Os nossos amigos

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

( Jigging ) Entre slow pitch e vinis.....


Boas Pessoal....



Pelos vistos este ano, anda complicado os pungos encostarem. As redes são muitas ao longo da costa, e apesar de não apanharem nenhum pungo por causa da malha fina que usam. A verdade é que mesmo que o peixe tente encostar, ele esbarra nas redes e afasta-se para outros lados.

Nem conseguimos fazer trolling por causa das redes, nem eles apanham nada. Ou seja ninguém fica a ganhar!!!...Enfim....

Por essas razões, tenho investido bastante tempo ao jigging e quando posso com vinis...e com bons resultados. Sempre em slow pitch e long fall em jigging....

Ainda me lembro aqui, de quando olhavam para mim e parecia chinês o que eu lhes dizia, quando me perguntavam sobre o meu material, ou o que eu pensava sobre as novas técnicas desenvolvidas por dois grandes senhores de jigging, e as potencialidades que elas têm sobre os peixes que vivem no fundo. Que aplicando essas técnicas, temos um novo leque de opções nesta arte de pesca que é o jigging.

Posso dizer que até em relação aos vinis não acreditavam muito, que fosse possível tirar tanto peixe, principalmente, peixe que até hoje só tinham tirado a pescar ao fundo com sardinha. Talvez eles pensassem que eu o " turista " que vinha de Portugal não percebia nada de pesca....que aqui em África é tudo diferente de Portugal....e até têm razão.....mas só os peixes....os daqui são mais brutos...hahaha...mas apenas isso. Tirando isso, só existe uma regra comum a todos os peixes do mundo....assim que nascem...têm que comer...:-)

O nosso trabalho é apenas um na pesca.....descobrir o que querem comer e como é que gostam de ser servidos...

Como eu disse no inicio deste relato, ao trolling a meu ver não vale apena enquanto não levantarem mais redes, permitindo a entrada dos pungos. Mas pelos vistos devo ser só eu que sou maluco e acredito nisso, pois tem ido malta ao trolling.... mas não têm apanhado nada..:-)

Eu nunca acreditei na sorte, mas que ela acontece 2 ou 3 vezes ao ano acontece...hahaha..mas eu prefiro contar sempre com a lógica dos factos, no que vejo e no meu conhecimento sobre as espécies....a sorte...essa...nunca penso nela..:-)....quando acontecer até agradeço...hehehe

Enquanto a malta andou a perder tempo ao trolling, eu passei 3 dias seguidos a malhar nas garoupas...hehehe

Entre elas duas espécies, a Morianga e a Garoupa malha branca. A malha branca, foi a primeira vez que apanhei...dão menos luta mas são mais vorazes que a morianga.

No primeiro dia tirei duas ao vinil...o que despertou logo interesse por parte dos críticos em relação ao que o turista lhes tinha dito..:-)


No segundo dia, voltei a tirar mais duas parecidas com as do primeiro dia mas ao jigging, pois a corrente não me permitia pescar com vinis....ambas em slow pitch...assim que cheguei ao porto e viram....a desconfiança começava a desvanecer e as perguntas surgiam...


No terceiro dia, fui obrigado a fundear para conseguir pescar bem em slow pitch. Mas consegui capturar 3 moriangas e 2 garoupas malha. A ver se para a próxima vez tiro uma foto com as duas ao lado para verem a diferença entre elas. A garoupa malha branca para mim, quase que parece um badejo, não aqueles que temos em Portugal, mas sim aqueles que se apanham nos Açores, Madeira e no mediterrâneo. Tem o focinho afunilado e a barbatana da cauda é direita.


Depois de ter apanhado as garoupas, parei nos 30 metros para apanhar uns peixitos para oferecer. Prometido é devido...hehe..com um simples aparelho de penas...os parguetes e outros peixes não resistem..hehehe.

Depois disto, foi só ir para o porto......quando cheguei e descarreguei o peixe, acabaram-se as duvidas que existiam desde o inicio sobre esta arte de pesca. Pois como lhes tinha dito uma vez, eles não tiravam estas garoupas, pela simples razão que elas não atacam os jigs rápidos, mas sim aqueles indicados para slow pitch.

Agora já me perguntam sobre carretos, jigs, canas, linhas....enfim!!...alguns precisam mesmo de ver peixe para acreditar...:-) Por um lado não os posso criticar, pois ao contrário do resto do mundo, as nossas marcas de pesca Portuguesa continuam adormecidas, e nem sequer os jigs indicados para esta pesca existem!!!....surreal!!....Só posso concluir que uns nasceram e trabalham para serem lideres de mercado e no topo da pesca....os outros.......apenas os seguem, apesar de neste caso, nem isso!!


                          Um grande abraço e até breve

                                        Luís Malabar

3 comentários:

Os Pescas disse...

Belo relato gostei muito. Sempre a inovar, é assim mesmo. Venham mais e maiores.

Os Pescas disse...

Obrigado meu amigo :-) pelos vistos foste o único. .hahahah

Grande abraço

Luís Malabar

José Pedro Cruz disse...

Grande Malabar, a inovar, mas sempre a malhar neles!
Já tenho em casa os jigs que me aconselhaste listadinhos de um lado e holográficos do outro... vão a banhos na próxima semana já, depois digo-te como correu Amigo!
Gosto do conceito de slow pitch... o speed jigging já me arreia rápido. Ahahahah!
Abraço amigo!