Os nossos amigos

quarta-feira, 15 de julho de 2015

(Bóia) Sargo Matateu no meio do Vendaval...

Boas,

Não está a ser fácil arranjar um dia para pescar o dia todo sem ter que fugir devido ao vento... Ano malvado... Com tudo isto resta sempre esperar por uma pequena aberta que seja, mesmo que chamar aberta a rajadas de 30 a 40 km/h seja correcto falar em qualquer aberta, lol...

Mas é o que tenho tido, e como não tenho melhor, vou na mesma até o corpo deixar... Sim porque quem pesca à bóia sabe bem o esforço físico que é pescar horas com uma cana de 6 mt. na mão... É muito duro, as costas e braços sofrem muito...

Olhando para O Windguru vejo 3 dias seguidos com rajadas a chegarem aos 55 km/h e apenas num dos 3 dias, uma pequena aberta matinal, em que as condições eram péssimas, mas não eram impossíveis. Com tudo isto resolvi ir cedinho, e às 5 da manhã já estava em pé a tentar ganhar coragem para ir fazer uns lançamentos... Lá me vesti, fui à cozinha buscar os caranguejos e a camarinha e pus-me a caminho...

Cheguei mesmo ao nascer do dia, e quando saio do carro, bem... Só me apeteceu entrar de novo e regressar ao meu VL( vale dos lençóis)... Já que lá estava era tentar... Chegado ao esporão estavam uns 10 pescadores, a maioria ao buldo, e uns 3 à bóia... Em menos de meia hora, o pessoal do robalo foi para casa, e ficámos os da bóia, com mais uns 2/3 que chegaram entretanto... Meia dúzia de malucos para a ventania que estava... Nem virar ao contrário conseguia e para terem noção, só de andar com a cana na mão montada, já me obrigava a fazer muita força... Senão ia tudo pelo ar...

Restava pescar a Sul, de costas para o forte vento, e tentar dar com algum peixito... Onde eu parei nem tocavam no isco e na 1ª hora, julgo não ter visto sair nem um peixe... A actividade era muito fraca, e só já com o sol a espreitar ao longe vi sair um bom sargo mais a frente... E nem mais nada... Quase todos se foram embora, e ficámos 4 à bóia para tanto espaço...

Fui saltando de pedra em pedra sempre à procura de algum perdido, mas não estava fácil, e a certa altura, resolvi testar fazer uma coisa que já me deu muito bons resultados, com grandes capturas... Usar dois caranguejos juntos em cima um do outro...

Lancei para fora da zona rochosa e fui recolhendo com calma até chegar perto delas, e sendo a escoa fraca para o dia, não era difícil segurar a bóia na zona pretendida, o díficil era dar com peixe, com águas transparentes e um vento daqueles... A bóia foi levando pequenos toques e fui deixando ir, e quando afundou ligeiramente fiz a ferragem, dum peixe, muito muito lutador, que me pregou a bóia no fundo uns segundos, uma safia de bom porte, que tinha muita força, e me deu um grande gozo... Além do mais estava desgradado lololol. Com o dia que estava era o que se queira...

Continuei na mesma pedra, mas não tornei a sentir nada, e com o vento muito inconstante pensei em desistir várias vezes... Mas fui me aguentando mais porque curiosamente, sempre que eu ia desarmar a cana, lá sentia um toque e a fé era renovada...

Já perto das 10 horas um dos colegas tirou um bom sargo e lá está um gajo anima, acredita... Olhava para todos os cantos e em nenhum me apetecia pescar, nada me parecia bom para fazer uns peixes... E parei para comer uma sandes, enquanto fui falando com o pessoal, e ia os vendo pescar...

Anzol atrás de anzol, já me estava a passar e a ficar saturado, quando vi a maré ao bico muito baixa e a fazer uma escoa muito mais aceitável e lá resolvi ir tentar por lá... Aproveitando o vento meti a bóia numa zona por detrás dumas rochas que estavam algo longe e assim que estabilizei a bóia, ela começou a andar, andar... de ladex... E dei-lhe a ferragem, e percebi logo ser um bom peixe... Que após uns segundos de luta desferrou... a bóia parecia uma mola, deu um salto que só parou outro lado... Fiquei a olhar para o céu, e a rir, enfim... Um gajo ali a sofrer, já mal aguentava as costas...

No meio disto, percebi, em meia dúzia de lances que o peixe finalmente tinha saído dos buracos e a actividade era alguma... Resolvi então experimentar os ralos... E a cada lançamento lá vinha a "rataria" e apanhei uns 3 alcorrazes e uns 2 sargos que devolvi...

Olhei para a garrafa e os meus 30 ralos já só eram uns 10... Num ápice eles mamavam tudo e o ceio da linha com tanto vento estava a dificultar-me muito a ferragem... A maré cada vez mais baixa, fez-me descer e pescar bem lá abaixo, de forma a estar com menos linha a levar com vento e mais perto podia agir mais rápido... E em 3 lançamentos fiz 2 sargos seguidos jeitosos... menos mal... Os ralos esses foram...



Restava a camarinha e o caranguejo... Na camarinha nem toquei, pois a "rataria" estava presente e seria um desperdício... Fica para dias com menos peixe míudo... E olhei para o balde e ainda tinha uns 20/30 caranguejos, e pensei... Têm que me dar um peixe grande, um de vocês tem que me recompensar por o que estou aqui a sofrer com o vento... E juntamente com o companheiro do lado, que foi um porreiraço e ainda me foi safar a minha bóia pois perdi outro peixe bom, que desferrou e fiquei a falar sozinho a dizer uns valentes palavrões e nem liguei ao multifilar, coisa que tenho sempre atenção e ele enleou ali numa rocha cheia de mexilhão...

Logo de seguida ele tirou um sargo já engraçado( ainda bem, mereceu)... e com os caranguejos a desaparecerem eu resolvi ir até ao fim... Num dos lançamentos, resolvi pôr a bóia quase aos pés, junto a umas rochas carregadas de mexilhão que entretanto se começavam a ver... E a bóia foi trabalhando e a certa altura, ao dar-lhe uns toques para a ir sentindo solta, ela... pareceu presa, e naquele raciocínio por vezes irracional, lembro-me que pensei " está presa, acabou não empato mais nenhum anzol..." e dou-lhe o puxão, e quando dou o segundo, a pedra mexeu-se... E lá bem no fundo, deu cabeçadas e correu para a direita, a zona rochosa... e sorri... E só pensei em o trazer com calma, e não o deixando ir a pedra... Já perto de mim, ele tentou afundar, mas resolvi arriscar, e o 0,21mm portou-se bem e catapultei-o ao peito...  A cana que me tem surpreendido muito ao longo dos meses pois sinceramente de inicio parecia menos potente, tem me dado muitas alegrias pois é leve, muito rápida e para zonas como os esporões da Caparica dá e sobra. Bela Frenetika.

Sargo no saco de sarapilheira, pesca feita, que belo peixe, gordo e lindo... E claro com aqueles dentes horríveis que eles têm... Desarmei a cana, as minhas costas agradeceram, e fui beber um café, antes de rumar a casa...

Só de o cheirar, vim mais uma vez outro para casa... Sou parte dele e ele é parte de mim...





Até breve, podem ter a certeza que sim...

Material:
Cana: Vega Frenetika 6 MT.
Carreto: Shimano Twin Power FB 5000
Linhas: Vega Potenza ST; Máxima 100% fluorocarbono; Asso Fluorocasting
Iscos: Caranguejo rijo; Ralos; Camarinha


Filipepc

2 comentários:

Anónimo disse...

Belos sargos amigo. Sempre em grande. Parabéns. João.

Pedro Franco disse...

Apesar do vento e das condições adversas ainda conseguiste uns belos sargos.
Parabéns!!!
Abraços e continuação de bons lances pois melhores dias virão.