Os nossos amigos

domingo, 18 de março de 2012

A minha estreia na pesca às corvinas. Férias, Parte II





Vamos então ao segundo relato...

Faltavam dois dias para ir para Lisboa e o meu amigo Paulo convida-me para ir na madrugada seguinte ao pontão de Ferragudo tentar capturar umas corvinas, pesca que nunca tinha feito, e que tinha alguma curiosidade pois falam muito do arranque destes peixes e claro qualquer pescador sonha em capturar um bom troféu e a corvina faz parte desse lote...
Os iscos mais indicados segundo o meu colega era cavala viva, pois ia permitir "provocar" mais um predador como a corvina... Tal como os robalos, as sardinhas, tainhas e cavalas são parte da dieta deste peixe... 
A pesca seria feita com boia de água  e com os peixes vivos ou com dois cações...
 Aqui deu-se um problema... Eu estava sem bóia de água e cações e sem cavalas, lololol digo para mim" já foste"... Ainda pedi a vários pescadores mas nenhum fez a gentileza de me oferecer uma e como o Paulo só tinha conseguido duas cavalas, fiquei um pouco esmorecido, com a ideia que nem uma amostra de corvina ia apanhar...
O  dia estava prestes a nascer e lembro-me que tinha uma zagaia de cor sardinha de 100 gramas e uma montagem de carapaus... Comecei logo a engendrar um aparelho para tentar enganar alguma...  Agarrei e no fim da linha madre ponho um destorcedor faço a montagem e no fim desta coloco a zagaia... Bem agora era rezar para alguma cegueta passar por ali... 
Entretanto experimento com o aparelho arranjar alguma sardinha ou cavala... e cada lançamento vinham
às 3 e 4 na montagem. Estava safo...
Voltei logo a fazer a montagem para peixe vivo à corvina...
Na pesca da corvina no pontão utiliza-se uma chumbada aranha e a cavala com dois anzóis enfiados na barbatana dorsal. coloca-se um destorcedor de clip com uma chumbadinha de 50 gramas acoplada para forçar a cavala ir o mais possível para o fundo e desta forma o peixe trabalha mais no fundo o que aumenta o raio de acção.  Depois é deixar o peixe trabalhar como se estivesse aleijado o que vai despertar o apetite voraz de qualquer grande predador.

Bem o tempo passava e nada, nem um toque... Que tristeza, nem um "coxa" passava ali...
Já eram quase 10:00 horas e o sol estava alto, quando a minha cana bate e fiquei logo muito feliz... Pena que esperava uma corvinazorra mas pronto já deu para lhes ver a cor... Eu vim às corvinas, e portanto tive sucesso com o que procurava. Não me posso queixar.


De seguida vêm as pescas de spinning onde está o meu recorde pessoal, um robalão...

Um abraço, Pedro.

2 comentários:

Os Pescas disse...

Olá Pedro. Foi pena não teres apanhado uma das granjolas. Fizes-te tudo bem. Essa forma de pescar garante grandes capturas...
No entanto fizes-te a tua estreia, e tives-te sucesso. Parabéns.
Filipe.

Sergio Fernandes disse...

Olá pedro ando para experimentar essa pesca aos robalos .
parabens pela corvina e gostei do desemrascanso .
abraço