Os nossos amigos

quarta-feira, 28 de março de 2012

A minha estreia no surfcasting!

Boas pessoal,

Pois é... Como tenho muitos amigos que são fanáticos pelo surfcasting, como o Filipe, o Pedro e o Nuno, este ano resolvi fazer a minha investida neste tipo de pesca...
Embora seja o ano errado para esta prática aqui na zona pois o ano tem sido de mares calmos, lá resolvi fazer uma noitada com o pessoal.

Um dos poucos dias em que o mar este Inverno nos fez ir à praia, resolvi acompanhar o pessoal. O Windguru marcava ondulação de Oeste, mar de 3.5m... Optimo, para a pesca aqui na zona... Combinámos todos dar lá um salto, mas o Nuno estava a trabalhar e o Filipe estava doente, e apenas o Pedro e o Filipe João foram comigo...

Chegados à praia, estava um mar fabuloso... Lindo, espumado, com ondulação a rebentar longe da costa e a produzir um efeito apaixonante para os nossos olhos.


Montei as canas e estava na realidade com algum receio a lançar e chamei o Pedro para me ajudar e fazer uns lançamentos brutos para ter a certeza de que estava tudo nos trinques... Após a aprovação dele... Resolvo fazer uns lançamentos e sinceramente gostei muito. O surcasting é uma pesca diferente, muito parada, mas muito mais calma... Deixa-nos mais relaxados, falamos, convivemos... É gratificante enquanto pesca para se conviver...


Voltemos à pesca... Canas montadas, acampamento no ar... e a fé nos piques...

O tempo ia passando, e sem entendermos o porquê, as canas nem batiam... Nada... Realmente este ano, como todos dizem aqui na zona, foi o pior que à memória no surfcasting.

Já a maré se apresentava perto da praia-mar quando se sentiram os primeiros toques... Não ferravam, era peixe miúdo, mas sempre nos deu para ganharmos ânimo.



Passado um bocado levo um belíssimo esticão na minha Fujika KW, corro, agarro na minha cana e reparo que as cabeçadas eram jeitosas, dou-lhe o esticão da ferragem, e começo a puxar... Já perto de terra, e devido ás aguagens, ele deu alguma luta, mas lá o pûs a seco e levantei o meu 1º sargo na praia e com choco. Um peixe já bonito, gordinho, e que me deu um enorme prazer tirar pois era uma estreia.
Uma estreia é sempre uma estreia...

Cheios de animo, começámos todos a lançar desalmadamente, a iscar generosamente em busca de um troféu... O mar estava perfeito, porque não acreditar?
Eu como não sou fã de sargos, estava à espreita de um robalão... Bem fiz chuchas de casulo, mas na realidade se não fosse o choco e o lingueirão não me tinha safo...
Passado um bocado sai uma baila ao Pedro, pequena é verdade, mas era mais um peixe dose...
A maré acabara de virar e continuámos a sentir uns pequenos toques provavelmente uns peixitos pequenos que por ali andavam. Talvez uns alcorrazes...

Já estávamos a pensar em arrumar a tralha quando ferro outro sargo um pouco mais pequeno, e logo no lançamento seguinte ferro outro da mesma bitola, nada mau, já dava para um almocinho... Bem fixe. Para um principiante como eu foi muito bom... Deu para aprender alguns truques do Surf  e aperfeiçoar o lançamento algo a que não estou habituado.




A pesca em si foi fraca sem dúvida, mas ir à pesca é estar com os amigos, é conviver, enfim... É o que fizemos... E foi um bocado muito bem passado, entre grandes amigos.
Para a próxima será melhor, um abraço a todos, 


Ricardo Palma.

5 comentários:

zeiii disse...

Como estreia atè te saistes bem,com 2 peixitos.O surfcasting è mesmo como dizes è para relaxar,e passar um bom bocado sem stresses...Quanto aos lançamentos è normal ao inicio ficar "receoso"...Um gajo pensa sempre que a pesca vai rebentar..Mas dpx de apanhar o jeito "è mato".Abraço jose zegre "Zeiii"

Os Pescas disse...

Olá Zeiii, é verdade que fiquei com medo de partir algo, porque tive uma má experiência a pouco tempo. Parti uma Cana Shimano Antares Boat Quiver 3.00m novinha junto ao porta carrete !!!!!!, e estava a ver que o Stella 8000PG SW voava barco fora foi sorte. Obrigado pela força , abraços.
Palma

Guilhas disse...

Boas Palma.

Para estreia nada mal, ainda por cima tendo em conta como foi o surfcasting deste inverno nessas praias, muita grade trouxe eu.
Parabéns pelos sargos.
Abraço
Guilherme

Os Pescas disse...

Boas Guilherme.
Admito que tenho tido alguma sorte, mas vou muitas vezes e nem uma escaminha para alegrar.
Muito obrigado.
Palma

Os Pescas disse...

Nada mau amigo, eu nem tenho vontade de lá ir, acho que já não há grandes motivos para ser fanático de surfcasting, só se for pelas grades.

Já vi que estás bem equipado e isso agora quer é continuação.

Abraço

Nuno Fernandes