Os nossos amigos

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

(Spinning) Robalos Algarvios.....



             Boas Pessoal.......



    Antes de mais, eu quero dar os parabéns aos meus amigos dos Pescas, e a todos os companheiros e amigos dos restantes blogs e não só, que tal como nós nutrem um sentimento único e compreendido apenas por aqueles que amam a pesca. A todos vocês, os meus parabéns pelas capturas que têm feito ao longo de quase dois meses e pela amizade que existe entre nós....e em especial para ti Matos, os meus sinceros Parabéns pelo artigo e pela partilha..:-)
    Apesar de não comparecer, é com grande orgulho com que vejo os meus amigos a divertirem-se e a pescar belos peixes, nas mais variadas técnicas e engenhocas..:-)
    Infelizmente desde à dois meses e meio para cá, que o tempo para eu poder pescar tem sido mesmo muito reduzido, e para o poder fazer, apenas durmo duas horas...lol...mas já o ditado diz que, quem corre por gosto não se cansa..hehehe....pois bem, não sei quem inventou este ditado, mas das duas uma...ou sou eu que estou a ficar velho, ou isto cansa e não é pouco...lol..:-)
   De facto, o peixe no nosso rio Tejo tem colaborado, principalmente e na sua grande maioria capturado ao trolling, o mesmo já não se passa na costa atlântica na nossa zona....quem sabe se está atrasado ou se a pressão exercida sobre o peixe no Inverno passado com as artes de pesca profissional, começa a ter efeitos nefastos e tristes....
   Eu quero acreditar que o peixe de facto está atrasado em comparação ao ano passado, e ao contrário do que se possa pensar, na minha opinião, os peixes que vêm desovar ao nosso rio Tejo, não são os mesmo que vêm desovar á nossa costa atlântica..pois ambas as zonas são totalmente distintas uma da outra, o que me leva a pensar que são suas arribações bem distintas de robalos...bem como a sua cor e agressividade durante a postura e respectiva captura.
   Como eu digo aos meus companheiros...é preciso é ter calma..:-)..que a natureza se encarrega de os trazer, pois tal como os salmões, também os robalos nunca se esquecem aonde nasceram....e nós também não..lol..para mal dos seus pecados..:-)

   Eu combinei com a minha futura esposa ir passar uns dias ao Algarve, pois como ela tinha uns dias de férias para tirar, nada como mudar de zona para se conseguir descansar...:-).
   Em conversa com o meu amigo Pedro Lourenço, rapidamente disponibilizou-me a sua casa de férias em Portimão e que em muito eu lhe agradeço pela sua amabilidade e amizade.
   Assim foi, 4 dias no Algarve para descansar...hehehe..posso dizer que já fazia muito tempo desde que, nem eu nem a minha mulher viajávamos até ao Algarve.
   Como é óbvio, eu não podia deixar de levar o material de pesca, pois apesar de a mulher não gostar nada da ideia, eu lá a convenci que apenas iria uma manhã á pesca e nada mais...lol...até me vieram as lágrimas aos olhos...lolol..mas tudo bem..:-).
  
   Bem...feitas as apresentações, posso dar inicio ao meu relato de spinning que começa assim........

   Eram 5h e meia da manhã de sábado, quando levantei-me para comer e equipar-me...como é óbvio, eu estava cheio de pica, pois além de nestes últimos tempos ter ido à pesca muito poucas vezes, desta vez estava num sitio diferente e com bastante falta de conhecimento relativo ao pesqueiro, uma das coisas que a mim especialmente, não me agrada, pois a taxa de sucesso desce radicalmente, mesmo assim, tinha dois factores a meu favor, hora da maré e o estado do mar.
   Bem, então lá fui eu a pé desde casa até ao pesqueiro, pesqueiro esse que seria o pontão da praia da Rocha, permitindo-me pescar virado para o Mar ou para o Rio.
   O dia começava a clarear, e já dava para perceber que havia alguns pescadores, fosse ao fundo, bóia ou ao Spinning, e todos eles entretidos à pesca.
   Assim foi, à medida que o dia clareava, permitiu-me antes de começar a pescar, observar primeiro todo o terreno de pesca, optando no final por pescar antes do bico do esporão virado para o Rio, pois como a maré começava a subir, era a altura ideal para ver se eles entravam com a mesma.
   Apenas me falta dizer que, no local já se encontrava um senhor de nacionalidade Belga ao spinning, senhor esse que, apenas falava Inglês, o que para mim felizmente não é problema, e que por sinal super divertido....até parecia que eu estava no estrangeiro à pesca...lol...pelo menos foi como eu me senti..hehehe.
   Este senhor, cujo o nome não me recordo, estava a pescar com Zagaias, umas onduladas e outras com pequenas invenções por ele elaboradas.
   Eu comecei por experimentar os jerkbaits, tendo apenas sentido um toque leve, possivelmente de uma baila que por ali passou........depois mudei para os vinis, escolhi um pequeno apropriado para o Rio mas com a possibilidade de bater as diferentes camadas de água.
   Entretanto com a mudança de jerkbait para o vinil e com uma mudança de velocidade, sinto o primeiro ataque...e ele ferra-se sem dificuldades....não era grande, mas era o primeiro a testar o meu vinil..:-).
   Peixe cá para fora e saco com ele...passado mais um bocado o meu amigo Belga ferra um com a zagaia...não sem antes, ter perdido uma nas pedras, pois as zagaias dele eram um pouco pesadas e como o peixe se encontrava de meio para o fundo a probalidade de ele dar com a pedra era elevada...mesmo assim, quem não arrisca não petisca..lol....e bem fez ele em arriscar...pois tira para fora um irmão do meu..:-)..grade já não era...apesar de um amigo meu me dizer no dia anterior que ninguém tirava robalos naquela zona especifica hà algum tempo.
  Durante todo o tempo íamos conversando os dois sobre pesca...:-) e que bem que se estava..bom tempo, boa companhia e com o peixe ajudar..lol
   Foi depois de ele arrumar o seu peixe e se juntar a mim outra vez à pesca que eu ferro o segundo e ultimo da manhã...peixe com mais força mas mesmo assim não o suficiente para puxar pelo drag....foi só aguentar..cansá-lo e trazê-lo até mim..:-).este já é grande dizia o meu amigo Belga...é bom sim senhor dizia eu....e vai de saco com ele....continuamos á pesca até que por volta das nove, tanto eu como ele tínhamos que ir embora....pois no meu caso tinha a mulher à espera..lolol...e já sabem como é que é...mas de qualquer forma tinha sido um amanhecer muito agradável e com peixe Algarvio..:-)
   Posso dizer que o meu amigo Belga ficou fascinado com o vinil com que apanhei peixe, vinil esse que acabei por lhe oferecer, pois a vida é isto mesmo....alegria, experiências, vivências e o amor pela pesca, neste caso o spinning...:-)
   Este são os meus dois meninos que sucumbiram uma vez mais aos vinis...:-)..Uma vez mais e para todos, obrigado pela amizade meus amigos e até breve..:-)
  


                        Um grande abraço e até breve companheiros

                                             Luis Malabar


  

8 comentários:

Bernardo G. disse...

Há muito que não via um relato teu! é bom saber que te divertiste pelos Algarves! e espero que não tenhas deixado a casa do Pedro a cheirar a peixe eheheheh

Grande abraço Luís!
Bernardo.

Manuel Oliveira disse...

Isso é que foi, vais ali ao spot e trazes umas boas capturas! :)

Ui, faço ideia aquilo estes dias devem estar apinhados de pescadores!:)

O molhe da Praia da Rocha, virado para o Mar, é proibido pescar e a PM, ai não costuma facilitar muito, já do lado de Ferragudo, sõa mais brandos mas às vezes...

Abraço

Inácio disse...

Boas Luís ;)

Ainda a pouco mebrei.me de ti e achei estranho que à muito não via por aqui um relato teu ... como sempre mais uma relato muito agradável de ler e uns bons peixes! Tá visto que mesmo com pouco tempo continuas a fazer estragos seja no centro , norte ou sul ;)

Abraço!

José Pedro Cruz disse...

Só podia ser esta a justificação para não haver relatos do Malabar - não tens ido à pesca, claro!
A prova disso é que mal lá foste, mesmo em terreno alheio, zás!
Mais do que dos peixes, prezo em saber que estás bem, a tua vida corre de vento em poupa, seja a profissional, amorosa, saúde... desejo-te tudo de bom!
As pessoas genuinamente boas como Tu/Vós, dão sem estar à espera de receber e quem vos conhece percebe logo isso... não me admira que o Pedro Lourenço tenha gentilmente cedido um local para ficarem! ;) Espero fazer-Vos o mesmo muito em breve! ;)

Só para terminar, um conselho/ provocaçãozinha: começa já a mentalizar a tua futura esposa para as saídas nocturnas ou matinais madrugada dentro para a Pesca! Temos de as sensibilizar desde cedo! :)))) Olha que não tenho razão de queixa, comigo resultou!

Grande, grande abraço Amigão! Já tinha saudades de um relato teu! Sempre a torcer por Vós! ;)

Pedro Franco disse...

Boas Luis Malabar,
Parabéns pelas boas capturas e pelo generoso relato, eram saudades de um bom relato e de uma pescaria.
Abraços e boas pescas e festas para todo o pessoal dos Pescas e seus seguidores

Os Pescas disse...

Grande Abraço, Amigo. Mesmo com pouco tempo lá vais malhando neles.
Consegues fazer saír robalos por todo o lado, belo peixe amigo.

Abraço,
Nuno Fernandes

Pedro Nunes disse...

Boas Luis!
Quer dizer que andaste cá por baixo..
Parabéns pelos peixes...foi pena teres ido só um dia à pesca :)
Volta e meia saem uns dos bons aí nesse pesqueiro ;)
Um abraço e força.

Os Pescas disse...




Boas meus amigos, muito obrigado pelos vossos comentários e espero e desejo a todos, um Feliz Natal e um Feliz ano novo cheio de saude e de esperança, que o Pai Natal distribua este ano muitas prendas, daquelas com barbatanas, de preferencia com 7 ou 10 quilos para todos...loolol..:-).
Um vez mais amigos e pescadores....HAPPY CHRISTMAS AND A HAPPY NEW YEAR....hehehehe

Luis Malabar