Os nossos amigos

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

( Surfcasting) Robalo XL na primeira noitada do ano...

Boas, 

Esta semana estou muito cansado da noitada e do frio que se fez sentir e não vou fazer um relato extenso, antes vou fazer um pequeno resumo e vou deixar o resto para o Soares o membro do GANG que esta semana fez uma captura digna, daquelas que procuramos nesta altura no surfcasting. Fico muito feliz por ele...




OTG DO EMANUEL



Na realidade o ano de surfcasting tem sido muito complicado. O peixe parece que mirrou. Os sargos de quilo e tal são sargos de 500 gramas, as bailas de quilo não passam de 500 gramas e os cabeçudos teimam em não encostar. Muito duro, até porque as noites estão muito mais frias do que o ano passado o que já me levou a ir comprar roupa não para o frio, mas para o gelo. Não há outra forma de garantir que te aguentas durante estas noites em que as temperaturas baixam dos 0 graus.
Deixo o alerta para terem atenção ao calor corporal, pois o risco é muito grande e entrarmos em hipotermia. De preferência dêem atenção as camadas corporais que vestem, e usem roupa impermeável, respirável e muito quente.

Bem sobre a pesca temos insistindo menos do que é costume nesta altura, mas temos feito os mínimos só que o peixe teima em não comparecer, em não colaborar. Pelo menos o que nós desejamos, tem sido realmente muito difícil.
Esta semana embora as temperaturas fossem de graus negativos para a noite, resolvemos ir até a Costa Alentejana mais uma vez a procura da Sorte. O mar estava satisfatório, vaga de 1.4 com período alto a compensar o pouco mar, o que fez com que na realidade estivesse muito mais mar do que esperava ao ver o Windguru. Mas o problema que sinto este ano em termos de terreno é mesmo a vaga rebentar muito longe o que faz nestes dias levantar muita areia e estando muito longe da berma a última onda, torna muito complicado fazer melhores capturas.
O resto já sinto ser um processo natural, que passa por estarmos a passar por um Inverno seco e gélido. O pouco mar que tem estado não movimenta as areias e os fundos e claro o peixe encosta menos. O ano passado o Inverno foi rigoroso e as fortes aguagens fizeram constantes alteraçõe snos fundos além de os ter sempre remexidos. A parte disto obviamente que em zonas rochosas o processo está o inverso... Mas para os surfcasters nem sempre dá para se fazer milagres.
Vamos continuar a insistir e ainda temos 2 meses de tempo rigoroso para ver se temos alguns dias ao nosso jeito com mar mexido...

A noite foi dura, quando chegámos a praia já tinha bastantes pescadores, e fomos rápidos a montar tudo. O peixe estava tímido e começou a sair espaçadamente, e só mesmo perto da praia mar tivemos um aumento da actividade... O Emanuel foi tirando uns peixes, eu também, o Guilherme teve uma noite complicada, o peixe não comparecia nas canas deles... Não havia muito peixe, esta é a realidade a maioria da malta da praia desistiu logo após a a praia mar. A configuração da praia faz com que em 2 horas aquela água toda desapareça e fiquemos sem altura para pescar, pois o funsão ainda é longe, embora se chegue lá com facilidade. Mas com a linha a cair em cima do cabeço e a constante areia a cair leva a que se perca algum material e areie bastante.

Deviam ser umas 6 da manhã e fui me sentar após uma hora de alguma actividade com mais algumas capturas e mesmo estando quente e com pouco sono fechei os olhos e adormeci um pouco...

Como sempre o Guilherme aproveitou para fazer das suas... O Denis gradeiro só quer fazer avarias...


Felizmente o Soares fez uma pesca boa e safou este fim de semana... Durinho, durinho... Mas quem corre por gosto não cansa... Há que procurar a sorte, mas está complicado... No final 10 ao Emanuel, 7 para mim, 1 ao Guilherme...




SERÁ???



Passo a palavra ao Soares...


 A primeira pescaria do ano estava no horizonte ser este sábado e com mais elementos do Gang mas, devido a uma impossibilidade do meu amigo João nº1 fomos os dois na sexta matar o vício numa noitada que prevíamos ser de frio, mas isso é coisa que não assusta, tal é o hábito ;) eh eh eh

Lá arrancamos por volta das três da tarde rumo a um dos nossos spots, que é uma maravilha à ida e um tormento à vinda,… tal é a subida até ao pópó, até nos rimos da situação quando íamos para baixo lembrando que depois de uma noite das nossas (com a atividade total… :join:)aquele trajeto inverso é de deixar um homem de rastos.

Chegados ao spot, um pescador á nossa direita estava a trabalhar bem (vi-o logo a tirar peixe ao passar) como sempre o João montou a artilharia primeiro que eu, lá montei a primeira cana iscada ½ caranguejo que trazia duma sobra da pesca anterior, pescas lá pra dentro e vá de montar a outra cana, o feeling mandou-me colocar também caranguejo embora houvesse mais iscos, pescas a trabalhar, dois dedos de conversa e observando a maré, que descia, o mar bem espumado, o período da vaga era grande fazia levantar uma vaga um pouco longe, teríamos de tentar colocar as pescas se possível lá pra trás senão era tudo varrido no turbilhão.

Vamos ás canas, ver como estavam, ajustar linhas e reparo a minha cana da esquerda estava toda corrida para sul, pensei logo, já cá está um peixito de certeza, recupero a linha solta até que ajusta e,… um peso tramado e uma leves cabeçadas, é grandinho o sacana, trabalho a coisa com calma e jeito (a linha madre era um 0.22 que nem é hábito usar, asso ultrasoft), entretanto olho para o João, estava na cana mais longe do lado oposto mas reparo que está acompanhado, chamo-o, ele não ouve, penso, bem… tenho de safar isto o gajo é pesado, recolho até á aguagem que formava devido á vazia e observo o vulto, a água ajuda a trazer mas assim que fica a seco nem o consigo mexer, vou lá a correr sempre de linha esticada mas não consigo agarrar o peixe, entretanto vem uma onda, recuo e com a ajuda da água puxo-o mais um metro ou dois, a água vai-se e aí vou eu, mão no estralho a arrasto a bicheza pelo cabeço acima (ali a zona era um cabeço com alguma inclinação...) lá vem o João e até o outro pescador que estava a chegar e a falar com ele, as rizadas do costume aquela alegria que sentimos quando nos sai um peixe de calibre e qualidade, eu estava bem feliz da vida, era o meu record na espécie e no geral, era o meu maior peixe em surfcasting.

Saco-lhe o anzol, ajeito a bela metade do caranguejo e … água com ele outra vez (e não é que ainda apanhou uma baila logo de seguida…) bendito caranguejo que cortei na última pescaria do ano, na foz do Lizandro com o amigo Trindade e o Paulo.
 A noite foi correndo de feição, umas bailas depois em dada altura uns sargos já bem compostos, mais umas bailas e um robalote perto da medida mínima mas que comeu em demasia embuxando, tive de lhe enfiar o desembuxador e lá ficou na areia inerte, assim a rede foi enchendo.

 O meu companheiro de aventuras piscatórias não começou fulgurante mas também foi compondo o saco de rede de peixe, eu bem lhe dizia, calma João, isto é como acaba e não como começa.

 Ao longo da noite lá íamos ás sandochas, sumos uma frutinha e de vez em quando um cafezinho quente para animar e aquecer, até tivemos sorte  anoite não teve humidade fruto dum ventinho meio sul que regelava o canastro.
Quando a maré deu a volta, na cheia o peixe rareou e acabou, ainda estivemos mais uma ou duas horitas mas eu queria chegar cedo a casa e arrumamos a tralha por volta das cinco da matinha, uma hora depois estávamos no pópó, estoirados mas felizes com mais uma pescaria concluída, arrancamos até ao café mais próximo para um bolinho e café e,… siga para casa.
 Espero que o Filipe e o Guilherme que vão hoje tenham uma pescaria farta e que o mar esteja um pouco melhor, porque aquela vaga que crescia lá atrás, devido ao período ser longo também nos estragou um pouco a “coisa” aquilo bem podia ter sido memorável.

 Vou tentar colocar umas fotos para lavar as vistas á malta.

 Ah, já esquecia, além das amigas raposas não nos terem chateado, estava luar, o meu primeiro peixe do ano de 2015 pesava, e já em casa, mais de doze horas depois, 4,5 kg e o saldo final da pescaria foram 23 peixes,  13 – 10 ...












À VINDA PARA CASA... A RETALIAÇÃO... O GRADEIRO PARECIA A BELA ADORMECIDA...






A BELA ADORMECIDA





Como sempre o mais importante foi e é ver o grupo unido e feliz, isso para mim vale por tudo. Espero por melhores dias com menos frio e com a praia mais a jeito... Para já é o que temos...
Um abraço a malta e fé que o Inverno ainda agora começou e isto não é como começa mas sim como acaba.


Material:
Canas: Daiwa Sky Caster; Daiwa Sky Caster Hybrid, Daiwa Tournament Caster hybrid (2); Daiwa Prime Caster, Shimano Power Aero Sensitive; Barros Surf Team XT (2); Vega Hellion (2), Yuki Taylor X6; Yuki Maseraty; Byron Xedo
Carretos: Shimano Bull´s eye (5), Shimano Spin Power; Shimano Aero Technium XSC; Shimano Ulterga XSC, Shimano Ultegra XSB(2), Daiwa Tournament Surf Z
Iscos: Casulo, caranguejo, titas, americano, ameijoa branca, choco, coreano, salsicha




Filipe PC, Guilherme, Emanuel, Soares, Joaonumberone

3 comentários:

Pedro Franco disse...

Boas pessoal,
ora ai está mais um ano, que esperamos trazer muitas alegrias, seja na pesca quer na vida.
O ano não podia ter começado de melhor maneira, para o meu vizinho Soares, grade bicharoco, deu ainda uma boa teca de peixe no total, eu cá vou spinnando mas peixe nada!!!!
Aquele abraço e um grande 2015.

André Matos disse...

Isso para os meus lados era uma pescaria de sonho , muito bom mesmo ... bons sargos , bailas que em filetes sao um gosto e o belo do robalao :D Isso aqui era uma pesquinha de nivel mesmo , muito bom malta ! boas varadas e um forte abraço !

Anónimo disse...

Belos peixes amigo. Isso para vocês é fraco, aqui para mim era uma grande pesca. Um abraço Filipe.
David.