Os nossos amigos

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Robalos ao trolling, o princípio de uma era

 Olá a todos,

Vou tentar descrever tudo como sinto, neste tipo de pesca, onde por incrível que possa parecer, e por muito que se pense que é somente sorte, posso garantir que não é. A sorte existe amigos, é verdade que sim. Mas a verdade é que tal como acontece numa profissão, ou em treinos físicos, é a dedicação e continuidade que nos fazem evoluir e cada vez mais encontrar um caminho que me permita saber em cada dia, quando e onde posso garantir resultados.

Muitas vezes e em parte com razão, se diz que o trolling é andar de barco com as canas dentro de água às voltinhas e esperar que alguma coisa lá se atire. Bem já me aconteceu, mas na verdade comecei a garantir melhores capturas quando comecei a procurar perceber este tipo de pesca.

Um dos segredos e é aquele que vou deixar hoje no "ar", passa por saberem sempre bem qual a profundidade de cada local onde fazem este tipo de pesca. Depois passa por adaptarem as amostras que usam a essas mesmas profundidades, sabendo que é mais difícil garantir uma amostra que sonde o fundo, do que o inverso.

Tenho andado com uma fome de pesca enorme, sempre com muita gana e vontade em ir lá...
Ao ver o tempo tapado e doentio resolvi fazer-me ao mar.

Comecei como sempre logo ao entrar dentro de água, e escolhi uma das minhas preferidas, a X-RAP Fire tiger da Rapala. Percorri o caminho de sempre quase sempre nos 6/7 metros entre os 2.5  e  3.5 nós e não tive qualquer resultado, sendo que fui trocando em quase todas as canas, e fui pondo as Storm, Cormoura Deep Trembling, e claro as Yo-zuri... Nada... Não consegui sentir nada e resolvi sair mais para fora, para zonas mais fundas e procurar  se o peixe estava fora. Ao chegar apercebi-me de algumas correntes com remoinhos na zona e procurei sondar a zona, que tinha 10 metros de profundidade. Escolhi logo para uma cana a deep trembling, e para a outra uma das yo-zuri, a cabeça vermelha.


Dei a volta e meti as canas dentro de água a aproveitar a corrente e fui ao sabor dela, deixando que ela me escolhesse a "sorte". Tentei manter toda a atenção nas canas, mas não é fácil manobrar uma embarcação enquanto se pesca, isto obriga a uma habituação progressiva.
Estava a meio de canal quando uma das amostras leva uma grande cabeçada e fiquei logo alerta, mas não tornou a dar sinal. Provavelmente uma alforreca, pensei eu. E tornei a regressar ao início do percurso e novamente no mesmo local... Pum! Bemmmmm, mas estão a gozar ou quê??? E toca de dar terceira voltita ao local, e sempre na mesma zona, Pum, Pum... mas desta....Pummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm e muito enrascado, tentei parar logo o barco, ia caindo à agua, desequilibrei-me todo, agarrei no varandi, outra mão na cana e senti o peixe ferrado e toca de puxar ao bichinho. Que grande alegria... Dou uma gazada no barco e toca de voltar ao sitio e fazer o mesmo percurso e a meio do caminho, Pum, Pum, Pummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm Toca a parar o barco e a rebocar o bicho sempre com ele a lutar bastante, com muitas cabeçadas e arranques fortes. Um belo robalo, gordooooo. Muito bom.



Talvez com uma enorme gula, com vontade de apanhar mais uns quantos, toca de meter ambas as canas com a mesma amostra e tentar mais um macaco. E adivinhem??? Estava a meio do percurso e de repente... Pum? Ok ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ toma lá outro... sempre a bombar! Já estavam 3 macacões dentro da arca. Grande amostra, merecia uns quantos beijinhos, mas ia me picar, ahahah!

Rapidamente toco a meter a menina na água e de repente ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ
 Xiça tinha a boca aberta? Nem tive tempo de voltar ao mesmo local. E estavam 4. Resolvi voltar na mesma ao início na passagem seguinte nada... Teriam bazado? O que fiz eu mal? Mesma amostra, mesma velocidade( nós), mesma distância das amostras (+ -)...

Meio confuso resolvi dar a volta novamente e procurar fazer o mesmo percurso... E nada...
Parei para pensar... A maré estava a subir! É natural que eles dispersem mais, que saiam mais da zona... E seu fosse então um pouco mais para dentro agora caso eles tivessem encostado? Bem, foi o que fiz e assim que chego ao local, ponho as amostras ao banho e num instante sinto uma trombada na cana e ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, este deu menos luta e ao chegar perto vi que era do lote menor, e tornei ao início e novamente amostras na água... Mas nada. Olhei para a arca, já muito composta, com 4 bons tarolos e pensei que podia terminar ali a pesca. Já tinha valido a pena. Como estava a ficar tarde, agarrei e fui me despachar.
Ao chegar a terra, os problemas do costume. O sr. Filipe se fosse tão bom pescador como é fotógrafo, ninguém o levava à pesca. Atão o cab... cortou-me metade do corpo e  2 dos peixes na fotografia? Fonix. Enfim, nem vale a pena... No Natal fazemos um peditório para ele me tirar um curso, ou então comprar uns bons óculos para focar as pessoas nas fotografias lol lol lol lol . . .




Bem... Aproveitem os peixes, espero que tenham gostado. Até breve, assim o espero!

Material:
Canas: Biomaster Spin 3,00 mt. , Speed Master AX 3,00 mt.
Carretos :Biomaster 4000 FB , Symetre 4000 FJ
Amostras: Rapala,  Storm, Cormoura ,  Yo-zuri

Ricardo Palma

5 comentários:

Apneialusa disse...

Muitos parabéns por esses magníficos exemplares!
se toda a gente tivesse paciência e devolvesse os pequenos como nós haveria muitos mais desse lote.
Mas vai sempre havendo umas recompensas, certo?! :)

Os Pescas disse...

Belos peixes, amigo. Sem duvida que temos passado bons momentos com peixes de muito bom tamanho. Não posso esconder que de inicio também tinha a ideia que era só chegar ao pesqueiro e apanhar peixe mas depois de algumas pescarias tirei essa duvida e fiquei com a certeza que esta pesca tem o seu quê, e de que maneira. A comprovar isso temos o facto de por vezes haver mais barcos no local e só nós é que conseguimos retirar tanto peixe.

Grande abraço, amigo e parabéns por mais essa pescaria.

Nuno Fernandes

José Pedro Cruz disse...

Bonita pesca, mais uma!

É a experiência acumulada que nos leva cada vez menos a acreditar "só" na sorte.

Parabéns!

PS - Filipe, vai ao oftalmologista! :)

Alexandre disse...

Boas Ricardo!
Meus parabéns por a grande pescaria.

Pedro Franco disse...

Parabéns,
Grandes peixes, isto da pesca é como diz o treinador do Porto, a sorte dá trabalho, claro que temos de ter uma pontinha de sorte mas o trabalho e experiencia e insistência leva a bons e merecidos resultados.
Abraços