Os nossos amigos

quinta-feira, 26 de abril de 2018

(PRONTO) O ROBALO GLUTÃO

Boas a todos.

Queria ir à pesca mas não sabia onde. A ideia era fazer um surfcasting mas não era para ser uma jornada muito longa. Perguntei ao gang para saber se alguém queria vir. Mas ninguém podia vir. O único que ia à pesca era o Nuno, mas já tinha combinado com um amigo.
O Filipe deu-me a dica que andavam a sair uns robalos num pesqueiro relativamente perto para poder fazer uma jornada rápida ao surfcasting. E assim foi.
Nesta altura do ano uma das melhores iscas para pescar por ali é a sardinha e a cavala. Isco relativamente fácil de arranjar, bastou-me ir ao supermercado e comprar umas 3 sardinhas e 2 cavalas. Para o tempo de pesca que ia fazer chegava e sobrava.



A ideia era pescar na altura da maré vazia pois o pesqueiro é bastaste espraiado e de maré cheia tem muito pouca fundura.

Cheguei lá e não havia ninguém na praia e ao caminhar reparei num belo agueiro/canal que se formava a meio da praia com uma ligeira curvatura. Fiquei logo por aí.
Montei o material e vai chumbo lá para dentro, com uma bela iscada de meia sardinha num 3/0.
Nestas pescas em que vou sózinho, enquanto espero pela ponteira dar um sinal, gosto muito da tranquilidade e fico a observar a noite e o mar. É bastante gratificante.
Já ia com uma hora e meia de enchente e o tempo de pesca começava a escassear, até porque as pescas já começavam a correr bastante. A actividade era zero e apenas tinha de ter trocado de iscada 2 vezes mais pelo desgaste da mesma pois peixe nada. Mas muito sinceramente prefiro assim pois tenho a certeza que a isca está sempre lá para quando vier um peixe decente.


Nisto a ponteira da cana alivia, mas verga novamente e não volta a folgar. Ao ver aquilo fiquei intrigado e fui observar. A linha estava corrida, mas para o lado oposto a corrente. Hmm, tem lá peixe pensei logo. Ao recolher o peixe pouca luta dava, apenas sentia peso. Quando chega à beira dá é que vejo a cor daquela bola. Sim parecia uma bola. O robalo tinha uma pança mais parecia um achigã.
Ainda fiz mais uma hora de pesca, mas já era tarde e tinha de ir dormir.
Já foi bom trazer um robalo para os filhotes.



No dia seguinte ao arranjar o robalo no bucho trazia 2 sardinhas, mais uma espinha doutra já em decomposta, uns 4 ou 5 pilados, e o glutão ainda tinha apetite para mais uma iscada de meia sardinha, haja fartura...




Grande abraço e até breve

Guilherme

Material
CANA: Daiwa Skycaster II
CARRETO: Shimano BullsEye XT
LINHA: Cinnetic Skyline 0.20
ESTRALHOS: Sufix 100%Fluorcabono
ANZOL: Hayabusa FKS 3/0
ISCOS: Sardinha e Cavala

Sem comentários: