Os nossos amigos

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A última jornada da época aos polvos

Boas...

A anterior jornada havia corrido bem, e decidimos tentar mais uma vez antes de terminar a época... Afinal de contas um Polvinho é sempre TOP nesta altura.

Como já referi, isto não e pesca que me entusiasme, nem que me tire o sono... E apenas para desenjoar, e guardar uns quantos para umas quantas jantaradas do pessoal... Os amigos já julgam que a minha casa é o Pingo Doce, então quando cá vêm perguntam se dá para fazer isto ou aquilo, lol... Na última vez estivemos a jantar uns robalinhos no forno, perguntaram se não arranjava um polvinho... E eu disse... Epa... posso tentar!!!  Tem dado uns Polvos no Tejo, embora a época forte já tenha passado... ok, vou la...

E assim foi... Decidimos então voltar para mais uma tentativa, não sei se a 2ª e última este ano...

Custou tantoooooo levantar as 5 da manhã para ter tudo pronto, para chegar ao pesqueiro, a horas de aproveitar o melhor bocado... Esta pesca faz-se melhor a subir a maré, logo... Tivemos que nos despachar... A pesca só ia ter 3 horitas, tínhamos que ser rápidos. Levámos 5 cavalas como isco, 4 toneiras, e cabos de cerca de 50 metros.

A coisa não correu bem na primeira tentativa... A maré corria muito e prendi a toneira, fiz força, força... andamos as voltas... mas ganhei foi um dedo cortado, e a toneira ficou lá mais a cavalinha.
Fui buscar outra, o Palma arranca com o barco, eu pimba para trás, caio em cima da montagem onde se tem a corda, e parto a tábua... corda por todo o lado, tudo enrolado, foram uns 20 minutos, os dois a tirarmos aquilo... Bem... pior só se na 3ª tentativa perdesse outra... Lol... Não! Calma, não perdi, mas...lol
O Palma perdeu por mim!!! Ele já bufava de stress a dizer que nos acontece tudo, lool, e eu tranquilamente disse-lhe... Tem calma, temos duas montagens é mais do que suficiente para te ensinar a apanhar um Polvo... E lá nos rimos...

A maré colaborou... Começou a fraquejar e finalmente pudémos pescar na vertical, a rola... e começámos logo a sentir os polvos... Fisguei 3 seguidos, e perdi outros tantos e o Palma apanhou dois bons... Corria de feição...

Animou a coisa e ficamos logo na esperança de fazer outra pescaria como a anterior, esta a pensar numa jantarada para o pessoal...



A competição entrou nos píncaros enquanto a maré nos deixou... 3-2... 5-4... 6-6... 8-8... e puft... Prende me a piteira no fundo... Mas que porcaria. E agora???

- Olha lá e se fizéssemos à vez???
- Como à vez?
- Um lançamento a cada um!!!
- Não ficas tu a dar-me assistência.
- Nem penses, tu não sabes pescar, assim isto não rende.
- Não, se tu pescares é que isto não rende!
- AHAHAH, és incapaz de apanhar mais do que eu.
- Tu é que és...
- Não tu é que és!!!

- Pronto Palma fazemos assim... O que apanhar repete! O que não apanhar passa ao do lado, lol.
- Ok, vamos lá ver qual apanha mais...

E continuámos sempre no picanço. E em vez de um torcer pelo outro, era verem ele a espera que eu não apanhasse para lhe passar a piteira, e eu com ele a puxar o polvo, a fazer figas para ele o perder no caminho...
E numa dessas vezes, ele a com um grande peso, devia ser um bom polvo... E eu... Vais perder, vais perder...
- Cala-te lá cara.... Bruxa dum piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!
- Vais perder, vais perder, dá cá isso, e...
- Pronto perdi, estás satisfeito!!! Pó piiiiiiiiiiiiiiii!!!

E eu sempre a rir e a gozar... E ele furibundooo da vida. Lol. Bem, devem estar a imaginar!

Vai para baixo, um polvo... vai novamente, outro polvo... e de seguida, outro polvo. E ele a espera, lol. E eu gozava com ele a dizer que ele já não tocava na "bola"... Lol. Mas ao 4º lá falhou e foi a vez dele... E o sacana sacou uns 3 ou 4 de seguida, até que prendeu novamente no fundo. E la terminou a nossa pesca :(.
Paciência, também já tínhamos uma sacada deles, foi melhor assim.

Sorrimos um para o outro e lá fomos para casa, sempre a rasgar, com o Scookie aos saltos pelo Tejo, como tanto gostamos. Acima de tudo, fomos fazer o que gostamos. O tempo ali, no mar, em cima daquele barco parece sempre mágico. É brutalmente especial.

Este ano a pesca aos Polvos terminou. Aquando da época do choco, tornaremos a ir a eles. Essa pesca já mais ao meu gosto.




Até lá maltinha, um abraço, e vamos esperar que para o ano seja melhor neste tipo de pesca...







Filipepc e Ricardo Palma, Ospescas

12 comentários:

Manuel Oliveira disse...

Belos!!!
Já dá para fazer uns bons petiscos...

Abraço

Anónimo disse...

Belos polvos Filipe olha Se é a pedido, quero um arroz de tamboril para a próxima Hhehe. David.

Anónimo disse...

Se li piteira parece-me a mim que correram o risco de levar uma grande multa. As piteiras só são permitidas aos profissionais, a montagem para a lúdica são 3 anzóis sem barbela empatados no nylon sem qualquer elemento rígido a uni-los, a interpretação desta ultima já me custou uma dolorosa.
cumps. rui.

Os Pescas disse...



Grande Dupla no terror aos polvos...hahaha.
Eu sei que essa pesca não é divertida, mas com a companhia certa, torna-se numa grande pesca..:-)

Um grande abraço para os dois

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Olá Rui, antes de mais o seu anonimato revela enfim...
Depois sobre piteira para que saiba existem N formas de piteiras, mas não deve saber isso, é normal...
Uma piteira para ser legal, basta não ter barbelas, ou então não ter os anzois "fundidos" ou unidos, ou seja a piteira pode ser articula.
O nome piteira e um nome vulgar dado a uma artimanha de apanha de cefalópodes, mas que não tem um conceito exacto.
Cumprimentos.

Alexandre disse...

bons polvos,esta ai uns uns bons petiscos.grande abraço

Anónimo disse...

Boas Filipe, o meu comentário só foi feito em forma de alerta, não de qualquer tipo de critica, acho que fui mal interpretado, eu nem sou especialista nesta pesca nem em nenhuma, mas tive uma experiência desagradável quando fui abordado pela PM, e fui autuado pelas artes que utilizava fabricadas por um colega, que consistiam em três anzóis sem barbela unidos com um pedaço de plástico maleável. Eles consideraram que havia uma estrutura rígida a unir os anzóis. Isto foi há uns 3 anos. cumps. rui.
p.s.- não precisa de publicar este comentário, só quis esclarecer a minha posição.

Os Pescas disse...

Olá Rui, agradeço a sua compreensão e esclarecimento, mas nestas coisas da net, quem escreve anónimo, é passível de dúvidas... Entendo o que quis dizer, mas toneira é um termo apenas popular não defenindo o tipo de artimanha que usamos. Eu conheço a lei, e ate a tento seguir dentro do possível. Não sou hipócrita para dizer que nunca incumpri com nada, pois mesmo sem querer por vezes o fazes... Mas faço o possível para que tudo me corra bem e sou uma pessoa que tenta ser equilibrada. Agradeço mais uma vez o esclarecimento, envio um abraço, e aconselho a que tenha sempre a bordo piteiras legais, para poder se defender e não ser multado. Um grande abraço.

Os Pescas disse...

Olá Manel, foi uma boa pesca, sim, não com muitos, mas com bons polvos.
Abraço.

Os Pescas disse...

Olá David, queres tamboril? Ok, nem que seja do Tejo eu safo isso, lol.
Abraço glutão.

Os Pescas disse...

Olá Alexandre, foi uma jornada porreira, deu para divertir. Um abraço.

Os Pescas disse...

Luís como sabes com o palmeta e sempre a aviar, rir é com ele, e passam-se grandes momentos.
Um forte abraço.