Os nossos amigos

terça-feira, 12 de março de 2013

Day hard, pode ser do mestre, mas grade é grade!

Boas,

Mau tempo, vento, chuva torrencial... Não se vai ao mar? Naaaaa

O que pode salvar um dia em que não tens pica nenhuma, estás cansado, não sentes moral, e não te apetece fazer aquele tipo de pesca? Pois um grande peixe, eu percebo. Mas e se nem isso... Bem, vamos ao relato...

Madrugada, um frio do catano. O despertador toca... eu ouvi-o lá ao longe e nada... Nem me mexi. Uma hora depois a mulher dá-me um safanão e diz " Mas olha lá não ias à pesca?"... E eu salto da cama, em desespero. E caraças... Ele deve estar à minha espera na rua, granda Broncaaaaa.

O meu corpo está realmente a dar de si, ando a sentir-me muito, mas muito cansado.
Enviei logo uma mensagem para ele a dizer que estava a vestir-me e tal... E por um lado ainda bem, o sacana também não estava despachado e nem tinha o barco pronto...E a cara dele, uff, estava ainda mais feia do que a minha, lololol. Qual dos dois mais cansado estaria? Dois mendigos...

Barco na água... após o café do costume...

O frio e a dureza do dia, deixavam antecipar um dia complicado... Tinha dito ao Palma que estava com a fé muito em baixo para o dia e que não estava dia de peixe...
Começamos como sempre com as amostras do costume... Um com uma yo-zuri e outro com a x-rap... Ainda estava pouca luz e era hora de tentar as amostras mais garridas...

Volta após volta, a ideia era a do início. Mar muito forte, maré ao contrário do que normalmente dá resultado, mar batido, sujo, preto mesmo... " Palma, vamos gradar"... E ele ia encolhendo os ombros...
Que queres fazer? Procurar outro local? Ir para fora? Dizia-me ele, e eu sem pica, e cansado, dizia-lhe deixa estar... Olha vamos é beber um café... E assim foi... Aproveitando o dia da treta que estava, toca de parar e fazer tempo... Falámos e concordamos em esperar um bocado, pois se desse alguma coisa apesar da pouca fé, era naquela hora, a tal.



Comemos uns folhados maravilhosos e voltámos para o mar, para mais 2/3 horas, antes de voltarmos para casa... Já nem me lembrava de um dia assim! Não é sem peixe, é sem pica nenhuma!



Volta após volta, tudo ficava na mesma... Tudo era em vão... Por mais que alterássemos processos e mudássemos a forma como pescávamos nada resultava...

A maré, no entanto aproximava-se do momento ideal, daquele que ambos esperámos, e podia ser o momento...
Estava na altura de apostar nas amostras em que mais depositávamos confiança, só elas nos podiam safar, e cada um com a sua, fomos enfrentar os últimos momentos...
A passagem que escolhemos foi na zona menos funda procurando sondar ao limite as nossas amostras que davam literalmente cabeçadas no fundo. O objectivo era chamar a atenção, a sonda não marcava nada e a cara do palma dizia tudo... Que dia...

Já com ele prestes a desistir, e porque nós pescadores somos ENORMES a inventar desculpas para o nosso insucesso, quiça fruto da personalidade geral do português, tudo estava mal, mas nós??? Lol, nós não...
Mas sabem, eu acredito muito numa coisa que na vida chamo de feeling, seja com as pessoas, com os momentos, ou por vezes com pequenos detalhes quotidianos... E numa mistura explosiva entre  querer arranjar uma desculpa para o nosso insucesso, e uma espécie de reacção em tons de feeling, disse-lhe repentinamente: " Sai daí... vamos trocar, quem vai guiar o barco sou eu, quero tentar passar nuns locais diferentes dos teus"... E ele riu-se, e saiu...

Voltei ao início do curso, olhei para a sonda, pesquisei pelos buracos que toda ela nos marcava, e vi um muito pequeno, dentro de outro, e pensei... vou meter as amostras ali... Acreditem que é mais fácil falar do que fazer, o buraco era muito pequeno... O Palma, esse ria-se, como quem diz... Não vamos apanhar nada...
Feeling, ou escamando, por vezes na pesca, assim como na nossa vida, temos que ter força e conseguir dar um abanão, por vezes essa espécie de força, como tão bem cantavam os Da Weasel, pode mudar tudo, a nossa vida, e as nossas pescarias... E a teimosia boa, é a que nos guia frontalmente aos objectivos que traçámos, mesmo quando eles parecem inalcançáveis.

Na primeira volta, fiquei a metros de distância do meu objectivo, o Palma gozava imenso comigo... e repetia que já tinha passado em todos os buracos, e eu dizia-lhe... " Deixa-me estar, aqui não passas-te... E acreditem o raio do buraco que avistava na sonda estava a irritar-me...
E torno ao início, e digo-lhe... Prepara-te... E ambos sorrimos um para o outro... Sozinhos em todo aquele espaço, era o momento da verdade... Quando entrei no buraco grande que vai desembocar num muito, mas muito pequeno, alinhei ao máximo que pude o barco, e ao passar por cima dele, fiz cálculos momentâneos, e  sabendo que as linhas estavam a 40/50 metros do barco, olhei para o Palma e disse-lhe. " já está, passei por cima, agora é dar uns segundos para as linhas lá chegarem... estava eu a terminar a frase e a cana do Palma arranca brutalmente ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e assim que ele agarra na cana com o tradicional sorriso de um ser humano que no meio do desânimo, a vida lhe acaba por correr bem, me diz já em plena luta com o peixe: " Sacana, tives-te sorte"... e eu sorri, calei-me e pensei... A sorte procura-se Palma... Ela existe, mas sentados no sofá, ou se já estivéssemos a caminho de casa, não a teríamos tido.

Ele por seu lado, trabalhou bem o peixe, trouxe um bom robalo, que nos safou a grade, bem, lol, a dele, a minha ficou na mesma, pois não dei com mais nada, mas... Soube bem, quem comigo pesca, sabe que uma equipa é sempre uma equipa, e as grandes equipas sorriem, e sentem como seu o golo do colega. As grandes equipas atingem os seus objectivos, seja lá quais eles forem...

O meu, perdão, o nosso, foi atingido, fomos e voltámos com saúde, sofremos, sim, sem dúvida, mas mais uma vez curtimos muito... São momentos que se um dia chegar a velhinho vou ter gosto em ler, e se a minha memória assim mo permitir, viajarei para dentro do scookie com 80 anos, em pensamento, e sorrirei certamente ao pensar neste dia, neste day hard, e nesta grade tão saborosa...


Um bom robalo que safou a grade geral


Até breve,

Material:
Canas: Shimano Biomaster spin, Sakura Shinjin
Carretos: Shimano Biomaster 4000 HG; Banax Mighty 2000
Amostras: X-RAP MAGNUM; Yo-Zuri; Cormoura Deep Trembling; Vega Big Fish; Tubertini T-REX

Filipepc, Ricardo Palma

10 comentários:

Miguel de Solorobalizas disse...

Con ese menú amigo uno puede aguantar muchas horas de duras jornadas jejjeje buen robalo y que fuerte que se ve, no es de extrañar de esas arrancadas.

Enhorabuena y un Saludo

Manuel Oliveira disse...

Mesmo com pouca Fé, mas aquele feeling, do buraco, lá safaram o chibo, no tal buraco...

Assim é que é!

Abraço

emilio disse...

buena loba si señor, y menudos pepinos se ven en el blog, te agrego para seguir tus futuras entradas.
un fuerte abrazo desde Asturias

Salah surfcasting disse...

Buen robalo y buenas capturas las de tu blog, a seguir asi compañero, un abrazo desde Cadiz

Os Pescas disse...

Grande palhaço é para veres como +or vezes o feeling dá frutos. Um abraço Palmeta.
Filipe.

Os Pescas disse...

Mais um bom exemplar a sair no Scokkie!!! Vocês andam em altas...
Parabéns aos dois.
Pedro PJPescador

Os Pescas disse...

Foi um dia em grande em que
o SR. CANDIDO FILIPE apanhou o seu
1º peixe ao comando da embarcação
Scokie LOL LOL LOL ...
O maricas teve sorte lol lol ...
Abraço a todos
Palma

Os Pescas disse...



Um grande abraço para os dois cordeirinhos do mar...hehehehe...Palmeta e o nº2 do mundo o Filipe...lolol.
Deixa estar palma, o filipe ainda tem muito peixe para apanhar até chegar aos teus do trolling...hahahaha.
Más pescas meus amigos.

Luis Malabar

Os Pescas disse...

Isso querias tu gradeiro da treta...
Um dia alcanças os meus feitos.
Best in the world.

Os Pescas disse...



Não fiques triste nº2..hahaha...um dia chegas lá..hehehe...até lá vais aprendendo..hihihihihi.
Podes ser o nº1 in the world em grades.lololol.
Tinha saudades da nossa saudavel picardia...hahahaha
Um grande abraço amigos

Luis Malabar