Os nossos amigos

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

( Bóia) Uma bóiada á maneira...

Já fazia algum tempo que eu e o Nuno andávamos para ir  fazer uma pescaria á bóia, mas como o tempo não tem ajudado estava difícil de arranjar um dia que oferecesse as condições ideais para ir matar o  vicio...vicio esse que estava em altas pois segundo o amigo Filipe "eles" andavam por lá e não eram poucos... Só nos restava uma hipótese era arranjar um tempinho para ir tentar a nossa sorte...





Como o isco que gostamos de levar são os nossos amigos "aranhuços" (caranguejo) tínhamos que os ir apanhar... acreditem que este ano está difícil de apanhar uma quantidade suficiente para pôr duas pessoas a pescar com tranquilidade mas com paciência e insistência lá se consegue arranjar qualquer coisa...mas desta vez e como a maré permitia pois era de grande amplitude decidi também fazer mais um esforço e lá andei de  costas dobradas a apanhar uns lingueirões frescos para ver o que aquilo dava.
Após umas boas três horas nesta brincadeira lá consegui arranjar isco suficiente para lá irmos no dia seguinte, agora era só uma questão de combinar as horas e fazermo-nos ao caminho.

Á hora combinada e cheios de "pica" para nos irmos entreter um bocadinho lá rumámos ao pesqueiro com esperança de passarmos um dia á maneira....

Chegamos ao pesqueiro e qual não foi o nosso espanto quando reparámos que não estava ninguém á pesca...pescadores a vir embora com cara de desalento e com as sacolas vazias era sinal que algo estava errado, pois por experiências anteriores quando anda por lá algum peixe praticamente não existe espaço para meter mais uma bóia dentro de água...



Com o pesqueiro todo por nossa conta, tínhamos espaço suficiente para experimentarmos todas as pedras e pedrinhas aonde costumam dar  uns peixinhos e foi isso que fizemos...embora a maré estivesse no fim da baixa mar e com as águas um pouco "abertas" demais, o Nuno de um lado e eu do outro lá fomos batendo todos os cantinhos aonde costumam estar uns sargos "entócados".

Rapidamente chegámos á conclusão que com as condições que se apresentavam os sargos que por lá andavam não eram os "matateus" que tanto procuramos, eram sargos pequenos e muitos alcorrazes á mistura que faziam desaparecer as iscadas com uma velocidade incrível ..Como não é esta a pesca que íamos á procura decidimos esperar pela enchente e ter esperança que com o virar da maré a água tapasse mais um pouco e permiti-se a entrada de um ou outro peixe de maior porte.

Passado um par de horas e já com a maré a encher as condições alteraram-se...a água tapou mais um pouco e as poucas vagas que entravam de oeste faziam aquela espuma que tanto gostamos de ver na cabeça dos esporões...agora sim era tempo de insistir e tentar a nossa sorte.

Pudemos comprovar rapidamente que a "rataria" já não andava por lá o que nos permitia ter os nossos iscos a trabalhar na perfeição, agora só faltava um coisa era entrar uns sarguinhos jeitosos para animar a malta!!!

E não é que entraram!!! 
Não eram os tais "matateus" que tanto procuramos mas já eram sarguinhos palmeirudos e gordos que por lá andavam e faziam desaparecer as nossas bóias de uma maneira alucinante... os caranguejos e o lingueirão nem  tinham tempo para chegar ao fundo!!!

Com esta brincadeira de o peixe ter entrado no pesqueiro foi num ápice que o isco chegou ao fim, ainda deu para apanhar uns peixes para o fogareiro, para passar umas horas á maneira na companhia de um grande amigo e  matar saudades de uma pesca que tanto gosto de fazer.



Com um por do sol magnifico e como o que é bom acaba depressa  nem demos conta das horas a passar e quando olhamos para o relógio já a hora prevista para o regresso a casa tinha passado á muito....


Resumindo foi uma manha/tarde muito bem passada, que serviu para desanuviar a cabeça, para esquecer os problemas que todos os dias nos perseguem e que nos fez ganhar ainda mais vontade de voltarmos brevemente em busca dos "matateus" que mais tarde ou mais cedo acabarão por entrar.

Material utilizado:

Canas: NBS Mega Float 6mt, Tica Taurus 6mt
Carretos: Penn Battle, Penn Sargus
Linhas: Seaguar , Asso
Anzóis: Sasame Chinu Gobokuso

Um abraço,
Pedro PJPescador

4 comentários:

Os Pescas disse...

Um dia muito bem passado, sem duvida. Hoje é um pesqueiro que gosto muito de frequentar. A pesca foi mesmo difícil mas contribuindo para ajudar a desenvolver esta vertente de pesca que para mim é relativamente recente.

Grande abraço amigo,
Nuno Fernandes

Os Pescas disse...



Boas malta..:-) fico mto feliz por se terem divertido os dois à boia e ainda por cima com uns belos sargos para o jantar..hehehe

Um grande abração

Luís Malabar

José Pedro Cruz disse...

Grande Pedro! Que saudades de ler um relato dos que tão bem sabes fazer! ;)
Espero que esteja tudo bem contigo e fico satisfeito de saber que continuas a dar neles!
Grande abraço para todos Os Pescas, incluindo os Africanos! :)))))

Os Pescas disse...

Bela teca de sargos há que insisitir os grandes andam lá... Parabéns a ambos.
Filipe.