quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O Robalo e o seu irmão esquisito!

Boas pessoal,

Mais uma boa noite de Outono, mais uma pescaria à bóia...

Embora estivesse ainda a recuperar de uma semana dura, resolvi descansar bem um dia para tentar ter energias para uma noite ir fazer uma pescazita.
Um desses dias, sentindo-me muito bem, resolvi ir fazer uma noitada pese embora fosse trabalhar no dia seguinte.

O pior seria depois, lol...

Depois de sair, fui logo para casa jantar e preparar a tralha para mais uma jornada... Estava cheio de pica, tinha descansado bem na noite anterior e estava pronto para pescar até ás 02h. sem problema...

Preparei a minha canita, fui ver dos starlights e escolhi uns anzóis manhosos que tinha por lá... Por vezes dá-me a pancada de gastar anzóis que tenho há muito em casa e que não uso. Por vezes quando me apercebo disso, levo-os na ideia de os gastar. Quase sempre eu, e julgo que todos, acabamos por os trocar a meio da pesca... É a parte psicológica a falar. Se lá for um peixe e não ficar, começamos logo a culpar os anzóis, porque já há partida nós não depositávamos confiança neles.

Fui buscar o Miguel e lá fomos nós. Ao chegar vimos que a noite estava de feição, calma, e sem grandes ventos, mais ou menos o que marcava o windguru.

Montou-se as canas e começámos a pescar. Rapidamente sentimos uns toques mas nada ferrava.
Aquilo começou a irritar-me e chegamos a estar os dois a tentar ferrar o peixe e nada... É do anzol, disse logo eu... Já tinha arranjado ali um alibi. Não era falta de arte minha, não era por eu estar a pescar com um anzol nº1/0, e provavelmente ser peixe miúdo, era o anzol...

E continuei intrigado, toque toque, e nada... Grrr... Bem vamos mudar de isco a ver se dá resultado, se este peixe deixa de lá ir...

Trocado o isco este continuava a vir ratado a cana a marcar e eu nada... Querem ver... Bem, claro que era do anzol, lololol, e resolvi trocá-lo por uns que tenho sempre comigo embora sinceramente não sejam o tipo de anzol que gosto... O Mustad 515, o famoso pescoço de cavalo.

Isquei muito bem... com muito coreano e no bico do anzol 3 minhocas do lodo a cairem, e deixei a cana folgada... Em segundos apercebi-me de uns toques manhosos... Deixei estar mais um bocado... Mas os toques persistiam e resolvi  agarrar na cana e quando o faço sinto logo a linha a correr, e o carreto Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, com muita calma dou um puxão e sinto o peixe ferrado e a correr na minha direcção... Todo feliz, fiquei logo na expectativa de uma grande captura, e disse ao Miguel que era um bom peixe, pois estava a sentir a sua força e os seus arranques.

Como ele já estava um pouco cansado, trouxe-o ao de cima e quando olhei bem para o seu lombo! Mas... o meu robalo que me deu tanta luta e que andei a brincar tanto tempo era uma... Até me custa dizer. Uma tainha.  Fiquei dando... Que desilusão... Bem pelo menos sobre o peixe, pois o gozo que me deu com uma cana fininha trabalhar aquele peixe, foi grande...
O Miguel com uma grande lata diz-me " Oh Filipe, que robalo tão esquisito, lololol"

Restou-me trocar de estralho e continuar a pescar... Já não tinha muito tempo...

Mais uns lançamentos e novamente aqueles toques estranhos e já o Miguel tirava um, agarro na cana e novamente Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, e lá motivei, corrida para a direita e corrida para a esquerda e corrida para baixo... E comecei a torcer o nariz... É que já me estava a parecer igual ao peixe anterior..., e resolvi apertar o drag e trazer o peixe ao cima só para confirmar, e assim que o vejo, era mais uma tainha, esta ainda maior. Até me ri para mim, e resolvi abrir um bocado o drag e deixar andar uns segundos... Ao menos a pica estava lá. E depois de ter um bocado de prazer, resolvo tirá-lo e devolver ao mar. Eu simplesmente abanava a cabeça, enquanto o Miguel se ria e desembuchava o bom robalo que ele tinha apanhado...

Bem, a pesca estava feita. Não havia condições para mais... O Miguel safou um bom robalo e eu apanhei o seu irmão esquisito... lololol. Aliás, foram dois, dos esquisitos.