Os nossos amigos

quinta-feira, 15 de março de 2012

Férias em Portimão! Noites loucas, Parte I



Boas pessoal, 

Hoje trago-vos esta pescaria de um dos peixes mais lutadores que conheço, a famosa Sparus aurata...

A pescaria foi feita em  Portimão/ Praia da Rocha, e embora não sendo nenhum especialista em surfcasting e todo o meu material seja made in decathlon decidi-me aventurar na pesca ás douradas. 
No primeiro e 2º dia apenas levava uma cana e sondava os pescadores para saber técnicas que resultavam no pesqueiro em questão como os melhores iscos  para as douradas.
Julgo que esta é a mensagem que deixo a todos... Nada melhor do que os locais para "vos" ajudarem a encontrar a melhor forma de pescar em cada local por onde passem. Felizmente tive umas ajudas na escolha dos locais e iscos.

Os iscos eram os mais variados desde taralhão, salsicha, bibis, lingueirão, tripa, borracheira, choco, caranguejos, casa alugada, ralos e o melhor de todos o minhocão.
 Após adquirir o isco fui nessa noite tentar a sorte, a primeira iscada foi com o taralhão este isco é um dos meu favoritos pois serve unicamente para as douradas quando utilizado com casca, assim sendo o peixe miúdo não anda a “ratar” o isco. 
Faço o primeiro lançamento e quando viro costas para montar a segunda cana o meu colega de pesca o Paulo disse que já tinha a cana a bater, puxei um pouco mas não senti nada e como utilizava uma chumbada redonda a correr pensava que era normal continuei a montar a segunda cana com uma iscada de minhocão ao preparar o lançamento vejo a minha cana a vergar brutamente e o carreto a cantar, deixo a cana no chão e desato a correr, dou a ferradela e começo a  recolher mas com dificuldade pois inexperiente na matéria e o peixe a dar muita luta cabeçadas e por vezes fazia novamente o carreto cantar, lá consegui tirar o peixe dentro de água nem queria acreditar uma dourada enorme, gorda entusiasmado fui ao carro buscar a balança acusou 3,200 gramas.

Fiquei louco de alegria.

A noite ia passando e nem mais um toque a não ser na cana iscada com minhocão que depois veio a tirar um sargo quileiro.

Nas noites seguintes as douradas andavam escassas lá saiam umas quileiras e mais pequenas a última de todas a rondar os 3 quiilos. 



Sendo a pesca de surfcasting um pouco parada para o meu gosto ligo ao Pedro( PJPESCADOR) a pedir informações sobre uma cana para pescar á chumbadinha, segui os conselhos e adquiri uma e fiquei muito satisfeito o pesqueiro onde eu ia todos os dias era ótimo para essa pesca, o isco que utilizava era o casulo normal e casulo do Parchal um pouco mais comprido e mais magro mas sangrava o dobro dos outros. As minhas noites nunca eram monótonas por vezes tinha duas canas a bater ao mesmo tempo e o peixe a aumentar no congelador que rapidamente ficou cheio e tive que pedir ao vizinho um espaço no dele. Com chumbadinha apanhava de tudo desde sargos, safias, robalinhos uma dourada de 500gramas e os malditos charrocos e safios, ambos são uma praga e eram capturados em ambas as canas. Não tinha um dia que não apanhava charrocos.



O meu signo é peixes dizem que são muito despistados e esquecidos, e confirma-se, tirei algumas fotos das pescarias mas esquecido como sou não levei o carregador da máquina fotográfica. O Luis Ramos (Malabar) e o nosso amigo em comum o Valter  confirmam isso não tem um único dia que não me esqueça de algo em casa ou deixo no pesqueiro. Ficam algumas fotos das pescarias.




Resolvi dividir os relatos destas férias em 3 partes, para dividir o tipo de pescas alvo e para não vos maçar muito, aqui fica a primeira...

Um abraço,

Pedro Lourenço.




5 comentários:

Os Pescas disse...

Parabéns pelas capturas Pedro.
São o meu peixe favorito, o mais lutador de todos.
É um regalo capturar um peixe assim e ainda bem que conseguiste um digno de registo.
Abraço, Filipe.

Os Pescas disse...

É Pedro desta vez esticaste-te!!!
Boa dourada e bons sargos, parabéns pelas pescarias são ambas dignas de registo.
Agora é não perder a embalagem e continuar a dar nelas!!!
Um abraço,
Pedro ( PJPescador )

Anónimo disse...

Obrigado caros amigos, foi bom vos conhecer e aprender com vocês é sempre um enorme prazer, Ohh rei das douradas ver se é este ano que vamos pescar ok. Abraço

Os Pescas disse...

Espero que sim Pedro. Será sinal que andarão em grande aqui na zona.
Um abraço e os pescas agradecem-te a tua disponibilidade. És um porreiro. Abraço, Filipe.

André disse...

Parabens pelas capturas.Realmente a zona de Portimão é boa para as douradas.Poderá dizer onde fez a chumbadinha, pois em Portimão não tou a ver onde se faça essa tecnica de pesca.

Boas pescarias

Cumprimentos