Os nossos amigos

terça-feira, 24 de outubro de 2017

UM PEIXE, UMA BATALHA, UM TROFÉU!!!

Boas a todos.

Já há alguns tempos que não colocava em palavras as pescarias que tenho feito. Não que tenha deixado de ir à pesca mas acima de tudo pela pouca paciencia, tempo e falta de vontade em escrever, tudo coisas que não sabemos porque mas que são assim mesmo. Felizmente continuamos a partilhar relatos de pescarias e aventuras, do gang e do rapa fundos angolano.
Com a entrada do mês de setembro e com uma ondulação forte a entrar, desafiei os membros do gang a irmos a um pesqueiro que começa a dar o ar da sua graça de meio de setembro para a frente. Mesmo sabendo que ainda era cedo, eu queria mesmo ir e já não fazia uma noitada longa de surfcasting à bastante tempo.
O Santos disse logo que ia comigo. Marcamos local e hora da batalha e tratámos da logística toda.



Chegámos ao pesqueiro, carregados de quase todos os tipos de isco possíveis (nunca se sabe o que eles comem), e o mar estava mesmo mexido como as previsões apontavam, a praia apresentava boas condições mesmo com a maré quase vazia, e só faltava saber se o inimigo numero 1 estava presente. O LIMO!!!! Disse logo ao santos que nas ondas que levantavam não se via nada, e enquanto montava o material, fiquei com atenção num pescador que lá estava para que quando recolhesse ver se trazia limo. Mas nada, e assim foi nesse aspecto tivemos sorte.
E digo sorte nesse aspecto, porque noutro não tivemos tanto. Eu sabia que aguagem era muito forte para pescar ali, 14. As pescas mal se conseguiam segurar, a chumbada levantava muitas vezes e só quando começou a meter mais água no pesqueiro é que a coisa acalmou.
O peixe esse estava sumido. Já tinha experimentado todo o tipo de iscos e iam e vinham da mesma maneira.
Experimentei pescar perto, pescar longe, iscadas maiores, iscadas menores, estralho curto/comprido, etc. Até que já perto da viragem, resolvi subir o estralho para mais ou menos metro e meio acima da chumbada. Montagem esta que já fez diferença em muitas ocasiões. Isco uma americana e estico bem no lançamento.

Nem 5 minutos durou e já tinha a cana a bater. Agarro na cana e vai de trabalhar com calma pois a escoa era gigante e o mar de enchios não ajudava nada. Senti umas valentes cabeçadas e um bom peso, pensei logo que devia ser um bom sargo. E foi mesmo já a seco vi logo que era um sargo de kilo.



Lanço novamente e aviso o Santos, que tinha sido com o “estralho ao alto”. Vou fazer o mesmo à outra cana, subir o estralho e meto uma tita.
Sento-me na cadeira e a cana bate logo, corro para a mesma e mais um sargo este mais pequeno com o outro mas deu para alegrar.
Pensei que tinha sido a solução e que o peixe ia começar a sair com os estralhos subidos.
Mas foi pura ilusão, pois nem mais um sargo saiu.
Já passava uma hora desde aquele mini momento de actividade quando vejo a ponteira da BlackStar dobrar completamente e vir atrás, começo a ir para a cana, e subitamente a cana volta a dobrar toda que quase saltava do espeto!!!

Corri com toda a velocidade para a cana e deito-lhe a mão, a pressão era imensa, mas lá consegui tirá-la do espeto. O carreto esse amigos era musica para os meus ouvidos: ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ, e não parava, ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ. Por mais que eu goste desta musica tinha de lhe carregar no stop. Ehehheh
Chamo logo o Santos para o meu lado e digo-lhe que tinha ali um peixe gigante. Mas mal conseguia recolher. Sabia que se queria tirar o peixe, tinha de ter muita calma pois sabia que estava pescar com 0.20 no carreto. Embora saiba que linha da Cinnetic, a Skyline Red, já me deu muitas razões para acreditar na capacidade dela, sabia que não podia vacilar.
A certa altura o peixe alapou no fundo e quando o conseguia levantar, voltava a dar mais uma corrida.ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Mas a pouco e pouco foi-se aproximando, muito também com a ajuda do mar. Mas o mesmo mar que me ajudou a trazê-la para perto de mim, era aquele mar que não me deixava sequer ver a cor do peixe. Já tinha andado uns 100 metros pela praia, os braços já estavam a sentir o esforço, e já devia ir com uns 10 min de luta. Por trás da escoa eu sentia o peixe a ir e a vir, mas nunca passava o buraco. Até que o mar acalmou um bocado e deixou-me aproximar da rebentação e fazer mais um pouco de pressão sobre o bicho, e quando voltam a vir as ondas lá a consegui fazer subir o buraco, mas não foi à primeira que lhe conseguimos meter a mão, voltou a ir para baixo, a sorte é que veio logo outra onda que a trouxe mais aos nossos pés, já com o nó do chicote dentro da bobine, travei a bobine com a mão e não a deixei ir mais, o Santos, sempre ao meu lado e me ajudou a manter a calma e foi sempre controlando o mar e as linhas das outras canas, correu ao peixe e deitou-lhe a mão. Estava feito, uma grande corvina de 10.500kg que me deu uma adrenalina gigante e um prazer enorme ao tirar este peixe, ao pescar tão fino com umas escoas gigantes.
Voltámos para o acampamento e sentei-me de rastos a contemplar o troféu. Uma satisfação enorme!!!
Sabemos que por esta altura elas passam ali, mas embora preparados para a luta nunca estamos à espera que nos apareça um bicho destes no lado de lá do anzol.




A pesca continuou, e mais nada saiu. Eu abrandei muito o ritmo de pesca pois o tinha um sentimento de satisfação e de dever cumprido. O Santos batalhou até ao ultimo lançamento, impressionante a energia deste amigo, mas o peixe não quis nada com ele naquela noite.
À hora de ir embora tive de fazer duas viagens até ao carro. Uma com o peixe outra com o resto do material.





Santos muito obrigado pela companhia. Para a próxima carregamos os dois!

Grande abraço e até à próxima

Guilherme e Santos


Material usado:
CANA: Daiwa SkyCaster II; Cinnetic BlackStar ST (2); Cinnetic RayCast; Vega Elite
CARRETOS: Shimano BullsEye XT (2) Shimano BullsEye (2) Daiwa SaltigaSurf
Linhas carreto: Cinnetic Skyline Inferno 0,20
Estralhos: Sufix 100%Fluorcarbono
Iscos: Casulo, Lingueirão, cavala, carangueijo, tita, americano



Sem comentários: