segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

9 de manhã e 5 à tarde....grande dia...:-)

Boas Pessoal….

Eram dez da manhã e já estávamos á pesca, mas desta vez só com o meu amigo cachorro, pois o Pedro de manhã não podia só à tarde. Por isso eu e o meu amigo, fomos fazer um jigging até à hora do almoço..:-)

Para variar, a primeira zagaia que escolhi foi, a laranja feita por mim…hehehe. Porque além dos peixes azeites gostarem, pelos vistos os outros peixes também..:-) O meu amigo escolheu uma esverdeada fluorescente e assim que chegámos ao sitio, para fazer a primeira deriva…pimba zagaias lá para baixo……….91 metros até ao fundo….fechei a asa de cesto, e ao mesmo tempo ouvi a sonda apitar, apesar de não se ver peixe nenhum lá embaixo…hahaha…bem ai vamos nós dar aos braços…hahaha….assim que arranquei a zagaia do fundo e dou dois toques, ferro o primeiro Azeite!!!....LINDO, este estava de boca aberta…hahaha. Posso dizer que assim que eles ferram acontece uma paragem, onde nem puxamos, nem o peixe arranca, que dá cabo logo dos rins…hahaha…depois de dar 2 ou 3 golpes fortes de ferragem para ter a certeza que o anzol trespassou, a luta começa, ao som do drag….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…ZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZ…Porque é que o primeiro tem que ser sempre o mais bruto!!!!...hahaha..aguentar com a cana no cinto de combate, pois de outra forma….BOA SORTE…hahaha…agora é esperar que pare um pouco para depois começar a puxar o peixe 91 metros…hahaha.

O meu amigo, nesta altura apenas disse-me que pelos vistos eles gostavam da minha zagaia, o mais giro foi que ao fim de tirar o quinto Azeite já ele dizia….PORRA LUÍS…Mas eles só querem essa zagaia….hahahahaha…mas entretanto ele ferra o primeiro…boa..:-)

Entretanto os ataques à minha zagaia continuavam, mas estava difícil ferrá-los. Foi então que coloquei outro assist e ainda bem que o fiz, pois era cada tiro cada melro…hahahaha

Entretanto o meu amigo começou a variar a cor da zagaia e pelos vistos nenhum gostava da cor…hahaha..mas enquanto ele andava nas experiências, já eu ia no sétimo azeite..hahaha…eu só lhe dizia, deixa-te disso e volta à 1º opção mano. Entretanto como eu estava a sentir peixe, decidi mudar e trocar a zagaia por um inchiku montado por mim, pois se queremos aprender a pescar com amostras diferentes, temos que experimentar quando eles lá andam, dessa forma torna-se mais fácil de entender a forma deles atacarem o inchiku. Ainda bem que o fiz, pois nem dois minutos demorou até ferrar um azeite...hehehe...pena que foi o mais pequeno. Talvez seja por o inchiku ser mais pequeno que as zagaias. Por essa razão decidi voltar a trocar para a zagaia, apenas para não capturar os mais pequenos, mas sim os maiores. O que acabou por acontecer...:-)

Enquanto eu tirava o azeite, já o meu amigo tinha trocado de zagaia, ainda bem que o fez, pois foi o que o salvou, pois ele ainda conseguiu tirar mais dois, quando cheguei aos nove peixes..:-)

O meu amigo ainda perdeu um peixe ainda lá no fundo, que decidiu arrancar colado ao fundo, e não subia de maneira nenhuma, por mais força que o cachorro fizesse…hahaha…estávamos nós os dois a olhar para aquilo, e o que quer que fosse, era bem grandeeeee!!!!...mas infelizmente, desferrou-se!!..até o meu amigo pensou que tivesse rebentado com o anzol..hahaha, mas não, o anzol continuava lá e em condições…:-)

Eu já estava mesmo cansado, a levar com sol, sem vento!!!...e depois de 9 peixes, eu já estava satisfeito e pronto para ir almoçar e descansar um pouco para voltar à carga da parte da tarde…:-) Não seria jigging, mas sim corrico, pois os atuns têm andado por estas bandas e nada como ir tentar capturar algum..:-) Não são grandes, mas mesmo assim, dão uma bela luta…hehehe.

Já no Porto, despedi-me do meu amigo e fui almoçar…e descansar um pouco..hummmm..hehehe…até às 14h30. Hora essa, que eu tinha combinado com o Pedro.

Eram 15h30 e já eu e o Pedro estávamos com as amostras para os atuns e dourados dentro de água…hehehe…agora é ficar de olho no horizonte em busca deles…:-)

Pelos visto não demorou muito, pois vemos ao longe um ataque brutal à tona de água, e de certeza que aquilo não eram dourados, mas sim atuns…arrancamos com o barco, mesmo com as amostras dentro de água até ao ponto, e assim que chegámos perto, abrandámos mesmo sem os ver, na esperança que alvorassem outra vez…Anda peixinho que o pai não te faz mal…hahaha.

O material que estávamos a usar era todo de jigging..hahaha…assim dá mais gozo, eu com a minha cana e o meu saltiga. O pedro, com duas canas e com um stella e um spheros 17000 acho eu!!!..:-)

Eu acho que nem 5 minutos passaram quando só ouvimos o Stella do Pedro a gritar…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…é que nem parava…hahaha…nem dava para ver o que era, mas de qualquer forma não era dourado, pois assim que os dourados se ferram, dão saltos fora de água para se desferrarem da amostra.

Como só tínhamos 3 canas dentro de água, era fácil o trabalho…hahaha…enquanto o Pedro trabalhava o peixe, já eu tinha tirado as outras duas amostras dentro de água, juntamente com os teasers.
A luta demorou um bocadinho, mas sem stress, conseguimos embarcar o primeiro yellowfin tuna…hehehe…o que custa é o primeiro…:-)

Amostras dentro de água outra vez e quando vamos a passar novamente no mesmo sitio, desta vez ouve-se o Stella e o meu Saltiga a cantar quase ao mesmo tempo…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZz..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..que loucura e cada um com um atum na cana…hehehe..ainda bem que nenhum enrolou em nada…:-)

Ao fim de 10 minutos a fazer força conseguimos embarcar os peixes..:-). Entretanto voltámos a colocar as amostras dentro de água e durante uma hora e meia conseguimos capturar entre os dois 11 atuns..:-) 5 para mim e 6 para o Pedro..:-) Depois parou a actividade dos atuns…talvez por a comedia se ter dispersado e com eles os predadores.

A pesca estava mais que feita e ambos satisfeitos com o dia de pesca…pois existem momentos que basta um peixe para fazer um dia memorável..:-) E este foi sem sombra de duvida nenhuma um dia memorável…:-) Não pela quantidade nem pelo peso, mas pelas emoções fortes e arrepiantes que um Azeite ou um atum proporciona..:-)

Tirar os atuns com material de jigging já deu bastante gozo, pois permite uma luta mais digna deste peixe, mas tenho a certeza que um dia ainda vou conseguir tirar nem que seja um com a minha querida lesath e com o meu stella 5000SW…hehehe..e pelo que vi nas canas do jigging, a luta vai ser épica…hahahaha.

Um grande abraço e até breve....