Os nossos amigos

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Vertical Jigging em o dia do NEMO....:-)




Boas Pessoal….





Eram 10h00 da manhã quando saímos do Porto em direcção ao 1º pesqueiro. O calor já apertava e o mar estava calmo e sereno, ao contrário do que se passa em Portugal, onde as tempestades parecem não dar descanso a todos os amantes do mar.

Em África é verão……onde a temperatura do ar em média ronda os 30º e a da água os 25º, podendo chegar ao 31º seja em certas zonas da costa, como a 25 milhas da costa, em pleno oceano.

Este era um desses dias, sem vento, muito calor onde apenas se sentia uma brisa no rosto, com o barco em andamento….apesar de ser um dia perfeito para o jigging, não deixa de ser muito desgastante para o corpo, sendo necessário beber muita água ao longo do dia, sem contar com a protecção solar, pois muitas vezes com a azáfama da pesca, esquecemos-nos de colocar protector e quando chegamos ao fim do dia é que são elas…hahaha


Era só eu e o Pedro a bordo do barco. Ele a conduzir e eu a fazer os últimos preparativos antes de chegarmos ao 1º pesqueiro. O que eu gosto mais durante estas pequenas viagens até aos pesqueiros, além de ir conversando com o Pedro. É reflectir sobre todos os pormenores que envolve esta pesca ou outra qualquer, seja no material, o peixe em si, a cor da água, os movimentos de jigging entre outros aspectos que a meu ver são muito importantes.

Tenho a certeza que são esses momentos de reflexão, seja antes, durante ou depois, que pode transformar um dia mau, num dia bom e produtivo de pesca. Pelo menos é o que eu sinto cada vez que vou ao mar. E quando isso acontece, apenas nessa altura é que sinto que evolui como pescador.

Ao contrário do que se possa pensar, não se torna mais fácil de apanhar peixe só porque existe em maior quantidade, pois se assim fosse, cada pessoa que fosse de barco á pesca trazia bastante peixe!! O que não acontece, por incrível que possa parecer. Existem muitas pessoas que vão à pesca e que voltam de mãos abanar!!...parece difícil acreditar no que estou a dizer, mas é verdade. 

Com isto, não quero dizer que sei mais que eles sobre o mar e os peixes de Angola…longe de mim sequer pensar nisso. Mas o que eu sinto é que eles habituaram-se com a quantidade generosa de peixe que existe neste mar e não se deram ao trabalho de evoluir.

Eu vim de Portugal, onde infelizmente não existe nem de longe a mesma quantidade de peixe que em Angola, isto para não falar no estado do mar, temperatura, chuva, frio…hahaha..enfim…diversos factores que obrigam o pescador em Portugal a manter-se no topo, seja fisicamente como psicologicamente se quiser apanhar peixe regularmente!!!..pelo menos com alguma…hahaha….:-)

Acredito que seja isso que torna os pescadores Portugueses dos melhores do mundo nas diversas modalidades de pesca.

Se imaginarmos na selva ou no deserto por exemplo, quem é que se vai safar melhor. Uma pessoa que sempre teve comida à sua disposição sem o mínimo de esforço, ou a outra, que sempre teve que pensar e inventar para descobrir e arranjar comida!!

Voltamos ao dia de pesca, onde aconteceram factos importantes que transformaram um dia mau de pesca, num dia emocionante…:-)

Chegámos ao 1º pesqueiro por volta das 10h40. Na sonda marcava bastante peixe, a maioria dele junto ao fundo e de vez enquanto apareciam bolas de peixe miúdo 15 a 30 metros do fundo com alguns peixes grandes no meio!!....excelente..:-) Tinham que ser os Piazeites no meio da bola.

Escolhi a minha zagaia de eleição, de 250 gramas, com prata de um lado e laranja do outro, com fluorescente a delinear o formato da zagaia…preciosa e única..hehehe.. as alegrias já me deu..:-) e que fez a malta que pesca comigo à zagaia ir a correr comprar latas de spray laranja para pintar por cima das zagaias…hahahaha…:-) E pensar que tudo começou, quando achavam que eu era maluco quando decidi colar um pedaço de colete laranja daqueles que temos que ter nos carros e que são obrigatórios. Claro que o mais comum é o verde, mas esse não tem interesse para o que eu pretendia..:-)

Hoje tenho mais que comprovado que pescar àquela profundidade os tons laranjas fortes e fluorescentes são mortais, para as mais diversas espécies.


       Zagaias em plena escuridão e a diferença entre elas

Pois bem, onde é que eu ia????..já sei..:-) com a zagaia a chegar ao fundo….tum…já chegou, agora é começar animar a zagaia como tenho feito e com grandes resultados. Apesar de parecer que quando estão duas pessoas a zagaiar ao lado uma da outra que estejam a fazer o mesmo, nada pode ser mais errado, pois nesta pesca, existe muita coisa para se ter em conta. Basta pensar na diferença de recuperação de um carreto para o outro, isto no caso de serem diferentes.


No nosso caso é, o meu é mais lento a recuperar e o do Pedro é mais rápido. Tirando os carretos, temos as zagaias, os ângulos a que trabalham e por fim os movimentos que se imprimem numa zagaia. Estes factores todos juntos é que fazem a diferença de ter ou não toques e por fim ferragens. O movimento de jigging que mais capturas me tem dado consiste em recuperações médias a rápidas, e sempre que a cana levanta o jig, é necessário dar duas ou três maniveladas para obrigar o jig a fazer um walking the dog rápido, como de um jerkbait se tratasse. E são nessas alturas da subida do jig após a pausa que surgem os ataques!!.



Pois bem, assim comecei eu na esperança de sentir algum piazeite atacar a minha zagaia, o que ao fim da segunda passagem aconteceu, já com ela a 25 metros do fundo….cana vergada e a luta começa….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….zZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..Hhuuuu…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…..são tão brutos que nunca me canso do prazer que dá tirar um peixe destes…hahaha…como peixe desportivo é magnifico, seja pela luta como pela sua beleza natural.


Ao fim de algum tempo lá foi dando de si até que consegui finalmente embarcá-lo..:-) O 1º já estava…vamos ao segundo…hehehe….nova deriva e zagaias para o fundo……tumm….já chegou, comecei a trabalhar e nada, nem eu nem o Pedro!!....mas uma deriva e nada!!...nem um toque. E nós olhávamos para a sonda e o peixe continuava lá, e em certas alturas apareciam bolas enormes de comedia desde o fundo até aos 30 metros!!!...com grandes peixes metidos entre a comedia…..Hum…..não atacam Pedro, dizia eu.



Entre as derivas também íamos ferrando uma espécie de carapau vermelho que existe por aqui, como nunca comi nenhum, nem conheço ninguém que já tenha comido, não faço a mínima se é bom ou não…hahaha..mas que eles não se fazem de rogados não…hahahaha..:-)



Estava na altura de começar a pensar no que fazer para contornar a falta de ataques, pois não era normal eles não atacarem!! E ao fim de 5 derivas e nada, era mesmo a altura para mudar. O Pedro continuava a tentar os mesmos movimentos, tendo apenas trocado de cor e de modelo, mas também sem sucesso.



Eu pensei para com os meus botões…Hummm…1º vou diminuir o tamanho da zagaia, apesar de não saber o tamanho da comedia e passar para o meu NEMO…hehehe, e passar de um long jig para um small jig de 150 gramas. Isto porque a aguagem permitia pescar com menos peso. Em 2º lugar vou manter a cor, pois se eu tirei um com esta cor, é porque eles pegam no laranja e por fim vou mudar os movimentos da zagaia a ver o que dá…:-)



Acertámos o barco para fazer a deriva pelos dois pontos de pedra onde se encontrava a maior actividade e largámos as zagaias para o fundo……Tum…assim que a minha chegou ao fundo comecei por imprimir toques rápidos à zagaia, como se de um walking the dog espaçado, sempre sem parar e nada, nem um toque….voltei a largar a zagaia e desta vez a fazer toques longos e rápidos, mas também sem surtir nenhum efeito!!!...O Pedro já se estava a passar a olhar para a a sonda que não parava de apitar com a quantidade de peixe que havia….hahahahaha…FDP…não atacam porquê???..dizia ele…hahahaha…era só rir..hahaha.

Mas são estes momentos que mais gozo me dão, pois obriga-me a pensar e tentar contornar o que estava acontecer e o porquê??....hahaha….é preciso é ter calma Pedro, dizia eu…:-)
Bem, zagaia para o fundo, mas desta vez vamos passar para o speed jigging….que não é mais que um walking the dog muito rápido, mas também nada!!!...hum….hahahaha…malandros..hahaha….mais uma deriva e zagaia para o fundo…..tumm….desta vez um walking the dog continuo menos rápido que o do speed jigging e PIMBA….peixe ferrado….hehehehe…era pequeno e assim que veio à tona de água, confirmo o que estava a sentir…Um parguete que não se fez de rogado..:-)





Bem, vamos a ver se foi coincidência…zagaia para o fundo e a uns 15 metros do fundo, ferro  um novo ataque e não restava duvidas, um belo Piazeite….com a cana vergada e o carreto a cantar….ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….nestes momentos é só segurar na cana, porque nem a conseguimos levantar até ele fazer a pausa…hahahaha…ao fim de algum tempo consegui coloca-lo à tona de água acabando por embarcá-lo…:-) NEMO FOUND FISH…hahahaha



Expliquei ao Pedro como é que eles estavam a comer e logo na deriva a seguir conseguimos fazer um double strike…hehehe…canas vergada e a curtimos ao som do saltiga e do stella a cantarem…hehehe….estava difícil hoje…hahahaha

Depois de guardarmos os peixes, voltámos a largar as zagaias e já a minha vinha a 30 metros do fundo quando ferro outro piazeite, e o Pedro ferra o que parecia ser um pargo já jeitoso…hehehe…mais um pouco e peixes a bordo do barco.



Entretanto assim que acertávamos o barco o Pedro desligava o motor do barco e era um silêncio incrível em pleno oceano…:-) Uma paz de espírito inigualável……

E foi numa destas vezes enquanto estava a zagaiar que sinto um nova presença dentro de água…..olho para o meu lado esquerdo e vejo 2 dourados a virem ter com o barco…Lindo!!...com as águas azuis transparentes, conseguia ver perfeitamente os tons dourados e azuis ao longo do corpo deles….

Assim que os vi, recolhi com toda a pressa a zagaia do fundo, pois tinham trazido a minha lesath e as amostras para uma situação desta....:-)

Enquanto eu estava a escolher um passeante, apareceram mais 4 e maiores que os dois primeiros…..agarrei na cana e fui para a proa, para poder lançar…e assim que o passeante caiu dentro de água e comecei a fazer o walking the dog 2 deles saíram disparados a ver o que era aquilo, e quando chegaram a dois palmos do passeante, deram a volta para trás!!!!....então???...Pensa Luís…….bem vou mudar para um popper….também nada…chegavam a dois palmos e voltavam para trás!!!....quero ver se fazem o mesmo com um jerkbait…hahahaha….escolhi a mettalic ayu e lancei, comecei a recolher normal com toques de ponteira e eles quase que atacavam…ficavam a milímetros da amostra mas não atacavam!!!....já sei, recolher muito mais rápido e sem toques de ponteira….:-)  Bem dito bem certo, vejo um mais pequeno a sair disparado de perto do barco em direcção à amostra e PIMBA…ferrado…LINDO…hehehe…vejo ele a lutar com a amostra à cabeçada sem sair do mesmo sitio até que dá dois saltos fora de água abanar a cabeça para tentar tirar a amostra e num desses saltos quase que saltava para dentro do barco!!!!....Eu até me desviei, assim que embateu no barco, rebentou-me o leader de 0.80 e desapareceu aos pulos fora de água sempre a tentar tirar a amostra da boca…Merda….paciência.



Rapidamente fiz um novo leader e escolhi outra LC rosa, pois os pelágicos adoram o rosa. Assim foi, com a Pink Sardine da LC voltei a lançar e o Pedro só dizia, Luís, esse ai é bom….pareciam piranhas a rondar o barco…hahaha….amostra para dentro de água e assim que comecei a recuperar rápido vejo dois atrás da amostra e PIMBA….ferrado…..o 1º salto e a amostra salta da boca…MERDA das fateixas, não seguram o peixe!!!...é incrível como conseguem se desferrar das fateixas na boa!!...mas não tinha tempo para mudar para anzóis, por isso tinha que tentar.

Outro lançamento e nem 2 segundos dentro de água quando levo uma porrada e PIMBA….outro…cabeçadas e logo de seguida o 1º salto com quase dois metros fora de água….Uma imagem única, que vale por tudo….com o silencio do mar quebrado apenas pelo SPLASHhhhhh……….dele a embater na água, mas sem conseguir desferrar-se…..Aguenta pensava eu para mim mesmo….Aguenta……outro salto e SPLASHhhhhh……continuava ferrado e desta vez arranca em direcção ao fundo….com a lesath completamente vergada e o carreto a cantar…ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZZZZZ..ZZZZZZZZZZZZZ…não desças tanto desgraçado!!!......ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ….depois parou e estacionou lá em baixo….vai de puxar devagar para cima…esta é que foi a pior parte, pois eles metem-se de lado e o atrito na água é imenso…mas ao fim de algumas arrancadas e de muita paciência, o Pedro finalmente consegue ferrá-lo com o bicheiro…HAHAHAHAHA….Finalmente tinha conseguido, o meu 1º dourado de jeito ao spinning…:-)



Para dizer a verdade foi mais fácil do que eu pensava, mas como todos os peixes, um não define os outros da mesma espécie…:-) Cada luta é uma luta…..


Entretanto desapareceram, pois está claro…hahaha….e estava na altura de voltar ao jigging. Depois de mais algumas derivas, ainda tirei mais um Piazeite e o Pedro outro pargo do mesmo lote que o primeiro….:-) Até que deixamos de sentir peixe e decidimos voltar para terra, pois já o sol se estava a pôr, e que bonito que é…:-)



                                 De um lado o Pôr do sol


                                   Do outro lado.....a Lua.


                              Por fim.....A pescaria.


                           

                         Um grande abraço e até breve

                                    Luís Malabar

20 comentários:

José Cunha disse...

Olá Luís,
Parabéns, continuas a fazer grandes faínas nas calmas águas Angolanas.:)
Por aqui já lá vão mais de 2 meses sem colocar uma amostra na água...e parece que o mar vai continuar grande!!!
Abraço,

Pedro Nunes disse...

Móóó Luis um gajo tem de tirar um dia de folga só para ler o relato :)

Mais uma boa jornada e para variar com os peixes esquesitos lool

Um abraço e parabéns

Sílvio Pinto disse...

Mais uma boa pesca para mais tarde recordares.
É o jigging, spinning, trolling de barco...
E apeado ai não se apanha nada de jeito????
É que eu de barco jogo as tripas para fora ehehehehe.
Abraço
SP

Francisco Belo disse...

Boas Luis!
Sempre a faturar com peixes fantásticos :) e um mar e uma temperatura que nos faz quase chorar.
Por cá têm sido umas condições terriveis.
Forte abraço

Sergio Fernandes disse...

O quê que posso dizer
estás ai na minha africa a apanhar sol e a curtir a nossa cena .
não me canso de ler esses relatos maravilhosos á grande e á portuguesa
grande abraço Malabar

Os Pescas disse...



Boas José..:-) Obrigado amigo e espero que o tempo em Portugal melhore para que a malta possa ir ao mar se divertir e ir apanhar uns belos peixes..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé Pedro..:-) Epá, como eu sei que o pessoal não tem ido ao mar e tem muito tempo sem fazer nada, fiz um relato extenso...hahahaha..:-) Para a próxima são só fotos..:-)

Obrigado mano e um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Sílvio..:-) Apeado também dá para apanhar uns peixes amigo, mas o problema é que ou tens um jipe ou uma pick-up para chegares aos sitios, ou então torna-se mais complicado. Mesmo assim sempre dá uns peixes, mas nunca são tão grandes como ires de barco..:-) Hoje em dia já existe remédio para o enjoo, por isso não precisavas de te preocupar..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Comé Francisco..:-) Apenas desejo que o mar acalme finalmente em Portugal para a malta poder ir..:-)

Obrigado amigo e um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande Sergio..:-) Fico feliz por gostares amigo e espero que o mar dê tréguas, para que possas ir malhar uns peixes e em segurança..:-)

Um grande abração

Luís Malabar

Os Pescas disse...

Mais um grande relato :-D ! As fotografias estão brutais!
Esses peixes e essas águas são magnificas mesmo :-D !!
E bem fazes tu, que não dás descanso nenhum aos bichinhos... Ora é ao spinning, ora é ao jigging ou mesmo ao trolling, é sempre a malhar neles!! Hahahaha, assim é que é :-D !!

Um grande Abraço para ti Amigo :D !!

Miguel Candeias

João Santana disse...

Que peixes lindos Luís, com mais um excelente relato, só faltas pores ai uns petiscos africanos,ahahahhahahaha, força ai, grande abraço.

Rebolo disse...

Boas Luís Malabar,
Belos relatos dessa bela terra e capturas a condizer.
Assim até dá gosto, ir percebendo as diferenças e reduzindo as variáveis é o que faz parte da evolução enquanto pescador.
Os meus sinceros parabéns, tenho acompanhado as tuas pescarias ai pelas africas e fica visível a tua evolução.
Abraço e boas continuações.

Os Pescas disse...


Comé Miguel o comilão..hahaha. Obrigado amigo e espero que o mar te dê em dobro amigo..:-)

Um grande abraço mano

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Grande João..:-) Tu queres é petiscos...hahaha.:-) Eu só não ponho aqui porque senão a malta fica logo cheia de fome..hahaha.
Obrigado amigo e força nesses lindos sargos mano..:-)

Um grande abraço

Luís Malabar

Os Pescas disse...



Boas Rebolo.:-) Fico feliz por gostares amigo e espero continuar a divertir a malta, já que o estado do mar em Portugal não dá descanso.
Obrigado amigo pelas palavras e um grande abraço e muitos dias de faina..:-)


Luís Malabar

Armando Sousa disse...

Boas Luis,

Que gozo dá ler um relato destes, manhãs assim valem bem a pena, eu com peixes desses por perto nem dormia lol

Parabéns pelos belos peixes e por este fantástico relato.

Esse dourado então é um peixe espectacular, continua amigo que qualquer dia fisgas um dos maus hahahahah e depois fazes-mos aqui babar de inveja hahaha ha ha ha!!!!

Fico à espera da próxima saída tua, assim sempre vamos vendo uns peixes que de outra forma cá no burgo só se vêm no congelador hahahahaha

Um grande abraço,

Os Pescas disse...



Grande Armando..:-) Muito obrigado pelas tuas palavras amigo e é com enorme prazer que escrevo os meus relatos de pesca. Em parte sinto-me mais perto dos meus amigos e por outra a oportunidade de dar a conhecer outras espécies que infelizmente ou não existem no nosso país e outras, que são muito difíceis de encontrar.

Uma vez mais obrigado amigo e um grande abraço

Luís malabar

Os Pescas disse...

Magnífico relato, grandes fotos, é bom ver tanto peixe de qualidade. Dá inveja, mas é a vida...
Um abraço.
Filipe.

Os Pescas disse...



Filipe, nada me daria mais prazer do que te ter à pesca comigo aqui. Espero que esse sonho um dia se realize amigo..:-)
Obrigado amigo e um grandeee abraço..:-)

Luís malabar