Os nossos amigos

quinta-feira, 29 de março de 2012

Robalo nos rapidos do charco



Boas pessoal,

Como prometido, cá estou eu a relatar mais uma aventura no mundo da pesca, mais propriamente no mundo do spinning.

Talvez por estar perto de casa, tenho me viciado em Vinis, amostras que produzem mais resultados do que eu imaginava à uns tempos... No estuário e no mar...
A escolha das cores, e tamanhos faz muita diferença... É muito engraçado notar que em alguns dias os tamanhos pequenos produzem efeito, noutros apenas as grandes funcionam... Que coisa mais engraçada e espectacular... Realmente a pesca é um mundo de surpresas, onde os conceitos caem por terra a cada pesca que fazemos... É óbvio que existem conceitos base, e é nesses que nos apoiamos, mas... epa, por vezes inovamos... por vezes mudamos o que por defeito usamos ou estamos habituados a usar, e... plimmmmm, faz-se luz. É incrível como a a cada pesca, principalmente de spinning, ganhamos um traquejo imenso, e aprendemos sempre qualquer coisa.



Os vinis, as amostras, as zagais, as colheres, os cranks, os pingalins, os jigs, são um mundo sem fim... foram a sorte de muitas marcas, que fazem com que nós gastemos muito dinheiro, sem darmos por isso. Como se pagássemos uma casa às prestações... Já viram que por vezes chegamos a ter vontade de comprar uma cana, mas como custa 150 euros torcemos o nariz, mas depois... ah e tal, vai uma amostra, no dia a seguir vai um vinil, depois o amigo tira um peixe com a amostra xpto e lá vamos a correr comprar, depois alguém disse, que viu alguém, a usar algo que alguém contou, lol, e lá vamos nós... E no final, pagámos não uma, mas duas ou três canas... É realmente impressionante...

Tenho andado a usar mesmo muitas cores e tipos de amostras distintas... Lembram-se de falar dos tais conceitos? Pois é... Lá cheguei ao local e rapidamente montei a cana e fiz uns lançamentos... Já lá estava um senhor no pesqueiro que enquanto eu montava a cana apanhou um robalito ali no limite do tamanho mínimo.

Claro que fiquei logo muito excitado e resolvi experimentar com a minha amostra favorita... Lancei, lancei... e nada... Hmmmm...
Resolvi então experimentar com o meu vinil nº2. Lancei, lancei... e nada... Bem pûs-me na conversa com o senhor que lá estava, mas deixei a amostra dentro de água, e... de repente pessoal... estou eu só com a cana apoiada num braço a olhar para o lado contrário... quando...zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz... Levo uma porrada enorme, e muito rapidamente sou obrigado a reagir e a dar linha ao carreto porque existia ali uma entrada com 4mt altura e 2mt de largo, um pequeno buraco (rapidos) onde a agua entra e sai com uma força que parece um rapido e dá para os peixes entrarem e sairem e claro que acabam por rebentar a linha... A minha linha ainda chegou a roçar nas pedras, mas... lá me safei... consegui travar o peixe, fechei o drag, e lá trouxe o meu robalo até aos pés... Mais um belo robalo, este era muito bom.



Assim que o guardei, desmontei a cana e fui-me embora... Não é preciso mais para me divertir... Fiz uns lançamentos, cheirei a brisa do mar, apanhei um belo peixe... Perfeito.

Mais um dia produtivo, mais uma pescaria com resultados num ano algo complicado... Não me posso queixar.
Esperem ... , mais uma vez a minha famosa Savage Sandeel Blue Pearl  uma amostra muito efectivaaaa...

Um abraço a todos e até breve...

Ricardo Palma, ospescas.

11 comentários:

Unknown disse...

É verdade, é esse o espírito da pesca!!!

Em relação aos vinis, nos últimos tempos, tenho dedicado mais atenção a esse tipo de amostras, e realmente, não me teem deixado ficar mal, principalmente essa que referes e outras dessa marca, posso dizer que a ferragem é mais eficaz, o peixe vem sempre bem ferrado, pelos menos os que capturei com vinis!!

Parabéns pela captura

Ruben Simões disse...

Boas Palma
Mais uma vez parabens, és mesmo o rei dos robalos!!E eu depois de as ter visto e de ter lido o teu ultimo post,( tal como dizes neste teu ultimo lol) não resisti e comprei as savage, agora só falta fazer o teste!!O espirirto é mesmo este!! mas quem corre por gosto não cansa não é?!!
Já agora isto é no Barreiro?!
Cumprimentos e boas pescarias

Os Pescas disse...

Olá Nelson
Concordo plenamente contigo a ferragem é bastante eficaz,até agora com estes vinis ainda não perdi nenhum.Foram das "amostras" que me deram mais Robalos.

Abraço e obrigado
Palma

Os Pescas disse...

Granda maluco, na próxima rebento contigo. eheheheh!
Não acho que tenhas tido sorte apenas, tives-te foi boas escolhas.
Grandes Savage, tem sido muito bom...

Abraço, Filipe.

Pedro Nunes disse...

Boas Ricardo!
Parabéns pelo Robalo e pela relação que tens com a pesca, pois pouca gente pensa desse modo infelizmente...
Saúde

Os Pescas disse...

Olá Ruben
Gostei mesmo da alcunha, mas não sou "o rei dos Robalos" apenas tenho aprendido com o Luis,Pedro, e o Filipe e com todos vocês. Indo muitas , muitas ... ... vezes,
que qualquer dia a minha mulher põe-me as malas a porta lol,lol. É no Seixal.
Obrigado, abraço
Palma

Os Pescas disse...

Boas Pedro

Não foi facil e não é facil. Cometo erros todos os dias lol lol,lol..., erros esses que me levam a ter esta relação quase doentia com a pesca e esta maneira de pensar... por vezes errada.

Abraços e obrigado
Palma

Os Pescas disse...

Copinho de Leite tu só apanhas grades,o maximo que rebentas são as garrafas que estão lá dentro,vazias eheheheheh!

Obrigado Sr.Filipe
Batman

Os Pescas disse...

Belo peixe amigo, já vi que andas a ir aos treinos e já foi ganho mais um para o plástico.

O nosso Seixal tem muitas alegrias escondidas para quem queira procurar e tu tens feito isso, seja de barco ou em terra.

Abraço,

Nuno Fernandes

Os Pescas disse...

Obrigado grande Nuno. Viva ao nosso Seixal , que esta cada vez melhor.
Abraços
Palma

bart disse...

Viva O Seixal mas isso é trabalho de casa já com direitos de autor quero comição