.
A preparar a tralha...
Após duas idas infrutíferas e sem resultados nenhuns, decidimos ir fazer uma nocturna a um dos nossos “ quintais”, as indicações meteorológicas eram boas e podia ser que tivéssemos uma boa surpresa.
Á hora combinada lá foram chegando a minha casa com enorme vontade de ir para o mar, não perdemos tempo e fizemo-nos ao caminho pois ainda é demorado e a hora boa da maré aproximava-se.
Chegados ao pesqueiro era tempo de montar o material e escolher qual seria a “matadora” a abrir as hostes, o Palma por ser a 1ª vez que iria fazer Spinning nocturno estava um pouco baralhado em relação á amostra a  utilizar, mas rapidamente o Luís lhe indicou das que ele tinha, as que serviam para pescar de noite e as que serviam para de dia. Dizendo-lhe algo que o deixou um pouco intrigado, “- Palma usas esta que é boa ,  aproveitas e vais fazendo de sonda para nós”.
 E assim foi durante algum tempo o Palma não desarmou de “varejar” com a tal amostra indicada pelo Luís, mas como os resultados não eram positivos decidiu ir pelo seu instinto o que se veio a revelar uma boa opção.
Tentou de tudo um pouco, mas foi com uma Maria Angel Kiss que ele apanhou o seu 1º Labrax ao Spinning ( e que Labrax !!!), foi uma imagem engraçada aquela que pude presenciar e passo a explicar, o Palma lança a sua amostra para a água e veio fazendo uma recuperação mais lenta como lhe tinha dito o Luís até que…pois é um Robalo tinha agarrado a sua amostra  e com muita gana fez com que o drag do carreto dispara-se o que deixou o Palmeta com as “perninhas a tremer”, agora havia que trabalhá-lo e pô-lo a seco com o maior dos cuidados pois a escoa era forte e o peixe era um exemplar de bom porte.

“ O que é que eu faço?” perguntava-me o Palma!!!

O meu 1º Labrax ....

A mim pessoalmente deu-me um enorme gozo ver todo aquele “filme” pois teve um final feliz e o “bébe”  foi posto a seco, era a sua 1ª captura e logo um bom exemplar, 3.360gr foi o peso que a balança acusou, estava de parabéns pois á 3ª lição tinha “partido a grade”, veio-se a provar que tinha estado com atenção aos pormenores e que o “professor” não o tinha enganado, nota 20 para o Palma, passou com distinção.

1.780 gr, nada mau...

Mas a noite não acabou por aqui, pouco tempo depois foi a minha vez de “partir a grade” com um Robalo que acusou 1.780gr, desta vez a amostra utilizada foi uma Lucky Craft 130 MR que por sua vez era a 1ª vez que ia a banhos, e que bela estreia que teve. Foi um Robalo relativamente fácil de o por a seco pois não deu praticamente luta tendo tido apenas dificuldade devido á escoa que como disse anteriormente era bastante forte.
Faltava apenas o Luís “desgradar”, ele bem tentou mas pelos vistos a noite não era dele mas sim do seu “aluno”, porque ele estava de mão quente e voltou a apanhar mais um peixe, desta vez uma baila a rondar os 30 cm com uma Lucky Craft 130 MR

A estreia ...
.Como era de esperar foi uma enorme festa aquela que o Palma fez, pois ao fim de 3 idas á pesca tinha apanhado o seu 1º peixe, tinha apanhado mais peixe do que o seu “mentor” que ainda por cima tinha gradado.

Ainda tentámos mais um pouco, mas a maré já tinha pouca água e a hora já ia avançada, era tempo de rumar a casa e dar descanso ao corpo.

Resumindo foi mais uma noite agradável e em excelente companhia, serviu para o Palma ganhar o “vicio” e também para tirarmos mais algumas conclusões da forma como aquele pesqueiro nos pode ainda dar mais boas surpresas, um pesqueiro para voltar sem dúvida!!!


Mais uma bela noite ...

Na grade do "mentor"

Um grande abraço para os dois, pois são grandes amigos e espero poder partilhar com vocês muitas noites como esta, até á próxima…


 Material utilizado :

Canas: Shimano Diaflash 3.00, Shimano Speedmaster 3.00 e Shimano Lesath 3.30

Carretos : Shimano Symetre 4000 FJ, Shimano Stella 5000 SW

Amostras : Maria Angel Kiss e Lucky Craft 130 MR


Pedro ( PJPescador)




6 comentários:

calhau da calçada disse...

O Palma é uma diversão!

Ó Luís a alcunha de prof acho que vai pegar...

Esse pesqueiro...dass a última vez que lá fui ia morrendo afogado em terra!!!
Sacana do windguru sempre a falhar...

Ontem um pouco mais a norte desse pesqueiro desgradei...com amostra kitada hehehehe!

Obrigado aos pescas pela amizade!

Abraços

Rui Louraça

Marco Oliveira Baptista disse...

deviam abrir uma escola que eu inscrevia-me logo lol nao ha meio de partir a mega gade que me persegue :( that's life

Os Pescas disse...

Grande Palma, agora ninguém o segura. Ainda o vou ver a dar aulas de como pescar com plástico, ehehe.

Grande abraço amigos e venham mais desses.

Um abraço a todos,

Nuno Fernandes

Os Pescas disse...

Parabéns pela pescaria pessoal, muito robalo se tem apanhado por cá.
Parabéns ao Palma, é um lindo robalo, e aos restantes também, é óptimo pescarmos todos juntos. Um abraço.
Filipe.

Matos disse...

Boas ;)

grande estreia...

É sempre uma vantagem perguntar a que percebe mais um pouco da coisa ;) hehehe

Boas fotos e Parabens ao estreante ;)

Abr, Matos

Os Pescas disse...

Boas pessoal....


Apenas posso dizer que fiquei mto feliz pelo meu amigo Palma e o seu primeiro robalo..:-)
Espero que este tenha sido o primeiro de muitos labrax´s amigo.
Por ultimo tal como te tinha dito amigo, agora vamos á 4 lição.....a arte de gradar....lolololol.
Um grande abraço Palmeta..:-)


Luis malabar