segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lobito Big Game Fishing Tournament de 2013 - Parte 2º

Boas Pessoal……

Sejam bem-vindos ao 2º dia da IX edição do concurso de Pesca Desportiva “Lobito Big Game Fishing Tournament de 2013”
As expectativas eram enormes para o segundo dia da competição, pois a quantidade de peixe que tinha sido marcado no dia anterior, cerca de 117 veleiros, 1 marlin entre diversos dourados, no mínimo deixava um certo nervosismo por parte de todos os participantes, com o intuito de melhorar o lugar na classificação.

E foi com essa esperança que iniciamos o segundo dia de campeonato, pois mal se ouviu o sinal de partida, a nossa embarcação arrancou a todo o gás, juntamente com os restantes participantes.

Então vamos à pesca….já nos encontrávamos a 11 milhas do porto do Lobito em direcção a norte, quando decidimos parar para começar a corricar, isto porque, as águas ao contrário do dia anterior, estavam muito mais limpas e com uma cor azul profunda, sinal fundamental para esta pesca, pois quanto mais limpa está a água maior é a probabilidade de conseguir capturar as espécies em questão e no dia anterior, apenas começamos a ter água limpa a partir das 28 milhas da costa.

Assim foi, pelos vistos nós fomos os primeiros a começar a corricar, desta vez com um maior número de amostras com miriasangas, isco esse que faz parte da alimentação destes pelágicos, na tentativa de aumentar a probabilidade de strikes.
Pelos vistos, ao contrário do que se tinha passado no dia anterior, desta vez foram todos para norte, pois grande parte das capturas tinham sido feitas a norte e não a sul, logo, decidiram todos rumar a norte.

Assim que começámos a corricar, vimos algumas embarcações que iam na mesma direcção que nós a parar, pelos vistos tiveram a mesma noção, ou estavam a controlar para onde é que nós íamos, pois nós ficámos em 6º lugar na classificação no primeiro dia, o que por sinal, entre 49 embarcações, é muito bom..:-)

Amostras dentro de água e começamos a corricar a uma velocidade entre 5 a 6 nós e meio, quando demos por nós, passado nem 3 minutos vimos o primeiro veleiro atrás de uma das amostras e atacar……..o drag dispara…….zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz..zzzzzzzzzzzzzz..cana vergada e logo de seguida desferra-se………mal se desferra, faz um novo ataque a outra amostra e uma vez mais a cana dá dois toques, verga e faz disparar o carreto…zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz……zzzzzzzzzzzzzzz……..O Pescador nesta altura aperta o drag para que depois de ele levar linha se ferrasse e foi o correcto pois de facto estava ferrado e a levar linha com a ajuda do oceano……..zzzzzzzzzzzzz……………nesta altura o pescador já se encontrava agarrado à cana com o cinto a combater o peixe….assim que ficou confirmada a ferragem, estava na altura de tirar o resto das canas para que não atrapalha-se o pescador, nem as manobras.

Brutal…o Veleiro dá 3 saltos valentes, ainda bem longe do barco, na tentativa de conseguir desferrar-se…só visto meus amigos…:-), mas este não estava com sorte, pois conseguimos ao fim de algum tempo, marcar o peixe e soltá-lo…o primeiro já estava.:-)..vamos procurar os outros…hehehehe….acho que fomos a primeira embarcação com peixe na linha e a fazer catch & release nesse dia.
Amostras novamente dentro de água e todos contentes pela captura, pois tínhamos começado bem o dia, mas como se costuma dizer, não é como começa mas sim como acaba…:-)..por isso, a calma tinha que reinar e continuar com a concentração ao máximo.

De um momento para o outro surgiu outro veleiro, rápido e veloz atrás de outra amostra, para logo de seguida atacar fazer disparar o drag, mas sem se ferrar….mau….entretanto o peixe desaparece…:-)
De facto, estávamos na zona certa, pois em menos de nada tivemos dois ataques, entretanto começámos a ir mais para norte à medida que íamos corricando e nada, não se passava nada, tirando a ferragem de dois lindos dourados, bem brutos, que foram embarcados e pelo que eu vi cheios de marcas dos marlins, pois eles são uma das presas deles.

À medida que navegávamos, segundo as comunicações, só ouvíamos, a embarcação X ou Y tem peixe na linha!!!!! E nós nada, nem vê-los…lol…de facto apesar de o resto das outras embarcações terem peixe na linha, já não era como no dia anterior, onde as comunicações não paravam…lol…uma loucura…lol.

Apenas posso dizer que nós saímos da zona do peixe, pois não tivemos mais nenhum ataque e de vez enquanto ouvíamos peixe na linha, dava ideia que o resto das embarcações andavam bem perto uma das outras..lol

Entretanto o tempo foi passando até que decidiram ir para sul!!!!...o que revelou ser um desastre, pois o peixe nunca saiu de norte até ao final do dia…para ter uma ideia, nós éramos a única embarcação que estava a sul, não se via ninguém…lol
A ideia com que fiquei, de irmos para sul, era a tentativa de capturar um Marlin e desta forma aumentar a pontuação, mas na minha ideia, a melhor aposta era os veleiros pois os marlins estavam muito escassos, ao contrário de outros anos, que a sua abundancia é muito maior segundo ouvi dizer….e foi o que aconteceu, o campeonato foi ganho pela equipa que manteve uma regularidade ao longo do campeonato e que se fez valer dos veleiros e dourados.

Voltando ao nosso percurso, numa altura em que não se passava nada, de repente uma das canas dispara mas deu para ver logo que era um dourado e pequeno por sinal…lol…nisto o mestre da embarcação decidiu colocar o dourado a fazer de isco na cana do meio para algum marlin que por lá andasse..:-)..assim foi, anzol xxxxl..lol…e dourado para a água…hahaha…nós só víamos o dourado aos saltos lá ao fundo até que alguém grita alto e em bom som…..MARLIN….eu levantei logo a cabeça e vejo algo atrás do pequeno dourado…LINDO…mas ao mesmo tempo era estranho!!!!!!....até que surge um ataque de baixo para cima o que faz saltar o predador fora de água num salto acrobático….WOAAAAAA…e o que eu vi mais a Sra. Isabel não era um Marlin mas sim um tubarão grande para C…..lol…pois durante o salto dele eu vi bem as barbatanas e a barriga branca dele, com cerca de 2 metros e meio a 3….F……que imagem linda….entretanto o drag dispara…zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…..zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…..e solta….F…..soltou mas logo de seguida voltou ao ataque com um arranque violento a rasgar a água e uma vez mais o drag….zzzzzzzzzzzzzzzzzzz.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
zzzzzzzzzzzzzzzzzz….já está?????..........zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz……………..zzzzzzzzzzzzzzz……..e uma vez mais solta-se….que grande M…..lol..até que desaparece…puxámos o que restava do dourado e pelos visto era só a cabeça com o anzol ainda preso na cabeça pelos olhos…o mais giro foi ver a mordida…UIIIIIIII….que dentes…hahahahahaha

Bem, nem tubarão nem marlin..lol….ainda apanhámos outro dourado pequeno e fizemos o mesmo novamente, pois nunca se sabe…lol….entretanto de um momento para o outro vemos do nosso lado esquerdo um veleiro mesmo ao nosso lado aos saltos…lol…feliz da vida a passear como se nada fosse…lol…até que ele se faz à nossa esteira e segue uma das amostras, atacando-a e automaticamente ferrando-se….BOA…Peixe na linha…:-) finalmente, ele foi trabalhado, marcado e solto, pelo menos dois, nisto faltava apenas uma hora para dar por terminado mais um dia.

Uma hora, agora era o tudo ou nada….foi passado algum tempo que de repente alguém grita……MARLIN…..e logo a seguir a Sra. Isabel também diz….MARLIN….levantámo-nos logo para tentar ver, pois o peixe estava a passar mesmo ao nosso lado esquerdo….LINDO…e por sinal era bem grande, nada a ver com os veleiros…aquilo sim era um marlin, mas para mal dos nossos pecados ele passou pelas nossas amostras e não se fez a nenhuma, o que não fez sentido nenhum!!!!! O mais giro é que ele também ia para norte….hahahaha..todos menos nós..lol…o mais provável é que não estivesse com fome ou então ia com a cria ao lado, pois pareceu-nos ver outra barbatana para além dele, de qualquer forma ele seguiu o seu caminho e nós fomos ao nosso, rumo a terra pois já estava na altura de regressar.
Chegando a terra, já se encontrava algumas embarcações, também elas a descarregar para a pesagem, principalmente Dourados, pois apesar de serem menos que no dia anterior, desta vez eram bem maiores…:-)

Também tive a oportunidade de ver um peixe que eu sempre quis ver, pois é um ex-libris seja da pesca como na caça submarina, um WAHOO, mais conhecida por cavala da India…Simplesmente magnífico, um torpedo autentico, um dos peixes mais velozes do mundo, que faz dele um trofeu para qualquer pescador, pela sua luta incansável e pela sua beleza…..imaginem o que é uma cavala, mas com 17 quilos…hahahahaha…acho que é melhor nem imaginar…lol

Assim foi o meu segundo e ultimo dia no torneio com muita pena, mas eu não podia deixar a mulher sozinha, tinha que voltar para casa…:-) Vai ter que ficar para uma outra altura caso haja..:-)

Como é obvio, nós descemos na classificação e a maioria deles subiram, pois permaneceram sempre a norte, conseguindo com isso, capturas importantes nesse dia.
Na minha opinião, nós fizemos um erro básico, apesar de não ter experiencia nesta pesca, segundo a minha experiencia de 30 anos a pescar, quando se encontra o peixe numa área ou num pesqueiro, nunca se deve mudar, com o intuito de pensar que noutro sítio é que deve ser melhor, pois o que normalmente acontece é que acabamos por perder o rasto do peixe inicialmente e muito provavelmente nunca mais o encontramos ou, aquela hora que estava a dar peixe eventualmente passa.

Acho que é uma mania do pescador achar que no outro sítio é que melhor do que aquele que ele escolheu inicialmente, o mesmo não se aplica quando de facto não sentimos peixe no local inicial, escolhido por nós.
Eu acredito que apesar de os sítios mudarem, o mesmo se passa no mundo inteiro, os peixes mudam mas as regras permanecem e pelo que me apercebi no pouco tempo que tenho de pesca aqui, as regras são as mesma, os peixes é que mudam.

Eu falo isto porque também já cometi estes erros, hoje já não, faço outros..lol…mas a mais valia de sermos ser humanos, é que assimilamos o conhecimento e a experiencia e quem não o faz, muito provavelmente continuará a fazer os mesmo erros, sempre a pensar que não tem sorte ou que aquela zona é fraca em peixe.
A nossa experiencia tem que ser sempre aplicada, pois é a único factor no qual dependemos o nosso sucesso na pesca, ignorá-la independentemente dos restantes factores, é ignorar o factor mais importante da pesca, ela é a nossa confiança e a nossa persistência, pois sem ela dependemos da sorte e a sorte para mim é como o euro milhões…lol..se eu depender dela mais vale ficar em casa.

Os meus sinceros agradecimentos para toda a tripulação em especial a Sra. Isabel e ao Sr. João pelo convite inesquecível a bordo da sua embarcação, para todos eles um grande abraço…:-)

Um grande abraço e até breve