Os nossos amigos

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Como fazer chumbadas...



Como ultimamente o tempo tem sido muito e a vida está cada vez mais difícil , nada como aproveitar para poupar uns €s, desta vez aproveitei para fazer umas chumbadas para surfcasting e para a pesca embarcada.
Todos estes moldes que vamos mostrar de seguida foram feitos artesanalmente á muitos anos, já serviram muitos pescadores, podesse dizer que já moldaram milhares de chumbadas.


Material a utilizar:
  • chumbo
  • fio de cobre 2,5mm
  • alicate universal
  • moldes de chumbadas
  • máscara
  • tesoura ou x-acto
  • balde com agua

1º passo


Aquecer o recipiente aonde iremos derreter o chumbo, de seguida introduzimos o chumbo dentro do  recipiente  e deixamos estar até este ficar em estado liquido.
Enquanto temos o nosso chumbo a derreter, pomos também em cima do bico do fogão o nosso molde a aquecer, isto para não haver um choque de temperatura quando estivermos a vazar o chumbo liquido para dentro do nosso molde.
Com o nosso fio de cobre e com a ajuda do alicate fazemos um olhal que vamos introduzir dentro do molde, que é o que vai fazer a nossa argola da chumbada.



Nota : Devido á libertação de gases durante esta operação aconselhamos a ligação do exaustor e o uso de uma máscara ( tipo enfermeiro ), pois nunca podemos esquecer  que estes gases são prejudiciais á saúde.

2º passo


Quando o chumbo estiver em estado liquido, vazamos para dentro do molde tentando sempre vazar o chumbo o mais uniformemente possível.
De seguida retiramos as nossas chumbadas de dentro do molde com o alicate e introduzimos dentro de um balde com água para arrefecerem.



3º passo

Pode acontecer ás nossas chumbadas ficarem com alguns excessos de chumbo nas extremidades (este aspecto terá a ver com a qualidade do molde ), neste caso e com a ajuda de uma tesoura ou x-acto aparamos todos esses excessos dando um aspecto excelente no acabamento final.

Aspecto final

Chumbada tipo pirâmide 180 gr


Chumbadas tipo  pirâmide 200, 180, e 150 gr


Chumbada tipo pêra 150 gr


Já dá para uns tempinhos ...



Espero que tenham gostado.

Pedro ( PJPescador )

4 comentários:

César disse...

bom topico,onde posso arranjar o molde para as piramides?

tenho um molde que comprei nos açores que faz umas tipo pera,mas faz logo o olhal para a linha,nao da para por arame

Anónimo disse...

Queria forma do terceiro passo p comprar?

Sérgio Fernandes disse...

Queria saber o preço de um molde para chumbadas de pesca tipo pirâmide de duas faces quadrangular de aste comprida entre 140 ou 150 g meu mail é sergio.nuno.f@hotmail.com

Unknown disse...

Queria saber o preço de um molde para chumbadas de pesca tipo pirâmide de duas faces quadrangular de aste comprida entre 150 ou 160 g paiva9037@gmail.com